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#4 cachorrinhos meios – criando e aprofundando este conceito.
Qual o tema do artigo?
Os Mapas Mentais do Artigo:
Frases de Divulgação do Artigo:
- O Bem Estar Continuado é o objetivo principal na vida de qualquer pessoa.
- Quando temos um Processo de Originalização Integrado, no qual o profissional e o pessoal estão em processo de mudança progressiva e permanente todo o “Canil Mental” está te ajudando.
- É importante estabelecer uma relação de parceria com a mente, como se ela fosse uma segunda pessoa.
- Costumo conversar e pedir ajuda aos Cachorrinhos Operacionais lembrando que eles existem e estabelecendo uma espécie de relação com eles.
- Quando temos várias áreas da nossa vida em processo de mudança em paralelo, nossa mente vai fazendo associações em que uma sacada numa delas ajuda a outra.
- Por isso, um processo de Originalização Saudável nunca é apenas um processo de desenvolvimento apenas no lado profissional.
- Se procurar no Google, não vai achar um antônimo para Sinergia, que sugiro que seja Nonergia ou Abnergia, a gosto.
- Toda a pessoa é um todo integrado, no qual existem fatores motivacionais em várias áreas de nossa vida.
Historietas para ilustrar os áudios:
Falar um pouco do processo de separação.
O gênio que não faz nada em casa.
Vamos ao Artigo:
“Geralmente, quando algo fica na cabeça é porque você quer algo diferente.” – David Allen.
Um pesquisador na área de Ciência Social tem dois tipos de problema foco possível:
- Uma Pesquisa Clientelizada – na qual há um cliente claro e um processo de interação constante com ele, que serve de bússola;
- Uma Pesquisa Desclientelizada – na qual pode haver, ou não, cliente claro, mas NÃO HÁ um processo de interação constante com ele, não tendo, portanto, uma bússola.
A Ciência – isso é uma escolha ética do pesquisador – foi feita para ajudar o Sapiens a viver melhor.
Quanto mais um pesquisador interage com seus clientes-foco ao longo da pesquisa, mais ele terá chance de balizar a sua jornada e vice-versa.
Todo o avanço da minha pesquisa pessoal e depois agora na Bimodais, no sentido de ajudar a sociedade a lidar melhor com o mundo digital, sempre foi fortemente influenciada pelos meus clientes.
Os clientes de uma pesquisa ajudam da seguinte maneira:
- questionam a teoria e o método;
- os conceitos;
- sugerem autores;
- e demonstram, via resultados, se os métodos melhoraram as suas vidas, ou não.
Pesquisas Clientelizadas têm muito mais chance de apresentar resultados melhores, pois o que podemos chamar de “realidade” é sempre trazida pelo cliente, que melhora, ou não, a sua qualidade de vida.
Nessa direção, várias etapas da pesquisa sobre a Visão de Cenário no Pós-Digital foi guiada pelos clientes, que depois nos levaram para o estudo dos Disruptores.
Os Disruptores, estamos desenvolvendo este estudo, são pessoas com um tipo de perfil na sociedade que têm mais facilidade em lidar com Extraordinariedades.
Disruptores têm uma capacidade abstrativa e lógica maior e, por causa disso, tem mais facilidade em trabalhar com soluções disruptivas do que os demais.
O estudo dos Disruptores não foi uma escolha da Bimodais ou do Nepô, mas a demanda que surgiu na relação intensa com o cliente.
A Bimodais é um case de um Ambiente de Pesquisa 2.0, no qual os clientes estão permanentemente participando do processo dos estudos e ajudando a dar um norte, bem como, financiando a jornada.
O estudo dos Disruptores foi batizado como a Segunda Linha de Pesquisa Bimodal.
O presente artigo é resultado dessa caminhada, na direção da melhoria pessoas e profissional dos Disruptores.
Quando falamos em inovação e motivação, de maneira geral estamos nos referindo a algo no trabalho.
Precisamos ter um novo tipo de mente mais dinâmica e ágil para criar, mudar e nos antecipar às mudanças profissionais.
Porém, toda a pessoa é um todo integrado, no qual existem diferentes fatores motivacionais. Ver artigo Motivação: você tem que negociar com seu “cachorrinho”!
É preciso, assim, criar Sinergia Motivadora em várias áreas da sua vida.
Sinergia Motivadora é o efeito multiplicador que uma atividade faz na outra em sua vida.
Se procurar no Google, entretanto, NÃO vai achar um antônimo para Sinergia, que sugiro que seja Nonergia ou Abnergia, a gosto.
A Nonergia Motivacional ocorre quando as diferentes áreas da sua vida NÃO estão todas em processo de mudança, mas apenas alguma delas e não geram uma sinergia entre elas.
Vejamos as duas relações com a Motivação:
- Sinergia Motivacional – quando diversas áreas da sua vida estão em mudança em paralelo;
- Nonergia Motivacional – quando diversas áreas da sua vida NÃO estão em mudança em paralelo.
Por isso, um processo de Originalização Saudável nunca é apenas um processo do desenvolvimento apenas no lado profissional, mas de várias áreas na sua vida.
Vejamos os dois tipos de processo de Originalização:
- Originalização Mais Saudável – mudanças em paralelo em várias áreas da sua vida;
- Originalização Menos Saudável – mudanças apenas em uma área, sem criar sinergia com as outras.
Quando temos várias áreas da nossa vida em processo de mudança em paralelo, nossa mente vai fazendo associações em que uma sacada numa delas ajuda a outra.
Por causa disso, quando pensamos no Método Bimodal de Originalização de Disruptores é preciso pensar em dois caminhos:
- Método de Originalização para melhoria pessoal – que abrange várias atividades em paralelo;
- Método de Originalização para melhoria profissional – que é um foco específico para a melhoria profissional.
Dito isso, que é uma revisão com algumas novidades do que temos dito, vamos ao tema do artigo.
Podemos dizer que temos dois tipos de Cachorrinhos na Mente:
- Os Cachorrinhos da Mente Motivacionais – aqueles que nos colocam de bom ou mau humor, que são Cachorrinhos Fins;
- Os Cachorrinhos da Mente Operacionais – que nos ajudam a enfrentar os desafios, que são os Cachorrinhos Meios.
Listei alguns dos Cachorrinhos Motivacionais aqui (devem ter outros e estou aberto a sugestões):
- o Trabalhador – voltado para resolver problemas e nos gerar receita;
- o Hobbista – voltado para atividades de lazer;
- o Namorador – voltado para as relações afetivas-sexuais;
- o Amigador – voltado para estabelecer relações de amizades;
- o Artista – para processo de criação usando qualquer uma das Linguagens Artísticas.
Segue a lista dos Cachorrinhos Operacionais (que são ferramentas para chegar aos nossos objetivos):
- Cachorrinho Operacional Criador – aquele que tem ideias novas para resolver problemas;
- Cachorrinho Operacional Lembrador – que nos ajuda com lembranças imediatas;
- Cachorrinho Operacional Memorizador – que armazena nomes e dados antigos;
- Cachorrinho Operacional Organizador – aquele que coloca tudo em ordem.
Costumo conversar e pedir ajuda aos Cachorrinhos Operacionais lembrando que eles existem e estabelecendo uma espécie de relação com eles.
Ao pedirmos ajuda, vamos criando uma espécie de equipe interna que vai nos ajudando.
Quando tenho um artigo para escrever, por exemplo, peço para que o Criador me dê uma boa dica.
É importante estabelecer uma relação de parceria com a mente, como se ela fosse uma segunda pessoa.
Quando temos um Processo de Originalização Integrado, no qual o profissional e o pessoal estão em processo de mudança progressiva e permanente todo o “Canil Mental” está te ajudando.
E assim conseguimos aumentar a Taxa de Originalização e, com ela, a de Bem Estar Continuado – foco principal na vida de qualquer pessoa.
É isso, que dizem?
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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.
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GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
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