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O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Um Conceituador tem, assim, uma atividade parecida com a de um médico. Ele não muda sua opinião só porque um cliente não gostou dele.
  2. Um Conceituador tem como missão na sociedade criar Narrativas Conceituais, que se aproximem dos fatos por mais que as pessoas não queiram saber deles.
  3. Boa parte da confusão que temos no mercado hoje sobre o novo Mundo Digital, se deve ao uso de técnicas de marketing de Produtos Tangíveis dentro do Mercado de Conceitos.
  4. Paradigmas Estruturais estão armazenados em lugares inacessíveis da Mente 1, a mais armazenadora.
  5. Como nos ensina Thomas Kuhn, em momentos como estes a maior parte das pessoas, simplesmente, não consegue migrar da atual forma de pensar para uma nova.
  6. Não importa o que está acontecendo na sociedade, o importante para muitos Conceituadores de plantão é vender cada vez mais, mesmo que sejam Conceitos Fracos.
  7. A Bimodais produz conteúdo para Disruptores, que têm a demanda por uma narrativa mais bem organizada.
  8. Metaforizei essa atividade de divulgação gratuita de conteúdo igual a de um náufrago em uma ilha deserta, que lança garrafas ao mar com mensagens.

Vamos ao Artigo:

“A verdade é como poesia. E a maioria das pessoas odeia poesia.”Anônimo.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Há muitos anos tenho divulgado minhas ideias na Internet.

Sempre fiz textos, depois tive uma longa fase de produção de vídeos e mais recentemente, acoplei o modelo textos e áudios complementares.

Depois que criei a Bimodais, passei a fazer dois áudios:

  • Um externo, no qual apresentava detalhes gerais sobre o texto;
  • Um interno, exclusivo dos Bimodais, que aprofundava o texto para os alunos.

Metaforizei essa atividade de divulgação gratuita de conteúdo igual a de um náufrago em uma ilha deserta, que lança garrafas ao mar com mensagens. 

Desde que optei por me transformar em um Conceituador, aprendi que há dois perfis bem distintos na sociedade:

  • Os Disruptores – que o mercado acabou batizando de “early adopters” (primeiros adotantes), que são pessoas que têm uma demanda de explicações mais lógicas, de longo prazo, com uma facilidade maior de operar com a Mente 2, mais Revisora;
  • Os Incrementadores –  que o mercado acabou batizando de “late adopters” (adotantes posteriores), que são pessoas que NÃO têm uma demanda de explicações mais lógicas, de longo prazo, com uma facilidade MENOR de operar com a Mente 2, mais Revisora.

A Bimodais produz conteúdo para Disruptores, que têm a demanda por uma narrativa mais bem organizada.

Uma série de recursos mais conhecidos do marketing não funcionam tão bem quando se trata de Disruptores.

A Bimodais, assim, opera com as seguintes características:

  • Procura atingir Disruptores, um segmento muito específico da sociedade;
  • Dentro do contexto de uma Revolução Civilizacional (iniciada por uma nova mídia), quando Paradigmas Estruturantes da sociedade passam a se mostrar obsoletos.  

Como nos ensina Thomas Kuhn, em momentos como estes a maior parte das pessoas, simplesmente, não conseguem migrar da atual forma de pensar para uma nova.

Paradigmas Estruturais estão armazenados em lugares inacessíveis da Mente 1, a mais armazenadora.

Diferente de um Produto Mais Tangível – que a pessoa passa a se habituar ao longo do tempo com ele – novos Paradigmas Estruturais são muito abstratos.

Simplesmente, passamos a ter um impasse no Mercado da Conceituação:

  • Os novos Paradigmas são compreendidos pelos Disruptores – um segmento pequeno da sociedade;
  • E que não há formas de serem adaptados para serem compreendidos por mais gente, a não ser que sejam deturpados.

Conceituadores Sociais – que procuram explicar as atuais mudanças da sociedade – passam a ter este grande impasse:

  • Ou ele produz Narrativas Conceituais consistentes para um público menor de Disruptores, não fazendo concessões;
  • Ou ele passa a produzir Narrativas Conceituais para um público maior que consegue consumir, se afastando dos fatos.

Fato é que aprendemos no mercado, de maneira geral, que para você expandir o seu público, é preciso conhecer o que o seu cliente quer e oferecer mais e mais o que ele demanda.

Porém, esta lógica não vale no Mercado da Conceituação, que tem como missão gerar explicações consistentes.

Um Conceituador tem como missão na sociedade criar Narrativas Conceituais, que se aproximem dos fatos por mais que as pessoas não queiram saber deles. 

Um Conceituador é, assim, parecido com um médico quando faz um diagnóstico. Ele não o muda só por que o cliente não gostou dele. 

Um Conceituador  tem, assim, uma atividade parecida com a de um médico. Ele não muda sua opinião só porque um cliente não gostou dele.

Boa parte da confusão que temos no mercado hoje sobre o novo Mundo Digital, se deve ao uso de técnicas de marketing de Produtos Tangíveis dentro do Mercado de Conceitos.

Não importa o que está acontecendo na sociedade, o importante para muitos Conceituadores de plantão é vender cada vez mais, mesmo que sejam Conceitos Fracos.

A partir de hoje, dia 12/06/23, começo a experimentar algumas novidades, no que podemos chamar de Marketing no Mercado de Conceitos Fortes:

  • Não vou mais divulgar áudios abertos todos os dias, como vinha fazendo;
  • Passo a aumentar o tempo dos áudios para os Bimodais, passando de 11 para 15 minutos;
  • Vou aprofundar o conteúdo para quem já está dentro da Bimodais e já é simpático a nossa narrativa;
  • Passo a divulgar apenas nas quartas o áudio interno para quem queira, a partir desta antecipação, ingressar na escola.

A expectativa com tal decisão, visa o seguinte:

  • Aumentar a dedicação aos Bimodais, aprofundando cada vez mais a Narrativa Conceitual;
  • Estimular os Disruptores do lado de fora a vir para dentro, pois só assim poderão consumir o conteúdo;
  • E experimentar uma nova forma de Marketing no Mercado de Conceitos Fortes para ver o resultado.

Fato é que no passado recente a produção de Conceitos Fortes era exclusiva de instituições de pesquisa.

Hoje, elas – devido a sua burocratização – não conseguem mais oferecer os Conceitos Fortes que a sociedade demanda no longo prazo e os Disruptores no curto.

A Bimodais é um projeto baseado em CrowdFunding (Financiamento Coletivo): “A prática de financiar um projeto ou empreendimento levantando pequenas quantias de dinheiro de um grande número de pessoas, geralmente via internet.”

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

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