Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal280622a
Novas Hashtags:
#fechando a sétima imersão – revisando uma das imersões.
Os Mapas Mentais do Artigo:
Frases de Divulgação do Artigo:
- O grande problema é quando determinadas formas de pensar e agir problemáticas se tornam automáticas.
- A Metapercepção é um exercício obrigatório de quem quer mudar: se olha para a percepção e não apenas para o objeto que ela percebe.
- Quem quer mudar precisa desautomatizar o cérebro!
- Quanto mais a pessoa coloca determinadas formas de pensar e agir em áreas mais automatizadas do cérebro, mais terá dificuldade de mudar.
- Quanto mais próximo de determinadas áreas mais automatizadas, menos temos acesso.
- A Metapercepção precisa ser musculada, através de exercícios, tais como registrar percepções, refletir e criar formas de mudar o que é mais tóxico.
- Usamos muitos conceitos, que são repetidos, sem a devida reflexão, o que dificulta nossa capacidade de pensar e, portanto, de mudar para melhor.
- Quanto mais você usa as leituras profissionais para mudar formas de pensar e agir, mais se está praticando uma Leitura Ativa.
Vamos ao Artigo:
“A certeza é a inimiga do crescimento. Quando aprendemos algo novo, não passamos de “errados” a “certos” — passamos de “errados” a “um pouco menos errados.” – Manson.
Comentando os novos conceitos da 7ª Imersão:
Quem quer mudar precisa desautomatizar o cérebro!
Mergulhamos na sétima imersão, além de aprimorar a Visão de Cenário Bimodal, nos desafios da inovação.
Comecemos pelo primeiro conceito em destaque da sétima imersão: o Paraego.
Temos um fenômeno psicológico, que podemos chamar de Paraego, quando o paradigma hegemônico está tão entranhado na mente da pessoa, que se confunde com o ego.
Quanto mais a pessoa coloca determinadas formas de pensar e agir em áreas mais automatizadas do cérebro, mais terá dificuldade de mudar.
A frase acima se junta a outros conceitos que surgiram ao longo da imersão, que destaco abaixo em negrito:
“Temos três Áreas do Nosso Cérebro: Área mais Interna, Totalmente Automatizada, Área Intermediária, Parcialmente Automatizada e Área Mais Externa, Muito pouco Automatizada.”
Quanto mais próximo de determinadas áreas mais automatizadas, menos temos acesso.
O grande desafio da mudança é: quando determinadas formas de pensar e agir problemáticas se tornam automáticas.
Para que possamos aprimorar nossa forma de pensar e agir, é preciso operar com a Metapercepção, como vemos no conceito abaixo:
“Podemos dizer que uma pessoa que consegue pensar e agir melhor desenvolve uma capacidade da Metapercepção.“
A Metapercepção é um exercício obrigatório de quem quer mudar: olha para a percepção e não apenas para o objeto que ela percebe.
A Metapercepção precisa ser musculada, através de exercícios, tais como registrar percepções, refletir e criar formas de mudar o que é mais tóxico.
A dicotomia Exógeno e Endógeno
Não sei se foi bem na sétima imersão, ou antes, mas os conceitos Exógeno e Endógeno chegaram para ficar.
Exogenia expressam movimentos que vêm mais de fora para dentro do que de dentro para fora e a Endogenia, o contrário.
Em processos de mudança, é preciso aumentar a taxa da Endogenia, reflexões que vêm de dentro para fora para que a pessoa possa pensar cada vez mais, a partir de seus critérios.
O uso da dicotomia serve em várias situações, como vemos abaixo:
Fama é um medidor de Sucesso Exógeno (de fora para dentro). // Podemos dizer que o Sucesso Endógeno é a capacidade que cada pessoa tem de exercitar, o máximo possível, os seus potenciais.
A dicotomia Saudável e Tóxico
Outro ponto importante foi estabelecer a dicotomia Tóxico e Saudável, que passam a ser adjetivos para uso em diversas situações, tais como:
“Inconformismo Tóxico – aquele que não lida bem com a sua inconformidade, não gerando benefícios nem para ele e nem para os outros.” // “Inconformismo Tóxico – aquele que não lida bem com a sua inconformidade, não gerando benefícios nem para ele e nem para os outros.”
Outro exemplo:
“O problema assim não é errar, pois errar é obrigatório, a meta é aumentar a taxa de Erros Saudáveis e diminuir a dos Erros Tóxicos.”
Mais um:
“Goleman se enquadra dentro da Narrativa Bimodal, como um Autor Renascentista, que aborda o tema da Felicidade Saudável.”
Mais uma:
“Alienação Saudável – é aquela que você concentra seus esforços e preocupação cada vez mais naquilo que pode alterar;“ // “Alienação Tóxica – é aquela que você concentra seus esforços cada vez mais naquilo que NÃO pode alterar.“
Outra:
“A Disrupção Saudável é aquela que consegue criar novas formas de pensar e agir, que conseguem resolver problemas, de forma mais adequada, aos antigos processos.”
Mais esta:
“Rotina Saudável – sempre sendo aprimorada, com alta taxa de reflexão; // “Rotina Tóxica – repetida, com baixa taxa de reflexão.
Os Ciclos Civilizacionais
Passamos a operar, de forma mais fácil, com os diferentes Ciclos Civilizacionais, a saber:
A Renascença Civilizacional, do surgimento da nova mídia ao momento de consolidação de novas Zonas de Atração.//a Consolidação Civilizacional, do surgimento e massificação das novas Zonas de Atração – que servem de guia para toda a espécie, permitindo um novo ciclo de aumento populacional;//e a Decadência Civilizacional, do novo ciclo de aumento populacional até o surgimento de uma nova mídia.
A diferença entre aqueles que ajudam a pensar e a agir
Os Empreendedores Renascentistas das Ações – aqueles que criam projetos para mudar a forma como fazemos as coisas, os operacionais; Os Empreendedores Renascentistas das Visões – aqueles que criam narrativas para mudar a forma como vemos as coisas, os teóricos e filosóficos.
Temos um mercado grande de Conceituadores, que procuram entender o que está ocorrendo, mas este mercado não é muito conhecido e divulgado.
Usamos muitos conceitos, que são repetidos, sem a devida reflexão, o que dificulta nossa capacidade de pensar e, portanto, de mudar para melhor.
Leitura Passiva versus Leitura Ativa
“Foi o momento de Contextualização dentro da Metodologia de Leitura Profissional Ativa, que estamos desenvolvendo.”
Li na sétima imersão 15 livros, o que deve se repetir na oitava.
Com as leituras, em paralelo, houve o desenvolvimento da Leitura Ativa Bimodal, que é refletir sobre as leituras para alterar a forma de agir e pensar.
Quanto mais você usa as leituras profissionais para mudar formas de pensar e agir, mais se está praticando uma Leitura Ativa.
A lista completa sem comentários:
- Temos um fenômeno psicológico, que podemos chamar de Paraego, quando o paradigma hegemônico está tão entranhado na mente da pessoa, que se confunde com o ego.
- Fama é um medidor de Sucesso Exógeno (de fora para dentro). //Podemos dizer que o Sucesso Endógeno é a capacidade que cada pessoa tem de exercitar, o máximo possível, os seus potenciais.
- A Renascença Civilizacional, do surgimento da nova mídia ao momento de consolidação de novas Zonas de Atração;//a Consolidação Civilizacional, do surgimento e massificação das novas Zonas de Atração – que servem de guia para toda a espécie, permitindo um novo ciclo de aumento populacional;//e a Decadência Civilizacional, do novo ciclo de aumento populacional até o surgimento de uma nova mídia.
- Os Empreendedores Renascentistas das Ações – aqueles que criam projetos para mudar a forma como fazemos as coisas, os operacionais; Os Empreendedores Renascentistas das Visões – aqueles que criam narrativas para mudar a forma como vemos as coisas, os teóricos e filosóficos.
- “Foi o momento de Contextualização dentro da Metodologia de Leitura Empreendedora Ativa, que estamos desenvolvendo.”
- “Goleman se enquadra dentro da Narrativa Bimodal, como um Autor Renascentista, que aborda o tema da Felicidade Saudável.”
- “O Segundo Eu, vai aprendendo a se separar do Primeiro Eu e começar a ter atitudes diferentes.” // O Primeiro Eu reage, conforme foi ensinado, ou formatado, sem grandes reflexões. // “Por fim, o Terceiro Eu é quando começamos a desenvolver algo original, de forma muito mais reflexiva, num processo continuado de excelência.“
- “O Bem Estar Continuado que cada um sente não pode ser contestado de fora para dentro. É um critério de Felicidade Endógena. É o fim para qual todos os outros meios devem servir.” // “A busca da Felicidade Continuada é deixar o tempo todo a Mente Cachorrinho com o “rabo abanando”.”
- “O primeiro passo é a consciência de que um Inquieto Inovador tem algo de diferente das demais pessoas.” // “Jornadas de Excelência para
Inquietos Inovadores visam, além da potencialização de seus dons particulares, criar projetos disruptivos dentro da atual Renascença Civilizacional.” // “A construção da Metodologia Bimodal de Potencialização de Inquietos Inovadores – ferramental conceitual para ajudar Inquietos Inovadores a desenvolver Projetos Renascentistas.” - “Mudanças DRED pedem um tipo específico de tratamento, pois geram realmente uma sensação DREA (de Dispersão, Resistência, Estranheza e Ansiedade).”
- “Eles eram autoridades, nas quais todos confiavam totalmente e, foi justamente isso, o efeito manada da Verdade Baseada nas Autoridades, que gerou a crise.”
- “Quando a pessoa embarca na Jornada de Excelência, tendo o aprendizado como foco, ela vai muito mais longe, pois ela consegue desenvolver a Inteligência Progressiva.” // “A chegada no Terceiro Eu, OBRIGATORIAMENTE, passa pela necessidade de passar por encruzilhadas Filosóficas, Teóricas e Metodológicas, abraçando a Jornada de Excelência da Originalidade.“ // “Um Processo de Originalização de longo prazo precisa NECESSARIAMENTE que a pessoa esteja no Terceiro Eu.“
- “O que nos resta fazer é utilizarmos a Animalogia, a comparação com outras espécies e promover uma Comparação Negativa.”
- “Ambientes Administrativos Curadores – têm um Modelo de Comunicação baseado nos Rastros Algorítmicos e, por causa disso, NÃO mais precisam de um líder-alfa.”
- “O Ambiente Administrativo Gestor Absolutista – no qual o líder centraliza mais as decisões, reduzindo a autonomia das equipes;” // “O Ambiente Administrativo Gestor Republicano – no qual o líder descentraliza mais as decisões, aumentando a autonomia das equipes.”
- “O Ambiente Administrativo Curador Platafórmico – no qual o curador centraliza mais as decisões, reduzindo a o poder dos participantes da plataforma;” // “O Ambiente Administrativo Curador Ecossistêmico – no qual o curador define um modelo inicial e descentraliza as decisões, aumentando o poder dos participantes da plataforma.”
- “O Posicionamento do Ego no Perfil Mais Aparecer do que Aprender não é sustentável, pois o cenário é mutante e, por causa disso, nós precisamos ser mutantes também.”
- “Dependendo do Apetite Existencial de cada um, não basta crescer, tem que se originalizar.“
- “As Ciências Sociais 2.0 nos permitem enxergar a nova forma ainda incipiente do Sapiens sobreviver, através do avanço lento e consistente da Curadoria.“
- “A Ética da Existência – vou repetir padrões ou criar uma vida mais personalizada?“ // “A Ética da Sobrevivência – vou viver de trocas voluntárias ou impor aos outros a minha sobrevivência, através de algum tipo de imposição ou força?“
- “Este aumento da Taxa de Ética Mais Humanas é uma das fortes características das Renascenças Civilizacionais, típicas destes momentos de Revoluções da Sobrevivência.“
- “os naturalistas – que consideram que há algo definido “de fábrica” em cada pessoa, que se perde com a formatação e pode ser recuperado mais adiante.“ // “…os artificialistas – que consideram que temos potenciais, que podem ser desenvolvidos, a partir dos contextos e não há algo original a ser recuperado.“
- “Podemos dizer que uma pessoa que consegue pensar e agir melhor desenvolve uma capacidade da Metapercepção.“
- “Alienação Saudável – é aquela que você concentra seus esforços e preocupação cada vez mais naquilo que pode alterar;“ // “Alienação Tóxica – é aquela que você concentra seus esforços cada vez mais naquilo que NÃO pode alterar.“
- “Resistentes – com interesses ligados ao Modelo Decadente – mais reticentes às mudanças;// Transformadores – com interesses ligados ao Modelo Ascendente – incentivadores das mudanças.“
- “Uma sugestão que eu faço sempre, antes de começar a abrir uma conversa sobre determinados temas mais inovadores, que pedem um tipo de escuta mais aberto é se utilizar do Método do Palito de Fósforo.“
- “A Pedra Preciosa do livro de Alberto é o que vou chamar de Cérebro Progressivo.“
- “…Três Áreas do Nosso Cérebro: Área mais Interna, Totalmente Automatizada, Área Intermediária, Parcialmente Automatizada e Área Mais Externa, Muito pouco Automatizada.”
- “É preciso separar os Conceituadores Percepcionistas dos Padronistas. // Os Conceituadores Percepcionistas apresentam várias impressões que têm sobre determinado Problema-Foco, porém, não apresentam Padrões. // Os Conceituadores Padronistas apresentam padrões históricos do Problema-Foco, evitando chegar a conclusões baseados apenas em percepções.”
- “O Modelo de Sobrevivência 1.0 foi concebido, a partir das mídias que estavam disponíveis, para um Patamar de Complexidade Demográfica menor.”
- “Se analisarmos um formigueiro, por exemplo, veremos que ali temos um Blockchain Primitivo.” // “Um formigueiro é um ecossistema de sobrevivência, na qual cada membro da colônia pode, conforme o contexto, ser líder ou liderado, pois se utiliza de um tipo de Linguagem Algorítmica Natural.” // “A Filosofia Blockchain é a criação de um Ecossistema Para Solução de Problema, que funciona sem um centro organizador, independente das tecnologias utilizadas.”
- “Minimalismo é uma proposta de Ética do Consumo, que é uma escolha de como vamos consumir para viver. // “Quando vamos ler sobre Minimalismo e Essencialismo estamos dentro da Filosofia da Sobrevivência, parcialmente discutindo sobre a Ética de Consumo, que acaba por definir a Ética do Trabalho.”
- “O inconformismo é a marca de um Originalizador.” // “Começo com este artigo a jornada de escrever um texto maior (talvez um e-book) do que vou chamar Sistema Filosófico Originalista.” // “O SFO (Sistema Filosófico Originalista), obviamente, pode ser utilizado por qualquer pessoa, mas tem como foco inicial os Inquietos Inovadores.”
- “Mas podemos perceber um fenômeno que vou batizar de Síndrome de Vagonice.”
- “No lado novo, temos uma forma de resolver problemas, que se utiliza do Ambiente Midiático Algorítmico, que nos permite criar Organizações Curadoras.”
- “De um lado antigo, temos uma forma de resolver problemas, que se utiliza do Ambiente Midiático Sonoro, que só nos permite criar Organizações Gestoras.”
- “Os Imprevisibilistas – aqueles que NÃO acreditam ser possível prever alguma coisa sobre o futuro.” // “Os Previsibilistas – aqueles que acreditam ser possível prever alguma coisa sobre o futuro;”
- “Quando ouvimos as pessoas e percebemos o uso de uma palavra que deve ser questionada, naquele momento, estamos colocando uma Agulha de Acupuntura Conceitual, “espetando” um paradigma.”
- “Até aqui o Sapiens se utilizou de um Macro Modelo de Sobrevivência Mamífero e, pela primeira vez, estamos entrando em um Macro Modelo de Sobrevivência Insetífero.”
- “Eu diria que há na sociedade uma Equação de Pareto da Inovação, na qual 20% das pessoas tendem a desobedecer o status quo e 80% o seguem.”
- “O problema assim não é errar, pois errar é obrigatório, a meta é aumentar a taxa de Erros Saudáveis e diminuir a dos Erros Tóxicos.”
- “A Disrupção Saudável é aquela que consegue criar novas formas de pensar e agir, que conseguem resolver problemas, de forma mais adequada, aos antigos processos.”
- “É a capacidade de questionar paradigmas e aceitar novas verdades que define o valor de um Disruptor para o mundo.”
- “O Ego Aprendiz (quer aprender) – abraça problemas e está sempre querendo uma melhor solução, para um cliente, através do aprendizado;” // “O Ego Aparecedor (quer aparecer) – aquele que, ao invés de abraçar um problema, você defende com unhas e dentes uma uma solução. O foco deixa de ser o aprendizado e passa a procurar benefícios para ele mesmo.” // “O Ego Dogmático – aquele que tem uma taxa menor de aprendizado, pois se dedica apenas a defender soluções, o que acaba por gerar uma Vaidade Mais Tóxica, pois se quer mais aparecer do que aprender.”
- “Rotina Saudável – sempre sendo aprimorada, com alta taxa de reflexão; // “Rotina Tóxica – repetida, com baixa taxa de reflexão.
- “A Animalogia Positiva – aquilo que somos iguais às demais; // A Animalogia Negativa – aquilo que somos diferentes às demais.”
- “Padrinho Conceitual é um Conceituador, que apresenta um padrão consistente do fenômeno estudado, que servirá de guia para todas as análises que virão a seguir.”
- “E, finalmente, o Fator Revisante – a partir da atuação diante do fenômenos, o que ajudou a viver melhor e o que precisa ser alterado?”
- “Novas mídias, segundo nossos padrões, quando surgem têm como missão resolver Entropias Civilizacionais provocadas pelo contínuo aumento populacional.”
- A Bimodais é um ambiente de Pesquisa Progressiva.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.