Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal310123
Novas Hashtags:
#João Thomas & Diana – dialogando com estes autores.
Frases de Divulgação do Artigo:
- No futuro, Organizações Produtivas serão Aceleradoras de Negócios sem um produto central.
- Os Facebooks estão perdendo espaço no mercado, pois adotaram a mesma Filosofia de Longevidade das Organizações Tradicionais.
- Na Filosofia das Aceleradoras de Negócio teremos sempre um perfil disruptivo no comando, que quer criar projetos disruptivos o tempo todo.
- O Google do futuro não terá uma ferramenta de busca, apenas projetos disruptivos, que terão vida limitada.
- Rotinas são necessárias, mas matam qualquer tipo de disrupção.
- No futuro, organizações serão aceleradoras de negócios.
- Temos no mercado dois tipos de organizações: as Gestoras e as Curadoras.
- Não chamem a rotina para conversar com a disrupção, pois vão acabar brigando.
Vamos ao Artigo:
“A maneira como se vê o mundo influencia diretamente seus resultados como empreendedor.” – Conrado Adolpho.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Seguimos com o diálogo com o livro “Inovação: Estratégia, Gestão e Cultura” de João Souza Neto, Diana dos Santos e Tomás Roberto Cotta, que se iniciou aqui.
O livro é, basicamente, sobre a Inovação Organizacional voltado especialmente para melhorias das Organizações Produtivas Estabelecidas (OPESs).
Dizem eles:
“A inovação deve ser planejada e não ocorrer como uma atividade ocasional e excepcional.”
Acredito que temos algo relevante aqui.
Em primeiro lugar, para uma análise mais adequada da Inovação Organizacional, é preciso dividir dois tipos de OPESs, que temos hoje no mercado:
- as Organizações Produtivas Gestoras (OPGs) – que operam com os limites das Tecnopossibilidades Sonoras, que têm uma Filosofia Administrativa Gestora, tal como a TV Globo e o Netflix;
- as Organizações Produtivas Estabelecidas Curadoras (OPCs) – que operam com as novas Tecnopossibilidades Sonoras, que têm uma Filosofia Administrativa Curadora, tal como o Youtube.
Temos ainda nas Organizações Produtivas Estabelecidas Curadoras (OPCs) a seguinte divisão:
- Organizações Produtivas Estabelecidas Curadoras 1.0 – que são baseadas em Plataformas;
- Organizações Produtivas Estabelecidas Curadoras 2.0 – que são baseadas em Ecossistemas.
O que há de comum e o que há de diferente quando abordamos a questão da Inovação Organizacional nestes diferentes tipos de Organizações Produtivas Estabelecidas?
Temos aqui que abordar duas Filosofias:
- a Filosofia Administrativa – que é a forma como se coordena a cooperação para a produção e distribuição de produtos e serviços – que é diferente, pois é feita em Ambientes Midiáticos diferentes;
- a Filosofia de Longevidade – que é a forma como se imagina a vida no médio e longo prazo da Organização – que é igual, pois é feita no mesmo Ambiente Paradigmático.
Ambiente Paradigmático – que envolve as formas de sentir, pensar e agir, que tem determinados limites.
Organizações Produtivas Estabelecidas Curadoras 1.0, tal como o Facebook, têm uma Filosofia Administrativa diferente das Gestoras, mas muitas vezes tem a mesma Filosofia da Longevidade.
O Google, por exemplo, tem se esforçado para ser muito mais uma Organização aceleradora de negócios do que uma organizadora de rotinas.
Porém, o Google tem ainda um produto central com atividades paralelas.
A tendência futura é uma mudança da Filosofia da Longevidade.
As Organizações serão criadas não para durar no tempo, mas para durar o mais tempo possível.
Hoje, a Filosofia de Longevidade mais comum é a de se ter um produto central – que deu certo – com rotinas, que vai criando ou absorvendo novos projetos.
É uma espécie de aceleradora de negócios ainda disfarçada.
No futuro, Organizações Produtivas serão muito mais Aceleradoras de Negócios sem um produto central.
As Aceleradoras de Negócios terão uma filosofia de criação de projetos sem que se tenha um produto central.
Isso vale tanto para as Organizações Produtivas Gestoras como para as Curadoras.
Um produto central esbarra num problema de rotinas, compromissos e legados, que atrapalha uma Inovação Organizacional mais dinâmica.
Uma Organização que tem uma Filosofia Administrativa de Aceleradora de Negócios não cria tantas amarras para que possa incrementar produtos antigos e disruptar os novos.
Voltemos à frase:
“A inovação deve ser planejada e não ocorrer como uma atividade ocasional e excepcional.”
Quanto mais uma Organização se agarra a produtos e a serviços centrais, mais e mais ela tenderá a baixar a Taxa de Inovação Disruptiva.
Serviços e Produtos para serem produzidos demandam rotinas e rotinas geram a necessidade de ativar determinadas áreas da mente e envolver determinado Perfil Inovador.
Por tendência, uma Organização Estabelecida tenderá a rejeitar, por necessidade, qualquer coisa que a tire da rotina.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Está começando a nona imersão (de janeiro a julho de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.
GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.MENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.