Link encurtado: https://nepo.com.br/2023/01/16/missao/
Os Mapas Mentais do Artigo:
Frases de Divulgação do Artigo:
- No trabalho, diferente do hobbie, deixamos de nos preocupar apenas com a nossa motivação e passamos a ter que gerenciar a motivação de terceiros.
- O hobbie é algo fundamental para nos equilibrar, mas não pode ser confundido com trabalho.
- Se você se sente desmotivado na segunda, quando começa a sua jornada de trabalho, há algo errado no seu projeto profissional.
- Como saber, assim, o que nos motiva mais como profissionais? Criando hipóteses experimentando e reavaliando.
- Estamos saindo de uma Alta Taxa de Massificação para uma Alta Taxa de Personalização em muito pouco tempo.
- Antes da Civilização 2.0, as pessoas não tinham tanta demanda por autonomia profissional como agora.
- Há, depois do Digital, um exponencial processo de startupização das pessoas.
- Um dos principais efeitos da nova Civilização 2.0 no trabalho é a passagem de menos para mais autonomia dos profissionais.
Vamos ao Artigo:
“…só uma pequena parte dos adultos vê suas ocupações como uma vocação.” – Duckworth.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
O artigo aborda o aspecto Profissional da Inovação Pessoal.
Uma pessoa precisa inovar nas seguintes áreas da sua vida pessoal:
- Profissional;
- Sexo-afetiva;
- Amizades;
- Familiar;
- Lazer e hobbies;
- Trabalhos voluntários;
- Cuidados em geral (corpo, casa, roupas, etc).
O foco aqui é a Inovação Pessoal Profissional.
Todo o Sapiens precisa aprender a se sustentar, gerando valor para algum cliente e sendo remunerado por isso.
Trabalhar para o Sapiens não é uma opção, mas uma obrigação.
Um dos principais efeitos da nova Civilização 2.0 no trabalho é a passagem de menos para mais autonomia dos profissionais.
Hoje, cada pessoa tem se tornado uma espécie de micro organização.
Há, depois do Digital, um exponencial processo de startupização das pessoas.
Temos no Mercado 2.0 um aumento da demanda por inovação, que pode ser observada no aumento da demanda dos seguintes fatores:
- + competitividade;
- + criatividade;
- + autonomia;
- + adaptabilidade.
Da mesma maneira que as Organizações sempre tiveram a obrigação de definir a sua missão, hoje cada pessoa tem tido esta demanda também.
Antes da Civilização 2.0, as pessoas não tinham tanta demanda por autonomia profissional como agora.
E, por causa disso, há uma demanda hoje por cada um descobrir a sua Missão Profissional.
A definição e escolha da Missão Profissional é complicada, pois exige que:
- tenhamos que nos autoconhecer muito mais do que estávamos acostumados no passado;
- aprender, com os tempos, as atividades que nos motivam mais e as que nos motivam menos;
- saber entender e equilibrar o que é hobbie e o que é trabalho;
- e, por fim, aprender a gerar dinheiro com as as atividades que nos motivam mais, que escolhemos como trabalho.
Isso não é fácil.
Estamos saindo de uma Alta Taxa de Massificação para uma Alta Taxa de Personalização em muito pouco tempo.
Como saber, assim, o que nos motiva mas como profissionais? Criando hipóteses, de forma, consciente, experimentando e reavaliando.
Uma boa medição da nossa Taxa de Motivação pode ser feita tanto na sexta quanto na segunda.
Se você se sente desmotivado na segunda, quando começa a sua jornada de trabalho, há algo errado no seu projeto profissional.
Mais ainda.
É preciso saber separar dois tipos de atividades na Inovação Profissional, que às vezes se embolam:
- hobbies – você não serve ninguém e não tem perspectiva de ganhar dinheiro com eles;
- e a atividade profissional – você serve a alguém e tem perspectiva de ganhar dinheiro com ela.
O hobbie é algo fundamental para nos equilibrar, mas não pode ser confundido com trabalho.
No hobbie, não se imagina ganhar dinheiro ou servir a alguém. É algo que é de nós para nós mesmos.
No trabalho, isso é diferente, temos que ter motivação para servir ao outro e, a partir daí, conseguir sobreviver.
O trabalho aumenta muito a complexidade das decisões, se comparado ao hobbie.
No trabalho, diferente do hobbie, deixamos de nos preocupar apenas com a nossa motivação e passamos a ter que gerenciar a motivação de terceiros.
De maneira geral, muitas vezes, a pessoa está muito desmotivada no trabalho e se agarra a um hobbie para se equilibrar.
O ideal é que se motive com as duas coisas, de forma diferente e que haja sinergia entre eles.
Por fim, quando falamos de missão de vida isso implica, antes de tudo, ter uma forma de geração de recursos para sobreviver.
A maior parte das pessoas depende do seu trabalho para viver.
A pessoa pode optar por não ter filhos, ser solteira, não ter trabalhos voluntários, não ter hobbies, mas terá que ter algum dinheiro para pagar as contas.
Assim, quando falamos de missão de vida, em geral, ela acaba tendo que se concentrar na Missão Profissional, como epicentro, e as outras como complemento.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Está começando a nona imersão (de janeiro a julho de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!
Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.
GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.