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#Mandamentos_Saudáveis – criando e melhorando este conceito.
Quais são as questões do artigo?
- como lidar com erros e como isso impacta na vida do Sapiens 2.0.
Qual o tema do artigo?
Os Mapas Mentais do Artigo:
Historietas para ilustrar os áudios:
Frases de Divulgação do artigo:
- Hoje, nossa Taxa de Experimentação precisa ser muito maior do que era no passado e isso implica OBRIGATORIAMENTE desenvolver uma relação mais saudável com os erros
- Mandamentos Saudáveis são aqueles que você adota, a partir da análise de erros, evitando, assim, que eles se repitam.
- Uma pessoa que tem uma baixa Qualidade de Vida, em geral, é aquela que comete Erros Tóxicos e não os transforma em Mandamentos Saudáveis.
- Quanto mais você procura se Originalizar na vida, mais terá que saber administrar os erros, pois eles serão muito maiores do que a média geral.
- Errar faz parte integrante de qualquer espécie viva ainda mais a nossa – a única que tem uma Sobrevivência Exponencialmente Progressiva.
- Quem quer inovar na vida, basicamente, vai errar.
- Se você está no Processo de Qualidade Progressiva errar é parte integrante das atividades.
- Me diga como se relaciona com seus erros e te direi quem és.
Vamos ao Artigo:
“A experiência é o nome que damos aos nossos erros.” – Oscar Wilde.
O objetivo dos artigos da Bimodais, geralmente, são dois:
- primeiro, antes de tudo, ajudar Disruptores a Disruptar cada vez com mais qualidade;
- refletir sobre as necessárias mudanças da Formatação Básica do Sapiens 2.0, que envolve todos os aspectos, incluindo como lidar, de forma mais adequada, neste artigo, com os erros.
Disruptor é um perfil dentro da sociedade, que tem mais facilidade para desenvolver a MP2 (Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática), o que o habilita para entender e proceder mudanças mais disruptivas.
Formatação Básica é a necessária preparação das pessoas para viver em sociedade, que vai se alterando, conforme temos mudanças no Ambiente de Sobrevivência.
Nos estudos que estamos fazendo da Mente, no processo de Clareza Progressiva, depois dos artigos passados, temos uma nova divisão, que acredito mais adequada:
- MP1 – Mente Pensadora Repetidora Mais Automática;
- MP2 – Mente Pensadora Criativa Revisionista Menos Automática;
- MO1 – Mente Operadora Mais Automática;
- MO2 – Mente Operadora Menos Automática.
É a MP2 a responsável pela nossa capacidade de mudar.
(Bom deixar claro que a Mente é uma só e quando dividimos por várias Mentes estamos falando de Funções da Mente, que merecem ser divididas para facilitar a compreensão e a relação que teremos com todas estas atividades).
Falemos de erros – o tema do artigo.
Um dos epicentros do diálogo sobre inovação é a forma como nos relacionamos com nossos erros.
Tinha uma piada em Brasília, que recebia gente de todos os lugares, que era mais ou menos assim.
Errar é humano, errar duas vezes é (e aí se colocava a origem da pessoa) baiano, goiano, pernambucano, etc.)
O que é um Erro?
Sugiro sempre começar diálogos indo ao dicionário.
“Ato ou efeito de errar.
2. Aquilo que resulta de uma má compreensão ou de análise deficiente de um fato ou de um assunto. = ENGANO, INCORREÇÃO, INEXATIDÃO.
3. O que está imperfeito ou mal feito. = DEFEITO, FALHA, IMPERFEIÇÃO, SOLECISMO
4. Diferença entre o valor real e o valor calculado ou registrado por observação.
5. Desvio em relação a uma norma (ex.: erro ortográfico).
6. Afastamento do que é considerado o bom caminho ou a boa conduta. = DESVIO, FALHA
7. Atitude ou comportamento considerado reprovável do ponto de vista moral. = FALHA, PECADO.”
Façamos aqui a nossa concepção:
Errar, do ponto de vista individual e coletivo, é agir ou pensar de uma determinada maneira que vai contra o Processo de Qualidade Progressiva.
Processo de Qualidade Progressiva é uma demanda latente e obrigatória do Sapiens, tanto individualmente quanto em grupo, que alguns conseguem alcançar e outros não.
Se você está no Processo de Qualidade Progressiva errar é parte integrante das atividades.
Quem quer inovar na vida, basicamente, vai errar.
O processo de Originalização é o esforço de colocar a MP2 para refletir sobre a formatação feita sobre a MP1.
Quando você procura se afastar do senso comum, desenvolver algo novo, abre o espaço para a experimentação.
“Experiência deriva de ‘experientia’, «ensaio, prova, tentativa; experiência; experiência adquirida, prática».”
Quando se experimenta se tenta algo novo e, obviamente, que vai se cometer erros.
Portanto, mesmo as pessoas menos Originalistas, cometem erros.
Errar faz parte integrante de qualquer espécie viva ainda mais a nossa – a única que tem uma Sobrevivência Exponencialmente Progressiva.
Assim, podemos criar esta frase de efeito:
Me diga como se relaciona com seus erros e te direi quem és.
Quanto mais uma pessoa ou determinado Ambiente se relaciona de forma tóxica com os erros, menos inovador ele será.
O que é uma relação tóxica com os erros?
- acreditar que você não vai errar nunca;
- não analisar os erros com a sua MP2;
- não transformar o erro em um mandamento (“como faço para nunca mais repetir este erro?”)
- não seguir os mandamentos que vão sendo criados.
Criemos uma regra sobre erros.
Quanto mais você procura se Originalizar na vida, mais terá que saber administrar os erros, pois eles serão muito maiores do que a média geral.
E aí podemos dividir dois tipos de Erros:
- Os Erros Estruturais – que envolvem Encruzilhadas Filosóficas, do tipo não ter um projeto de vida, acreditando que você está aqui nesta vida para sempre;
- Os Erros Conjunturais – que envolvem Encruzilhadas Metodológicas, do tipo deixar a panela no fogo.
Nesse processo da relação com os Erros temos ainda uma segunda divisão:
- Erros Tóxicos – que se repetem e não viram mandamentos;
- Erros Saudáveis – que são identificados, analisados e viram mandamentos para nunca mais se repetirem.
Uma pessoa que tem uma baixa Qualidade de Vida, em geral, é aquela que comete Erros Tóxicos e não os transforma em Mandamentos Saudáveis.
Mandamentos Saudáveis são aqueles que você adota, a partir da análise de erros, evitando, assim, que eles se repitam. São regras que você vai estabelecendo na sua Jornada pela Qualidade.
Uma pessoa que tem Alta Taxa de Qualidade de Vida é aquela que:
- tem costume de exercitar a sua Mp2 com frequência;
- e que a sua MP2 tem a capacidade de transformar Erros Tóxicos em Mandamentos Saudáveis e seguir estes mandamentos.
Vivemos hoje, como temos dito aqui, a maior disrupção do Macro Ambiente de Sobrevivência do Sapiens, a partir do Digital.
A Taxa de Mudanças do Ambiente de Sobrevivência tem subido exponencialmente, a partir do aumento da Cooperação Descentralizada.
Hoje, nos primórdios da Civilização 2.0, nossa Taxa de Experimentação precisa ser muito maior do que era no passado e isso implica OBRIGATORIAMENTE desenvolver uma relação mais saudável com os erros.
E isso implica necessariamente um trabalho filosófico e metodológico para o desenvolvimento da MP2.
A relação com os erros está dentro de um novo campo de pesquisa, que podemos chamar de Ciência da Inovação.
Na Ciência da Inovação precisamos de:
- Filosofia da Inovação – para entender as essências da nossa relação com as mudanças;
- Teoria da Inovação – de como as forças atuam nesse processo de mudança;
- Metodologia da Inovação – de como podemos nos relacionar com as mudanças.
A Ciência da Inovação é mais um dever de casa, entre tantos diante da Civilização 2.0, para os Empreendedores Conceituais de plantão.
É isso, que dizes?
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