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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

 

Síntese do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. McLuhan sugeriu uma modificação no Motor da História ao defender uma mudança disruptiva no papel das mídias na jornada humana.
  2. Toda a Escola de Pensamento começa quando um pensador fundador reanalisa um determinado fenômeno e sugere uma nova resposta para uma questão essencial sobre ele.
  3. Não houve por parte de McLuhan e nem de Pierre Lévy a preocupação de abordar as questões das outras três áreas científicas: Ambientologia, Epistemologia e Impactologia.
  4. A Essência Primária de Toronto (“mudou a mídia, mudou a sociedade”) não impacta apenas nos estudos da comunicação, mas é algo mais amplo que afeta o epicentro da Ciência Social.
  5. Se um conceituador questionar a Essência Primária, teremos o surgimento de uma nova Escola de Pensamento, que deixa de ser um braço e passa a ter uma vida própria.
  6. Na Impactologia, por exemplo, a afirmação de que “Mudou a mídia, mudou a sociedade” se tira o estudo das mídias da comunicação e se passou a conversa para a Ciência Social.
  7. Quando a Bimodais se diz um braço da Escola de Toronto, não se considera mais uma Escola de Comunicação, mas da Ciência Social.
  8. Uma das críticas construtivas que temos sobre os estudos canadenses é de que eles foram extremamente Fenomenológicos, mas não Impactológicos.
  9. A Bimodais que já se definiu como uma Escola de Futurismo Competitivo e depois defensora da Ciência da Inovação, hoje pode dizer que se dedica a Ciência Social.
  10. A Bimodais – que não deixa de ser um braço de Toronto – desenvolve hoje a Ciência Social 2.0, que incorpora as ideias de Marshall McLuhan e as sofistica.

Vamos ao Artigo:

“Mudou a mídia, mudou a sociedade.”McLuhan.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

O artigo de hoje visa refletir sobre a Nona Imersão dos Bimodais.

Aqui, estaremos aprofundando a conversa sobre a  Ambientologia dos estudos da Bimodais.

Temos no estudo de qualquer fenômeno, as cinco áreas das Escolhas Estruturais de qualquer estudo científico, que precisam ser cada vez mais conscientes:

  • Fenomenologia – as escolhas que são feitas para o estudo do Fenômeno em si;
  • Ambientologia – as escolhas que são feitas para definir como será desenvolvido o estudo, que terão consequência nos seus resultados;
  • Epistemologia – as escolhas das ferramentas conceituais para o estudo do fenômeno;
  • Impactologia – os impactos que o estudo do fenômeno acaba tendo nas diferentes ciências;
  • Metaepistemologia – quando se resolve alterar as cinco áreas das Escolhas Estruturais.

Uma Escola de Pensamento terá uma visão mais completa quando refletir sobre as quatro áreas das escolhas estruturais, pois tornará estas decisões cada vez mais conscientes.

A Bimodais é um braço da Escola de Pensamento de Toronto.

A Escola de Pensamento de Toronto tem um Conceituador Fundador, que é Marshall McLuhan (1911-80).

McLuhan sugeriu uma modificação no Motor da História ao defender uma mudança disruptiva no papel das mídias na jornada humana. 

Mudou a mídia, mudou a sociedade é a Essência Primária da Escola de Toronto.

Na sequência de McLuhan, Pierre Lévy, foi mais além, ao defender, dentro da mesma Essência Primária, a ideia de que “Mudou a mídia, mudou a civilização”.

Escolas de Pensamento são criadas, a partir de Essências Primárias, que Emri Lakatos (1922-74) denominou de Núcleos Duros.

Toda a Escola de Pensamento começa quando um pensador fundador reanalisa um determinado fenômeno e sugere uma nova resposta para uma questão essencial sobre ele. 

É o que acontece em vários campos das Ciências Sociais, tais como na Psicologia, que temos diversas abordagens, tais como a Freudiana, a Lacaniana e a Junguiana.

A partir do início da nova Escola de Pensamento, diversos braços são criados, que, a partir da Essência Primária, passam a melhorar o estudo daquele fenômeno.

Enquanto os conceituadores que vêm depois aceitarem a Essência Primária do Conceituador Fundador serão apenas braços que vão sendo criados.

Se um conceituador questionar a Essência Primária, teremos o surgimento de uma nova Escola de Pensamento, que deixa de ser um braço e passa a ter uma vida própria. 

Todo estudo científico, seja sobre que fenômeno for, se inicia com as reflexões sobre Essência Primária do Fenômeno na Fenomenologia, que procura determinar:

  • O que ele é e o que não é?
  • Qual é a sua função?
  • Quais são as recorrências históricas?
  • Quais são as forças envolvidas?
  • Quais são as causas e consequências de suas recorrências (fator detonante e consequente)?
  • Qual a melhor forma de lidar com ele (fator atuante)?
  • Como proceder a revisão em toda a cadeia de reflexão sobre o fenômeno?

A Escola de Toronto se dedicou à Fenomenologia das Mídias e se limitou a isso.

Não houve por parte de McLuhan e nem de Pierre Lévy a preocupação de abordar as questões das outras três áreas científicas: Ambientologia, Epistemologia e Impactologia.

Na Impactologia, por exemplo, a afirmação de que “Mudou a mídia, mudou a sociedade” se tira o estudo das mídias da comunicação e se passou a conversa para a Ciência Social.

A partir disso, podemos dizer que:

Quando a Bimodais se diz um braço da Escola de Toronto, não se considera mais uma Escola de Comunicação, mas da Ciência Social.

Ao nos definirmos como uma Escola de Pensamento que estuda a Ciência Social, percebemos que a Essência Primária “mudou a mídia, mudou a sociedade” tem um impacto no Motor da História.

A Essência Primária de Toronto (“mudou a mídia, mudou a sociedade”) não impacta apenas nos estudos da comunicação, mas é algo mais amplo que afeta o epicentro da Ciência Social.

Uma das críticas construtivas que temos sobre os estudos canadenses é de que eles foram extremamente Fenomenológicos, mas não Impactológicos.

A Bimodais que já se definiu como uma Escola de Futurismo Competitivo e depois defensora da Ciência da Inovação, hoje pode dizer que se dedica a Ciência Social.

Mais ainda.

A Bimodais – que não deixa de ser um braço de Toronto – desenvolve hoje a Ciência Social 2.0, que incorpora as ideias de Marshall McLuhan e as sofistica.

Na Fenomenologia da Bimodais, colocamos as mídias como o Fator Detonante das Revoluções Civilizacionais, como sugere Pierre Lévy, mas fomos além ao identificar as seguintes características:

  • A demografia como Fator Causante das Revoluções Civilizacionais;
  • Os novos modelos de cooperação humana como fator consequente das Revoluções Civilizacionais;
  • A inovação como Fator Permanente de uma Tecnoespécie como o Sapiens.

Na Ambientologia da Bimodais, temos o seguinte:

  • Optamos por ser uma escola autônoma e independente que é bancada pelos próprios participantes;
  • Mantemos um modelo de atividade diária para manter os participantes diariamente ligados nos conceitos da escola;
  • Descartamos a ideia de aulas regulares, diplomas;
  • Passamos, a partir da nona imersão, a produzir ebooks e publicá-los na Amazon, além da produção diária de posts no blogs e áudios;
  • E a restrição agora de áudios para o público externo.

Na Epistemologia da Bimodais, temos o seguinte:

  • As reflexões sobre Escolas de Pensamento no geral;
  • As reflexões sobre a Escola de Toronto, nossa referência principal;
  • As reflexões sobre a própria Bimodais e suas escolhas Fenomenológicas (fatores causante, consequente, atuante e permanente).

Na Impactologia da Bimodais, temos o seguinte:

  • O descarte do epicentro da Ciência da Inovação;
  • A escolha pela Ciência Social como o norte;
  • A inovação, que passa a ser considerada Fator Permanente do Sapiens. 

Na Metaepistemologia Bimodais, temos o seguinte como referências:

  • A Fenomenologia – reflexões e escolhas sobre o fenômeno;
  • A Ambientologia – escolhas sobre o ambiente para o estudo do fenômeno;
  • A Impactologia – as escolhas sobre o campo científico;
  • A Epistemologia – as escolhas das ferramentas conceituais utilizadas.

Para fechar.

Epistemologia:

Uma Escola de Pensamento é diferente de uma Universidade, vejamos:

  • Uma disciplina dentro de uma Universidade não parte de uma Essência Primária sobre um determinado fenômeno, mas apresenta, de forma mais ou menos clara, as diferentes abordagens;
  • O braço de uma Escola de Pensamento se preocupa mais em disseminar a sua Narrativa Conceitual, que parte de uma Essência Primária e pode até apresentar outras abordagens, mas sempre no sentido de reforçar a sua própria.

Ambientologia:

Um braço de uma Escola de Pensamento pode ter diferentes tipos de atividade:

  • Um braço de uma Escola de Pensamento sem atividades constantes, apenas pontuais;
  • Um braço de uma Escola de Pensamento com atividades constantes e não pontuais.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

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