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#Índices Reputacionais – criando e aprofundando estes conceito.

Qual o tema do artigo?

Os Mapas Mentais do Artigo:

 

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O Sapiens é obrigado a cooperar um com o outro para poder sobreviver.
  2. A chegada da Internet nos permitiu criar um Ambiente de Sobrevivência, cujo epicentro são os Índices Reputacionais Digitais.
  3. A grande mudança que estamos vivendo hoje nos negócios é justamente a chegada dos Índices Reputacionais Digitais.
  4. Até a chegada da Uberização, era pouco provável que desconhecidos fizessem negócios em larga escala.
  5. Novas mídias permitem formas diferentes de gerar informação sobre as pessoas e isso influencia a relação das trocas humanas.
  6. A não ser em momentos de enorme tolice, ninguém faz negócio sem que tenha uma taxa mínima de confiança.
  7. Toda espécie viva sobrevive, a partir da qualidade das escolhas que faz.
  8. Sobreviver é decidir.

Quais são as questões do artigo?

  1. Como explicar, de forma coerente e lógica, a possibilidade da criação dos Ubers, algo que era impossível antes. O que mudou?

Historietas para ilustrar os áudios:

Compra de um Joystick e o papo de que as maiores hoje não tem carro, apartamento, etc…

Vamos ao Artigo:

“A descentralização se torna imperiosa quando os fatores a serem considerados são tão numerosos que é impossível obter uma visão de conjunto.”Hayek.

É comum nas palestras afirmações do tipo:

  • A maior empresa de mobilidade não tem nenhum carro;
  • A de aluguel, não tem apartamentos;
  • A de vídeos, não faz nenhum deles.

Por que isso não era possível antes e agora é?

A explicação se inicia com a constatação de que:

As mídias, definitivamente, têm papel central na forma como nós sobrevivemos.

A chegada da Internet nos permitiu criar um Ambiente de Sobrevivência, cujo epicentro são os Índices Reputacionais Digitais.

Por que precisamos de Índices Reputacionais?

Sobreviver é decidir.

Toda espécie viva sobrevive, a partir da qualidade das escolhas que faz.

Existem dois tipos de espécies vivas no planeta:

  • as Espécies Cooperativas – aquelas que têm uma interdependência entre os membros do grupo;
  • as Espécies Não Cooperativas – aquelas que não têm.

As Espécies Cooperativas precisam criar algum tipo de hierarquia para a tomada de decisões, mais ou menos centralizada.

Quanto maior é o número de membros de uma Espécie Cooperativa mais ela precisará ter uma Hierarquia Mais Horizontalizada.

As Hierarquias das Espécies Cooperativas são criadas para que se possa gerar Informações para a Tomada de Decisões.

A Informação para a Tomada de Decisão depende do Modelo de Comunicação/Informação escolhido, que se relaciona com o tamanho da espécie.

Espécies mais numerosas tendem a criar Ambientes de Sobrevivência que vão descentralizando a Informação para a Tomada de Decisões.

Quanto mais membros têm uma determinada espécie, mais os Índices Reputacionais vão se descentralizando.

O Ambiente de Sobrevivência nos grupos mais numerosos, como é o caso das formigas, permite que as Informações para a Tomada de Decisões sejam mais descentralizadas.

Lobos, por exemplo, precisam de um líder-alfa para guiar a tomada de decisões em diversos aspectos. A decisão depende deles.

Formigas já criaram formas mais descentralizadas para a tomada de decisão.

Como isso impacta na sobrevivência?

Espécies Cooperativas precisam gerar Índices Reputacionais de todo o tipo para tomar decisões nas escolhas que precisa fazer.

O Sapiens como uma Espécie Cooperativa faz o mesmo que as demais espécies, pois precisa de Informação para a Tomada de Decisões e a geração de Índices Reputacionais nas suas diferentes escolhas.

Os Índices Reputacionais do Sapiens, entretanto, são Tecnomidiáticos. Vão sendo criados e melhorados, conforme vamos aumentando a população.

Assim, é preciso entender algo MUITO IMPORTANTE:

  1. O Sapiens sempre criou Índices Reputacionais para sobreviver;
  2. Os Índices Reputacionais são criados, a partir das mídias disponíveis;
  3. Quanto mais descentralizados forem a criação e o uso dos Índices Reputacionais, mais a sociedade será horizontalizada e vice-versa.

Por que precisamos de Índices Reputacionais?

Determinadas espécies de aranhas, por exemplo, vivem isoladas são Não Cooperativas e as formigas são um exemplo típico de Espécies Cooperativas.

O Sapiens, assim, é uma Espécie Cooperativa, que tem uma interdependência entre seus membros.

O Sapiens é obrigado a cooperar um com o outro para poder sobreviver.

No caso do Sapiens, diferente das outras Espécies Cooperativas, as trocas NÃO são feitas por instinto. Demandam confiança.

No epicentro das obrigatórias trocas entre o Sapiens está a demanda pela confiança entre pessoas.

A não ser em momentos de enorme tolice, ninguém faz negócio com ninguém sem que tenha uma taxa mínima de confiança.

Para que possamos ter confiança em algo (seja uma pessoa, serviço, produto, organização) precisamos ter informação.

Quanto mais eu tenho informação sobre um produto, serviço, organização ou pessoa, mais adequada será a minha escolha de me relacionar com ele.

Portanto, os Índices Reputacionais sempre existiram na sociedade humana e vão variando, conforme vamos criando novas mídias.

O tipo de Índice Reputacional que podemos criar define o modelo de sobrevivência que podemos criar.

Tivemos no passado os seguintes Índices Reputacionais:

  • Índices Reputacionais Orais – com os quais as pessoas tomam decisões de sobrevivência baseados nas conversas;
  • Índices Reputacionais Escritos – com os quais as as pessoas tomam decisões de sobrevivência baseados nos registros escritos;
  • Índices Reputacionais Digitais – com os quais as pessoas tomam decisões de sobrevivência baseados nos registros digitais.

Assim, há uma evidente relação entre informação e confiança, que se modifica com a chegada de novas mídias, a partir da possibilidade de criação de Índices Reputacionais Mais Descentralizados.

Índices Reputacionais Mais Descentralizados permitem que cada pessoas possa tomar uma decisão melhor e cada vez mais personalizada.

O Sapiens é a espécie mais personalizada do planeta. E quando não pode praticar a sua tendência natural a personalização se sente violentado.

Qual é, então, a relação confiança, mídias, Índices Reputacionais e Sobrevivência?

Novas mídias permitem novas formas de geração de Informação de Confiança (que são os Índices Reputacionais) e isso influencia as trocas humanas e, por sua vez, a sobrevivência.

Vejamos em exemplo para tangibilizar a ideia.

Numa pequena, temos uma maior Taxa da Informação da Confiança Oral, que geram Índices Reputacionais Orais.

A Informação de Confiança Oral é o velho e conhecido “boca a boca“, muitas vezes em clima de fofoca, que vai criando Índices Reputacionais Orais em todos os campos de atividades.

Com a chegada e massificação da escrita, passamos a ter também além da oralidade registros impressos, o que gerou, por exemplo, o “nada consta” e “as certidões de tudo certo dos cartórios”. 

Mais.

Mas o Índice Reputacional que funcionava no passado vai ficando obsoleto em função do aumento da Complexidade da Sobrevivência Progressiva provocada pelo aumento populacional.

O aumento populacional aumenta a Taxa de Interdependência entre as pessoas bem como a demanda por mais e mais qualidade na Informação da Confiança.

Quanto mais a sociedade vai se tornando mais complexa em termos de sobrevivência, mais e mais passamos a ter necessidade de criar Índices Reputacionais mais Descentralizados.

No século passado, com a Dobradinha Civilizacional (Mais Gente – Mídias Hiper Centralizadas), tivemos uma exponencial centralização dos Índices Reputacionais Sonoros (Orais e Escritos).

Boa parte dos negócios deixaram de ser feitos em pequenas cidades, que cresceram, e a Taxa de Confiança Necessária para as Trocas passou a ser baseada na capacidade de se vender reputações, via propaganda, nas Mídias Sonoras Mais Centralizadas.

O que ocorreu na fase da Dobradinha Civilizacional (Mais Gente – Mídias Hiper Centralizadas) foi o seguinte:

  • o aumento da Taxa do Número de Desconhecidos no Planeta – cada vez mais gente passou a desconhecer cada vez mais gente, não só onde vive ou quem estava distante;
  • as mídias disponíveis se hiper centralizaram;
  • e tivemos o inevitável aumento da Verticalização da Confiança, através das Mídias Hiper Centralizadas.

Esta Dobradinha Civilizacional (Mais Gente – Mídias Hiper Centralizadas) passou a gerar uma crise, com as seguintes características:

  • massificação das opções de consumo, o que vai contra a Essência Humana pela Personalização;
  • redução da concorrência, da competitividade e da inovação.

No período da Dobradinha Civilizacional (Mais Gente – Mídias Hiper Centralizadas) passou a ser muito baixa a Taxa de Confiança para fazer Negócios, fora do circuito das Megas Organizações Sonoras –  que conseguiam bancar o alto custo das propagandas nas Mídias Hiper Centralizadas.

Até a chegada da Uberização, era pouco provável que desconhecidos fizessem negócios em larga escala com desconhecidos.

A grande mudança que estamos vivendo hoje nos negócios é justamente a chegada dos Índices Reputacionais Digitais.

Índices Reputacionais Digitais são divididos em dois tipos:

  • Índices Reputacionais Digitais Voluntários – que o usuário da Internet avalia conscientemente um produto, um serviço, uma pessoa ou uma organização;
  • Índices Reputacionais Digitais Involuntários – que o usuário da Internet, ao navegar, de forma inconsciente acaba validando um produto, um serviço, uma pessoa ou uma organização.

A chegada dos Índices Reputacionais Digitais permitiu que houvesse praticamente um retorno ao modelo praticado pelos nossos antepassados em cidades menores, mas só que agora em escala global.

Todas as Organizações Uberizadas só conseguiram criar seu modelo de negócio, pois passaram a usar, de forma inteligente, os Índices Reputacionais Digitais.

Hoje, um motorista do Uber, um Anfitrião do Airbnb ou um vídeo do Youtube são rastreados pelos Índices Reputacionais Digitais, que permitem, assim, que desconhecidos tenham mais confiança em desconhecidos.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

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