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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:    

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Quanto mais o Sapiens caminha no tempo, mais e mais vai tendo a demanda por criar conhecimentos e sabedorias mais complexas.
  2. O conhecimento e a sabedoria vão se tornando cada vez mais complexos em função do aumento populacional.
  3. Mais e mais temos a necessidade de escolher e quanto mais escolhas temos, mais precisamos ter uma sabedoria mais forte.
  4. A Descentralização Progressiva implica OBRIGATORIAMENTE na Originalização Progressiva.
  5. Porém, quanto mais vamos descentralizando a sociedade, mais e mais a sabedoria vai sendo mais e mais necessária.
  6. A Sabedoria é o conhecimento com o propósito da felicidade.
  7. A Sabedoria se utiliza do conhecimento para se ter uma vida mais significativa e saudável.
  8. Sabedoria é o conhecimento com temperos de felicidade.
  9. Não se pode confundir uma pessoa sábia com uma pessoa estudiosa.
  10. Temos como desdobramento da Descentralização Progressiva a demanda pela Sabedoria Progressiva.
  11. De tempos em tempos, somos OBRIGADOS a promover Renascenças Civilizacionais para que possamos passar de uma sociedade menos para uma mais descentralizada.
  12. Tecnoespécies – seja o Sapiens ou outra que exista no universo – tenderão sempre a aumentar mais e mais a população e precisarão descentralizar o poder.
  13. A Descentralização Progressiva não é uma ideologia, uma proposta política, um desejo deste ou daquele pesquisador, mas um padrão do Sapiens.
  14. A única forma sustentável de lidar com mais complexidade é permitir que o Sapiens participe mais das operações e das decisões na sociedade.
  15. Assim, uma das principais descobertas do estudo da Bimodais é de que o Sapiens sempre vai, no longo prazo, descentralizar o poder da sociedade.
  16. Sem colocarmos as teorias de Marshall McLuhan no epicentro da análise sobre o digital, fica IMPOSSÍVEL entender o futuro.
  17. A partir de McLuhan, temos um recomeço das reflexões sobre a sociedade humana.
  18. Temos, a partir de McLuhan, um campo completamente novo e inexplorado para repensar a sociedade humana.
  19. McLuhan, do ponto de vista de rupturas científicas da forma como pensamos o Sapiens, se aproxima de Charles Darwin (1809-82).
  20. “Mudou a mídia, mudou a sociedade” é uma espécie de senha para se pensar a jornada humana de uma forma COMPLETAMENTE diferente.

Vamos ao Artigo:

Mudou a mídia, mudou a sociedade.McLuhan.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Quando Marshall McLuhan (1911-80) e seus pesquisadores parceiros lançaram a famosa frase “mudou a mídia, mudou a sociedade”, estávamos entrando em uma nova etapa da compreensão do Sapiens.

McLuhan, que era mais um fenomenólogo e não também um ambientólogo, não se deu conta que estava inaugurando os primeiros passos da Ciência Social 2.0.

“Mudou a mídia, mudou a sociedade” é uma espécie de senha para se pensar a jornada humana de uma forma COMPLETAMENTE diferente.

McLuhan, do ponto de vista de rupturas científicas da forma como pensamos o Sapiens, se aproxima de Charles Darwin (1809-82).

Temos, a partir de McLuhan, um campo completamente novo e inexplorado para repensar a sociedade humana.

A partir de McLuhan, temos um recomeço das reflexões sobre a sociedade humana.

Ainda mais agora, quando a chegada da Internet confirma justamente o que McLuhan previu: uma nova mídia, muda completamente a sociedade.

Fato é que:

Sem colocarmos as teorias de Marshall McLuhan no epicentro da análise sobre o digital, fica IMPOSSÍVEL entender o futuro.

Tudo que fazemos aqui na Bimodais é um desdobramento deste ponto de partida sugerido por McLuhan.

A partir desse Núcleo Duro Canadense, que inaugura a Ciência Social 2.0, identificamos as seguintes macrotendências do Sapiens:

  • O Espiral Civilizacional Progressivo – que envolve mídias, demografia e novos macro modelos de sobrevivência;
  • Sempre na direção da Descentralização Progressiva, como a única forma sustentável de lidar melhor com o aumento contínuo da Complexidade Demográfica.

Assim, uma das principais descobertas do estudo da Bimodais é de que o Sapiens sempre vai, no longo prazo, descentralizar o poder da sociedade.

A única forma sustentável de lidar com mais complexidade é permitir que o Sapiens participe mais das operações e das decisões na sociedade.

A Descentralização Progressiva não é uma ideologia, uma proposta política, um desejo deste ou daquele pesquisador, mas um padrão do Sapiens.

Tecnoespécies – seja o Sapiens ou outra que exista no universo – tenderão sempre a aumentar mais e mais a população e precisarão descentralizar o poder.

A Descentralização Progressiva, entretanto, gera uma demanda cíclica por revisões Paradigmáticas.

O que temos de novidade no artigo?

De tempos em tempos, somos OBRIGADOS a promover Renascenças Civilizacionais para que possamos passar de uma sociedade menos para uma mais descentralizada.

Mais ainda.

Temos como desdobramento da Descentralização Progressiva a demanda pela Sabedoria Progressiva.

Comecemos por definir sabedoria, um conceito meio confundido com conhecimento, sábio é aquele que conhece muito e isso não é adequado.

Veja uma das definições:

“Grande instrução; ciência, erudição, saber.”

Não se pode confundir uma pessoa sábia com uma pessoa estudiosa.

Poeticamente podemos dizer que:

Sabedoria é o conhecimento com temperos de felicidade.

De forma mais científica, podemos dizer que:

A Sabedoria se utiliza do conhecimento para se ter uma vida mais significativa e saudável.

A Sabedoria é o conhecimento com o propósito da felicidade.

Existe, inclusive, duas sabedorias:

  • A Sabedoria estudiosa – que parte das sugestões dos Cientistas da Sabedoria do passado;
  • A Sabedoria intuitiva – que parte da experiência de vida de cada pessoa.

Porém, quanto mais vamos descentralizando a sociedade, mais e mais a sabedoria vai sendo mais e mais necessária.

A Descentralização Progressiva implica OBRIGATORIAMENTE na Originalização Progressiva.

(Outra novidade deste artigo.)

E a Originalização Progressiva tem como demanda a Sabedoria Progressiva.

Mais e mais temos a necessidade de escolher e quanto mais escolhas temos, mais precisamos ter uma sabedoria mais forte.

A Sabedoria, da mesma forma que o conhecimento, não é fixa, mas progressiva.

O conhecimento e a sabedoria vão se tornando cada vez mais complexos em função do aumento populacional.

Quanto mais o Sapiens caminha no tempo, mais e mais vai tendo a demanda por criar conhecimentos e sabedorias mais complexas.

Foquemos no problema da Sabedoria Progressiva.

Um dos resultados do longo estudo da Bimodais sobre as Revoluções Midiáticas Civilizacionais é o seguinte:

  • Elas ocorrem de forma recorrente para que possamos criar sociedades mais complexas;
  • Sociedades mais complexas, no longo prazo, criam a demanda por Sapiens mais originalizados e participativos;
  • Sapiens mais originalizados e participativos, precisam de uma base de conhecimento e sabedoria cada vez mais forte.

Assim, a Jornada Humana é feita de ciclos civilizacionais que, de quando em quando, demandam um upgrade na qualidade da sabedoria que precisamos ter.

Eis as regras:

 

  • Quanto mais gente no planeta, mais e mais precisamos participar dos processos;
  • E quanto mais precisamos participar dos processos, maior será as nossas escolhas;
  • E quanto mais escolhas, mais e mais precisamos de uma sabedoria melhor e mais forte.

No momento seguinte das Revoluções Civilizacionais, temos Renascenças, que tem a função sistêmica de dar um upgrade nos nossos paradigmas.

Por isso, uma das grandes demandas que temos hoje é a criação e consolidação da Ciência da Sabedoria, que tem como missão:

  • Revisar as sugestões de sabedorias do passado;
  • Organizá-las nos diferentes campos de atuação (sabedoria diante da saúde, da morte, das relações, no trabalho, entre outras);
  • E criar novas sugestões mais adaptadas aos novos cenários.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

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