Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal110522
Novas Hashtags:
#MBKM – Reflexões com os alunos desta Pós.
Frases de Divulgação do Artigo
- As Tecnologias Midiáticas são uma espécie de Órtese da Mente e quem não utiliza as mais modernas vai, aos poucos, se tornando um Sapiens com menos possibilidades.
- Tecnologia não é, como estamos usando no senso comum, as novas tecnologias, mas tudo que o ser humano cria para viver melhor.
- As faculdades de administração estão formando jovens administradores para operar num ambiente produtivo em extinção.
- Temos hoje um grave problema conceitual: as Teorias Administrativas 1.0 estão em crise, pois não conseguiram prever a chegada da Curadoria.
- Não estamos com a chegada da Civilização 2.0 desintermediando os processos, mas reintermediando de uma forma mais sofisticada.
- As intermediações que vão sendo criadas ao longo do tempo são MAIS ADEQUADAS do que as anteriores, pois a Complexidade Demográfica Progressiva assim o exige.
- A Curadoria permite quebrar a antiga barreira ao conseguir oferecer qualidade em grande quantidade a baixo custo.
- A transformação necessária hoje para quem quer liderar mercados é administrativa e não tecnológica!
Mapa(s) Mental (is) do Artigo:
Como Curadorar uma Organização Tradicional?
“Não foi uma dúvida, mas sim um ponto sobre como fazer quando empresas muito reguladas querem fazer essa ponte da transformação. Um setor como o bancário conseguiu “digitalizar”/ uberizar? Ou esta só no nível da digitalização? E as telcos?” – Simone Magalhaes. // “Como “uberizar” o Estado? Para que os benefícios dessa transformação atinja a maioria da população…” – Júlia Frozza: //“Fiquei pensando nisso ontem Julia! Como uberizar serviços altamente regulados… a exemplo do setor bancário que hoje já tem bancos digitais… qual o caminho.” – Simone Magalhães.
Arrumando alguns conceitos.
Quando aplicamos a Visão de Cenário Bimodal, diagnosticamos que quem tem liderado mercado hoje tem Curadorado.
Curadorar significa se utilizar da nova Linguagem Algorítmica para criar Ambientes Produtivos mais distribuídos, com um custo/benefício melhor para respectivos clientes.
A Curadoria permite quebrar a antiga barreira ao conseguir oferecer qualidade em grande quantidade a baixo custo.
O problema que temos hoje é que:
A Curadoria é uma Filosofia de Administração incompatível com a Gestão.
Se plantarmos um pé de Curadoria nascem Ubers e não cooperativas de táxis!
A transformação necessária hoje para quem quer liderar mercados é administrativa e não tecnológica!
Temos hoje um grave problema conceitual: as Teorias Administrativas 1.0 estão em crise, pois não conseguiram prever a chegada da Curadoria.
As faculdades de administração não conseguem entender o novo cenário, não ensinam a Curadorar, formando jovens administradores para operar num ambiente em extinção.
Se alguém quiser realmente liderar o novo mercado precisa: experimentar a Curadoria precisa:
1) os líderes do projeto precisam abraçar a Visão de Cenário Bimodal;
2) criar uma área separada (Motor 2), com recursos próprios, para criar Projetos Curadores;
3) o Motor 2 tem a missão de experimentar a Curadoria, livre – tanto na forma de pensar e agir – da Gestão.
Brasil 100% online:
“Por que se formos pensar qual a parcela da população que é consumidora de tecnologia, e por sua vez, de Uber, Netflix, etc… Exige uma mudança cultural…” – Júlia Frozza.
Aqui, antes de tudo, precisamos especificar melhor tecnologia.
Tecnologia não é, como estamos usando no senso comum, as novas tecnologias, mas tudo que o ser humano cria para viver melhor.
O que temos hoje são novas tecnologias em várias áreas e, em especial, novas Tecnologias Midiáticas, que nos permite interagir e informar melhor.
Como diz Lévy, uma nova tecnologia é um remédio para quem usa e um veneno para quem não se utiliza dela, pois vai perdendo competitividade.
As Tecnologias Midiáticas são uma espécie de Órtese da Mente e quem não utiliza as mais modernas se torna um Sapiens com menos possibilidades.
A possibilidade de amplo acesso à Internet deve ser um projeto prioritário para o país, que deve envolver empreendedores.
Precisamos colocar os jovens inconformados para pensar e colocar para rodar formas criativas de oferecer Internet para cada vez mais brasileiros.
Pode-se pensar em promover uma espécie de Macro Hackaton, um projeto do tipo Brasil 100% online.
Não existe civilização perfeita!
“Mudar as coisa para tudo permanecer como está” – essa frase está no livro “O leopardo” (que virou filme do Visconti na década de 60). O filme mostra a luta de uma elite decadente fazendo das tripas coração para permanecer no poder e manter sua influência. E aí pensei na teoria das elites, de que a história é um cemitério de elites. Será que o que estamos vivendo agora não é essa transição entre elites?”
O conceito “elite” precisa ser mais preciso.
Podemos denominar Intermediadores.
Quem, de alguma forma, intermedia os processos, passa a ter uma hegemonia maior na sociedade.
Nos novos paradigmas da Ciência Social 2.0 vemos o seguinte:
- é o uso adequado das novas Possibilidades Midiáticas, que permite que se forme as Organizações Líderes de mercado, que inclui o próprio estado;
- As Possibilidades Midiáticas se alteram com a chegada de novas Tecnologias Midiáticas;
- Quando aumentamos a Complexidade Demográfica passa haver uma demanda por novas Tecnologias Midiáticas, que permitem experimentar novas formas de Intermediação mais distribuídas;
- E se cria, assim, uma nova “Elite Intermediadora”, mais sofisticada do que a passada, que cria Ambientes Civilizacionais mais sofisticados.
Haverá sempre algum tipo de intermediação em qualquer sociedade.
Não estamos com a chegada da Civilização 2.0 desintermediando os processos, mas reintermediando de uma forma mais sofisticada.
A ideia de uma sociedade humana desintermediada é falsa.
As intermediações que vão sendo criadas ao longo do tempo são MAIS ADEQUADAS do que as anteriores, pois a Complexidade Demográfica Progressiva assim o exige.
A monarquia, por exemplo, deu lugar à reintermediação da República, que foi mais adequada para um mundo mais populoso, mas também não foi perfeita.
Não podemos procurar perfeição nas civilizações humanas, mas sempre uma adequação melhor à Complexidade Demográfica Progressiva.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565
Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro
Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.