Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal031122
Novas Hashtags:
#Reintermediação Progressiva – criando e/ou desenvolvendo este conceito.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Se analisarmos o que estamos vivendo agora na Revolução Civilizacional Digital, o que vemos é um longo, rápido e disruptivo processo de Reintermediação na sociedade.
- Revoluções Midiáticas, assim, vêm para a sociedade com o objetivo principal de “matar” os antigos intermediadores dos processos, que passaram mais a atrapalhar do que ajudar.
- A sofisticação da sociedade vai na direção do aumento da Taxa de Participação e das Decisões das pessoas nos processos.
- Fato é que o principal foco do Sapiens – igual a de todos os seres vivos – é viver hoje melhor do que viveu ontem.
- Assim, a melhoria da sobrevivência do Sapiens está diretamente ligada ao processo do aumento da Taxa de Horizontalização da Sociedade.
- Na verdade, Revoluções Midiáticas permitem o início de um processo de substituição dos antigos Intermediadores, que passaram a ficar obsoletos diante da nova Complexidade da Sobrevivência.
- O Sapiens baseia a sua sobrevivência no desenvolvimento progressivo de novas tecnologias.
- Todas as Revoluções Midiáticas do passado nos permitiram iniciar um processo de substituição dos antigos Intermediadores por novos mais sofisticados.
Vamos ao Artigo:
“O ser humano cria as tecnologias e as tecnologias recriam o ser humano.“ – McLuhan.
O Sapiens é uma Tecnoespécie e, por causa disso, tem a capacidade de aumentar progressivamente a população.
O aumento populacional gera a necessidade de uma sobrevivência cada vez mais sofisticada.
A sofisticação da sociedade vai na direção do aumento da Taxa de Participação e das Decisões das Pessoas nos Processos.
Fato é que o principal foco do Sapiens – igual a de todos os seres vivos – é viver hoje melhor do que viveu ontem.
Assim, a melhoria da sobrevivência do Sapiens está diretamente ligada ao processo do aumento da Taxa de Horizontalização da Sociedade.
O aumento da Taxa de Complexidade Demográfica nos leva na Macro-História ao aumento da Taxa de Horizontalização da Sociedade.
O que podemos nos perguntar é o seguinte:
Como conseguimos aumentar a Taxa de Horizontalização da Sociedade na Macro-História? Precisamos criar novas Mídias Mais Descentralizadas, que permitam que possamos Reintermediar diversos processos da sociedade?
Quando temos a chegada e massificação de novas Mídias Mais Descentralizadas, aumentamos a Taxa de Reintermediação da Sociedade em vários aspectos:
- do tempo e lugar;
- do comando e controle;
- da distribuição dos produtos intangíveis;
- da validação da Melhor Verdade.
Na verdade, Revoluções Midiáticas permitem o início de um processo de substituição dos antigos Intermediadores, que passaram a ficar obsoletos diante da nova Complexidade da Sobrevivência.
O Sapiens baseia a sua sobrevivência no desenvolvimento progressivo de novas tecnologias.
As mídias são as tecnologias mais estruturantes da sobrevivência do Sapiens, pois elas são responsáveis pelos Modelos de Intermediação que praticamos.
Todas as Revoluções Midiáticas do passado nos permitiram iniciar um processo de substituição dos antigos Intermediadores por novos mais sofisticados.
Se analisarmos o que estamos vivendo agora na Revolução Civilizacional Digital, o que vemos é um longo, rápido e disruptivo processo de Reintermediação na sociedade.
Exemplos das Reintermediações que estamos realizando na Revolução Civilizacional Digital:
- do tempo e lugar com o trabalho a distância;
- do controle dos processos com a Uberização, transferindo o poder de fiscalização da qualidade para os consumidores, possível através do aumento da Taxa de Confiança entre Desconhecidos a Distância;
- da criação de Organizações de Distribuição de Bens Intangíveis, entre elas as de Conteúdo, que passaram a ser feita pelas novas, tal como o Netflix ou o Facebook;
- do surgimento de diversos Influenciadores Digitais, que passaram a poder se expressar sem a necessidade de serem “filtrados” como no passado, criando uma nova forma de validação da Melhor Verdade.
Revoluções Midiáticas, assim, vêm para a sociedade com o objetivo principal de “matar” os antigos intermediadores dos processos, que passaram mais a atrapalhar do que ajudar.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO. PASSA A FAZER PARTE DO GLOSSÁRIO BIMODAL PROGRESSIVO, QUE OS ALUNOS DA ESCOLA TÊM ACESSO).
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS, QUE ENTRAM PARA O GLOSSÁRIO DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.