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O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal080222

Hashtag:

#Daniel_Goleman – mergulhando neste autor (clique no link ao lado para ler toda a série de artigos).

Mapas mentais deste artigo

As melhores frases (formato vídeo): https://youtu.be/wfnb3wRb-dI

As melhores frases (formato ppt): https://bit.ly/3oi1Mi3

Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato vídeo): https://youtu.be/EzrcJI0mbvI

Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato PPT): https://bit.ly/3GwQT22

Mapas Mentais deste artigo

Frases que criei para a divulgação do artigo:

  1. quanto mais centralizado for um ambiente, mais as pessoas estarão mergulhadas nas suas emoções;
  2. quem não tem um projeto de vida, tende a ter mais dificuldade para administrar as suas emoções;
  3. uma meta de longo prazo, implica necessariamente ter a finitude como uma referência;
  4. quanto mais alguém ainda não achou uma missão de vida, mais chance tem de se aborrecer com besteiras;
  5. um gerenciamento melhor das emoções está diretamente ligado a ter se achado uma meta de longo prazo.

Vamos ao artigo:

“…não há nenhum número mágico para a multiplicidade de talentos humanos.”Goleman.

Comecemos pela síntese da síntese:

Os 10 mandamentos do autor (selecionados e interpretados por mim)

(As frases originais estão mais abaixo)

  1. Não temos apenas uma aptidão – a distorcida visão científica de uma vida mental emocionalmente vazia, segundo a qual uma única aptidão é determinante para o nosso futuro, um estreito padrão de sucesso,  com uma noção limitada de inteligência — que orientou os últimos oitenta anos de pesquisa sobre a inteligência — está mudando aos poucos, à medida que a psicologia começa a reconhecer o papel essencial do sentimento no pensamento – uma nova forma de pensar sobre os ingredientes do sucesso na vida;
  2. – As inteligências e os tipos de sucesso são incontáveis –  há centenas e centenas de maneiras de ser bem-sucedido e muitas, muitas aptidões e inteligências diferentes, pois não há um tipo específico, monolítico, de inteligência, que seja decisiva para o sucesso na vida ou um número mágico para a multiplicidade de talentos humanos;
  3. O cérebro é admiravelmente flexível – em constante aprendizagem e mudança capaz de superar as nossas falhas em aptidões emocionais;
  4. Crianças precisam aprender a encontrar seus dons – devíamos gastar mais tempo ajudando-as a identificar e cultivar suas aptidões e dons naturais (as capacidades mentais inatas) para que possam escolher uma profissão, na qual possam melhor potencializar os seus talentos e serem mais felizes e competentes. “…um sistema educativo deve alimentar e não ignorar ou mesmo frustrar (o aprender a lidar com emoções).”
  5. Aprenda a controlar seus impulsos – aprender a controlar os impulsos é uma aptidão fundamental, que melhora a saúde e aumenta o potencial intelectual, já que as pessoas mais brilhantes podem se afogar nos recifes de paixões e dos impulsos desenfreados, criando uma incapacitação cognitiva. “…é a inteligência emocional que contribui com um número muito maior das qualidades que nos tornam mais plenamente humanos…”
  6. Não fuja das emoções – dê nome a elas e conheça-as! –  a chave para uma tomada de decisão mais sábia é estar mais sintonizado com nossos sentimentos, através da autoconsciência, com a  identificação e nomeação das emoções no momento exato em que elas ocorrem, praticando uma adequação da emoção e sua manifestação: “A autoconsciência não é uma atenção que se deixa levar pelas emoções, reagindo com exagero e amplificando a percepção. Ao contrário, é um modo neutro, que mantém a auto-reflexividade mesmo em meio a emoções turbulentas.”
  7. Não se preocupe de forma exagerada  – quanto mais a pessoa é propensa a preocupações – em especial as preocupações crônicas e exageradas – mais fraco é o seu desempenho. E pior: se tornam profecias autoconcretizantes, impelindo-nos para o próprio desastre que predizem. Duas sugestões: tenha bom humor, que ajuda na criatividade e se tudo vai mal, pense que tem gente numa situação ainda pior; 
  8. Quem tem meta, tem tudo – aqueles que conduzem suas vidas em busca de suas metas de felicidade, a partir da autoconsciência, superam melhor os reveses difíceis, até mesmo alguma falta de talento, com menos distúrbios emocionais, superando um possível fracasso como algo que pode ser mudado mais adiante;
  9. As emoções dos outros vêm em “Código Morse” – as emoções das pessoas raramente são postas em palavras, cabe a nós aprender os sinais e canais não-verbais, as mensagens tácitas;
  10. Quem ama o que faz, aprende melhor – aprendemos mais quando temos alguma coisa que nos interessa e nos dá prazer quando nos empenhamos nela, pois a confiança que as pessoas têm em suas aptidões exerce um profundo efeito sobre elas.

O que mais me chamou a atenção e marquei no livro?

Pela ordem agora, vou terminar aqui o processo de Sintetização do Livro.

  • O que me mais chamou a atenção e marquei no livro?
    • Ressalvas e Comentários;
    • As 20 melhores frases do Gustavo Caetano;
    • Outras Frases top do Gustavo Caetano;
    • Frases top de outros;
    • Glossário;
    • Objetivo do livro, segundo o próprio autor;
    • Quem é o autor?;
    • Links;
    • Padrões apontados pelo autor para empreender;
    • Problemas e Soluções para empreender;
    • Curiosidades.

Ressalvas & Comentários

Goleman escreveu:

“Numa sociedade cada vez mais baseada no conhecimento…”

COMENTÁRIO:

Aqui, temos a influência dos Conhecimentistas (veja as diferentes teorias sobre as atuais mudanças aqui). Nada que prejudique a análise de Goleman, mas imagina o que ele poderia ir além se tivesse uma Teoria Forte sobre este novo cenário?

Goleman escreveu:

“Na verdade, temos duas mentes — a que raciocina e a que sente.”// “…a capacidade de ter sentimentos sobre nossos sentimentos.”

COMENTÁRIO:

Aqui, temos um velho e falso embate entre razão e emoção.

O que construímos é um razoável-emocional ou emocional-razoável, que equilibra as diferentes áreas, sempre com pitadas emocionais, o que é impossível zerar.

Goleman escreveu:

“Vivemos um momento em que o tecido social parece esgarçar-se com uma rapidez cada vez maior, em que o egoísmo, a violência e a mesquinhez de espírito parecem estar fazendo apodrecer a bondade de nossas relações com o outro.” // “Nos países desenvolvidos, a tendência é para um individualismo exacerbado, o que acarreta, consequentemente, uma competitividade cada vez maior — isso pode ser constatado nos postos de trabalho e no meio universitário.”

COMENTÁRIO:

O conceito “egoísmo” merece um certo cuidado, pois temos o tóxico e o saudável.

Todos somos egoístas, pois temos que sobreviver. O que temos são estilos de sobrevivência, que se viabilizam se servindo dos outros ou servindo aos outros.

O que ele chama de “mesquinhez de espírito” eu definiria de incapacidade de viver vidas saudáveis, cada um cumprindo mais o seu potencial.

Quando alguém cumpre o seu potencial de forma sustentável OBRIGATORIAMENTE tem que servir ao outro, prestando serviços.

É preciso registrar que Goleman é um Conhecimentista e não se aproximou da Teoria Forte das Revoluções da Sobrevivência (ver mais aqui), nas quais conseguimos identificar a Decadência Civilizacional, do fim de uma Era, em função do aumento populacional, mídia concentrada e, por causa disso, aumento da Taxa de Massificação.

O mesmo vale para o conceito “individualismo”.

Goleman escreveu:

“A raiz do altruísmo está na empatia, a capacidade de identificar as emoções nos outros; sem a noção do que o outro necessita ou de seu desespero, o envolvimento é impossível. E se há duas posições morais que nossos tempos exigem são precisamente estas: autocontrole e piedade.”

COMENTÁRIO:

O conceito de “Altruísmo” e “Piedade” merecem um certo cuidado.

Ninguém sente piedade por todo mundo, mas por um número pequeno de pessoas, com as quais se relaciona e pode ajudar.

Existe um Altruísmo Tóxico que é a ideia que se pode ajudar a todo mundo e não se ajuda, no final das contas, a ninguém.

Praticar um Altruísmo Saudável significa gerenciar bem o egoísmo.

Goleman escreveu:

“…estão a exigir maior cooperação e envolvimento entre os indivíduos.”

COMENTÁRIO:

Competir é cooperar, pois você compete por um determinado objetivo para servir alguém para cooperar com alguém de forma melhor do que outro.

Na verdade, a sociedade é uma eterna competição de quem consegue cooperar melhor do que o outro.

Revoluções da Sobrevivência abrem as portas para o aumento radical da cooperação.

Goleman escreveu:

“Os pais, em nossos dias, exercem sua paternidade sob tensões e pressões de ordem econômica que não existiam na época de nossos avós.”

COMENTÁRIO:

Como nesses autores ignoram a questão do aumento demográfico!!!

Quantas pessoas existiam no mundo, no nosso país, no nosso estado, na nossa cidade e no nosso bairro a mais do que na época dos nossos pais?

“Em vez disso, desconfio que uma infância cuja relação seja com um mundo virtual desprepararia nossos jovens para as relações face a face.”

De novo, o problema de chamar de virtual o que é, de fato, a comunicação a distância, um equívoco que apareceu também no livro do Gustavo Caetano (veja a análise aqui).

Um uso inadequado vai se espalhando e tomando conta das narrativas.

As crianças não ficam na frente de um monitor, mas se relacionando com outras crianças, através do monitor nem sempre elas estão isoladas mesmo em jogos elas estão com outras crianças.

Mas também, às vezes, isoladas, como era na leitura de um livro, ouvindo rádio ou vendo televisão.

O isolamento ainda maior foi da geração que ficou na frente da televisão, pois era sempre um para muitos e sem chance de outras alternativas, tais como um para um ou muitos para muitos.

Goleman escreveu:

“A pontuação de QI prognostica muito bem se podemos arcar com os desafios cognitivos que uma determinada posição nos oferece. Centenas, talvez milhares, de estudos demonstraram que o QI prevê quais níveis uma pessoa pode exercer numa carreira. Isto é inquestionável.”

COMENTÁRIO:

Aqui, temos uma graduação interessante.

Me lembro do filme “Mozart” de Milos Forman, quando Salieri tinha vocação para a música, mas o máximo que ele podia atingir dentro “do nível da carreira” não era a mesma que Mozart poderia.

Temos aqui uma diferenciação que não é do tipo de carreira escolhida, mas dos níveis possíveis de se chegar na carreira que você tem vocação.

(Obviamente, que se inclui aqui o esforço de cada um.)

Salieri tinha um problema que era a de não querer agradar a sua Inteligência Nativa, um Sucesso Endógeno, mas praticar um Sucesso Exógeno, no qual os outros precisavam atestar algo.

Mozart atrapalhou seus planos.

A Inteligência Construída dele para aceitar esse tipo de competição era mal feita, pois não estava ali para se servir ao seu potencial, mas a terceiros.

Goleman escreveu:

“Nós entramos num tal nível de êxtase que parece que não existimos. Tive essa sensação várias vezes. Minha mão parece ser independente de mim, e nada tenho a ver com o que se passa. Simplesmente fico ali observando, em estado de respeito e encantamento. E a coisa simplesmente flui por si mesma.”

COMENTÁRIO:

A ideia da mente como um cachorrinho, na qual quando fazemos o que gostamos o tempo e tudo o mais voa e nos enche de uma energia positiva.

Goleman escreveu:

“…aqueles que, nos tempos de estudante, saboreavam o puro prazer de pintar, que se tornaram verdadeiramente artistas.” // “Os que haviam sido motivados na escola de arte por fantasias de fama e fortuna, em sua maioria, afastaram-se da arte depois de formados.”

COMENTÁRIO:

Sucesso Endógeno, aquele que vem de dentro para fora, é fundamental para que se chegue a uma vida Existência Mais Saudável.

O que mais me chamou a atenção e marquei no livro?

As 20 melhores frases do autor

  1. “A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.”
  2. “As vantagens intelectuais de uma boa risada são mais impressionantes quando se trata de resolver um problema que exige uma solução criativa.”
  3. “…uma das maneiras de ajudar alguém a solucionar um problema é contar-lhe uma piada.”
  4. “Talvez não haja aptidão psicológica mais fundamental que a capacidade de resistir ao impulso.”
  5. “O significado básico da palavra emoção, lembrem-se, é “mover-se””.
  6. “Essa comparação com quem está pior é surpreendentemente animadora: de repente, o que parecia inteiramente desencorajador não se mostra tão ruim assim.”
  7. “O luto é útil; a depressão total, não.”
  8. “A arte de manter a tranquilidade é um dom fundamental da vida.”
  9. “O objetivo é o equilíbrio e não a supressão das emoções: cada sentimento tem seu valor e significado.”
  10. “A chave para uma tomada de decisão mais sábia é, em suma, estar mais sintonizado com nossos sentimentos.”
  11. “…a vida emocional é mais rica para os que a observam mais….”
  12. “…cérebro é admiravelmente flexível, em constante aprendizagem…”
  13. “…não há um tipo específico, monolítico, de inteligência decisiva para o sucesso na vida.”
  14. “Há centenas e centenas de maneiras de ser bem-sucedido e muitas, muitas aptidões diferentes.”
  15. “As emoções enriquecem; um modelo mental que as ignora se empobrece.”
  16. “…não há nenhum número mágico para a multiplicidade de talentos humanos.”
  17. “Devíamos gastar menos tempo avaliando as crianças e mais tempo ajudando-as a identificar suas aptidões e dons naturais, e a cultivá-los.”
  18. “Há uma piada infantil: “Como se chama um chato daqui a 15 anos?” Resposta: “Chefe.””
  19. “Nossas paixões, quando bem exercidas, têm sabedoria; orientam nosso pensamento, nossos valores, nossa sobrevivência.”
  20. “…quanto mais a pessoa é propensa a preocupações, mais fraco é o seu desempenho.”

Outras Frases top do autor

“Da perspectiva da inteligência emocional, ser esperançoso significa que não vamos sucumbir numa ansiedade arrasadora, atitude derrotista ou em depressão diante de desafios ou reveses difíceis.”

“Embora um grupo não possa ser mais “inteligente” que a soma total dessas forças específicas, pode ser muito mais burro caso seus mecanismos internos não permitam que as pessoas exibam seus talentos.”

“Um dos importantes fatores para a maximização da excelência de um grupo era o quanto os participantes eram capazes de criar um clima de harmonia interna, de forma que o talento de cada um fosse aproveitado.”

“Todos somos parte dos recursos utilizados por outrem para alterar seu estado de espírito, para o melhor ou para o pior.”

“As emoções das pessoas raramente são postas em palavras; com muito mais frequência, são expressas sob outras formas.”

“A chave para que possamos entender os sentimentos dos outros está em nossa capacidade de interpretar canais não-verbais.”

“…aprendemos mais quando temos alguma coisa que nos interessa e nos dá prazer quando nos empenhamos nela.”

“A confiança que as pessoas têm em suas aptidões exerce um profundo efeito sobre essas aptidões.”

“…pessoas esperançosas mostram menos depressão que as outras ao conduzirem suas vidas em busca de suas metas, são em geral menos ansiosas e têm menos distúrbios emocionais.”

“Os otimistas veem um fracasso como devido a algo que pode ser mudado, para que possam vencer da próxima vez, enquanto os pessimistas assumem a culpa pelo fracasso, atribuindo-o a alguma imutável característica pessoal.”

“…para um determinado nível de inteligência, nosso sucesso de fato é função não só do talento, mas também da capacidade de suportar a derrota.”

“Aqueles que conseguem gerenciar suas vidas emocionais com mais serenidade e autoconsciência parecem ter uma vantagem clara e considerável na saúde.”

“Os estados de espírito positivos, enquanto duram, aumentam a capacidade de pensar com flexibilidade e mais complexidade, tornando assim mais fácil encontrar soluções para os problemas, intelectuais ou interpessoais.”

“Nossas preocupações se tornam profecias autoconcretizantes, impelindo-nos para o próprio desastre que predizem.”

“…a capacidade de adiar a satisfação contribui muito para o potencial intelectual.”

“…uma forte ética de trabalho cultural traduz-se em maior motivação, zelo e persistência — uma vantagem emocional.”

“As nossas falhas em aptidões emocionais podem ser remediadas: em grande parte, cada um desses campos representa um conjunto de hábitos e respostas que, com o devido esforço, podem ser aprimorados.”

“Os modelos adotados pelos cientistas do conhecimento para explicar como a mente processa a informação não levam em conta o fato de que a racionalidade da mente é guiada pela emoção.”

“A distorcida visão científica de uma vida mental emocionalmente vazia — que orientou os últimos oitenta anos de pesquisa sobre a inteligência — está mudando aos poucos, à medida que a psicologia começa a reconhecer o papel essencial do sentimento no pensamento.”

“A maior contribuição que a educação pode dar ao desenvolvimento de uma criança é ajudá-la a escolher uma profissão onde possa melhor utilizar os seus talentos, onde ela será feliz e competente. Perdemos isso inteiramente de vista. “

“….a inteligência acadêmica pouco tem a ver com a vida emocional.”

“As pessoas mais brilhantes podem se afogar nos recifes de paixões e dos impulsos desenfreados.”

“Não admira que tenhamos tão pouca consciência das trevas de nossas emoções mais explosivas, sobretudo enquanto elas ainda nos mantêm escravos.”

“…o problema não está na emocionalidade, mas na adequação da emoção e sua manifestação.”

“…a inteligência emocional sempre foi tradicionalmente transmitida nos momentos da vida cotidiana — com os pais e os parentes, e na desordem das brincadeiras livres — que os jovens estão perdendo.”

“Atualmente, as crianças passam mais tempo sozinhas do que nunca na história da humanidade, olhando para um monitor.”

“… No amor romântico e relacionamentos pessoais onde, como sabemos muito bem, pessoas muito inteligentes podem fazer coisas bastante idiotas.”

“…um QI alto se torna uma habilidade “liminar”, necessária para simplesmente entrar e continuar no jogo.”

“…a inteligência acadêmica não oferece praticamente nenhum preparo para o torvelinho — ou para a oportunidade — que ocorre na vida.”

Frases top de outros

“Os CEOs são contratados por seu intelecto e habilidade empresarial — e são despedidos por falta de inteligência emocional” – Anônimo.

“…é difícil continuar zangado quando estamos nos divertindo.” – Zillmann.

“A raiva nunca é sem motivo, embora raramente tenha um bom motivo.” – Benjamin Franklin.

“Se você conseguir colocar em palavras o que está sentindo, o sentimento fica sob seu controle.” – Henry Roth.

“O que é necessário é a emoção na dose certa, o sentimento proporcional à circunstância.” – Aristóteles.

“Qualquer um pode zangar-se — isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa — não é fácil. Aristóteles.

“…no dia-a-dia, nenhuma inteligência é mais importante do que a intrapessoal.” – Gardner.

“A vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem.” Horace Walpole. 

“Saber que uma pessoa é um excelente aluno é saber apenas que ela é muitíssimo boa na obtenção de boas notas. Nada nos diz de como ela reage às vicissitudes da vida.” – Karen Arnold.

“As realizações criativas dependem de uma imersão obstinada.” – Csikszentmihalyi.

Glossário

  1. inteligência emocional” vem substituir o conceito inquestionável de QI como critério de excelência na vida era – “eis que surge, de repente, uma nova forma de pensar sobre os ingredientes do sucesso na vida.” // “A recomendação de Sócrates — “Conhece-te a ti mesmo” — é a pedra de toque da inteligência emocional: a consciência de nossos sentimentos no momento exato em que eles ocorrem.” // “Ao contrário do QI, com seus quase cem anos de história de pesquisa junto a centenas de milhares de pessoas, a inteligência emocional é um conceito novo.” // “…o argumento a favor da importância da inteligência emocional depende da ligação entre sentimento, caráter e instintos morais.” // “Entretanto, usando uma medição denominada “maleabilidade do ego”, que se assemelha bastante à inteligência emocional.”
  2. “Um estado de euforia branda — hipomania, como é tecnicamente chamada — parece ideal para escritores e outros em vocações criativas que exigem fluidez e diversidade imaginativa de pensamento.”
  3. “Na medida em que nossas emoções atrapalham ou aumentam nossa capacidade de pensar e fazer planos, de seguir treinando para alcançar uma meta distante, solucionar problemas e coisas assim, elas definem os limites de nosso poder de usar nossas capacidades mentais inatas, e assim determinam como nos saímos na vida. “
  4. “…uma das principais maneiras de determinar se um estado depressivo vai persistir ou passar é o grau de ruminação das pessoas. “
  5. “As emoções que fremem abaixo do limiar da consciência podem ter um poderoso impacto na maneira como percebemos e reagimos, embora não tenhamos ideia de que elas estão atuando.”
  6. “É evidente que não há mal quando a preocupação funciona; tentando resolver um problema — ou seja, empregando a reflexão construtiva, que pode parecer preocupação —, talvez surja a solução.”
  7. “O que é problema são as preocupações crônicas, aquelas que se repetem eternamente e nunca se aproximam de uma solução positiva.”
  8. “Em todas essas condições, o denominador comum é a preocupação exagerada.”
  9. “O que os mantinha acordados eram os pensamentos intrusos.”
  10. “…de “incapacitação cognitiva” — em outras palavras, as pessoas não mais podem pensar direito. Depois que já estão com muita raiva, descartam a informação atenuante com um “Mas que pena!” ou “Quanta baboseira”, como observou delicadamente o pesquisador.”
  11. Quando se tem raiva, é preciso procurar um “bosque amigo“.
  12. “Ellen não era a única pessoa que se frustrava com a frieza de Gary; segundo ele relatou ao terapeuta, era incapaz de falar abertamente de seus sentimentos com qualquer outra pessoa. Motivo: não tinha consciência do que sentia. Até onde lhe era dado saber, não sentia raivas, tristezas ou alegrias.”
  13. “…autoconsciência — saber o que sentimos enquanto as emoções se revolvem dentro de nós…”
  14. “…tornara-se igual ao de um computador, capaz de executar todas as etapas para solucionar um problema, mas incapaz de atribuir valores às diferentes possibilidades…
  15. “…somatização, isto é, quando uma dor emocional se expressa através de uma dor física (o que é diferente da doença psicossomática, em que problemas emocionais causam doenças físicas autênticas)”
  16. “A frieza emocional de Gary exemplifica o que os psiquiatras chamam de alexitimia, do grego a (ausência), léxis (palavra) e thymós (emoção).”
  17. “Não é que os alexitímicos não sintam, mas não sabem — e sobretudo não podem expressar em palavras — precisamente quais são seus sentimentos.”
  18. “Em termos da mecânica neural da consciência, essa sutil mudança de atividade mental presumivelmente avisa que os circuitos neocorticais estão monitorando ativamente a emoção, primeiro passo para adquirir algum controle. Essa consciência das emoções é a aptidão emocional fundamental sobre a qual se fundam outras, como o autocontrole emocional.”
  19. Autoconsciência, em suma, significa estar “consciente ao mesmo tempo de nosso estado de espírito e de nossos pensamentos sobre esse estado de espírito”
  20. “Essa autoconsciência parece exigir um neocórtex ativado, sobretudo nas áreas da linguagem, sintonizado para identificar e nomear as emoções despertadas.”
  21. “Os psicólogos falam de metacognição — um termo um pouco pesado — para referirem-se à consciência do processo de pensar, e metaestado de espírito para a consciência de nossas emoções. Eu prefiro o termo autoconsciência, no sentido de permanente atenção ao que estamos sentindo internamente. Nessa consciência auto-reflexiva, a mente observa e investiga o que está sendo vivenciado, incluindo as emoções.”
  22. “Entre as inteligências práticas tão altamente valorizadas, por exemplo, no espaço profissional, está aquela sensibilidade que permite aos administradores eficientes captar mensagens tácitas.”
  23. “..testes de QI é um fator de previsão mais direta de sucesso em sala de aula ou como professor, mas cada vez menos quando os caminhos da vida se afastam da academia.”
  24. “…manipular outras pessoas — levá-las a fazer o que queremos, em detrimento de suas próprias vontades.”
  25. “Essa visão multifacetada da inteligência oferece um quadro mais rico da capacidade e do potencial de uma criança para o sucesso do que o QI padrão.”
  26. “…para desenvolver paixões que poderão um dia conduzi-las para além da eficiência — até a maestria.”
  27. Inteligência interpessoal é a capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. As pessoas que trabalham em vendas, políticos, professores, clínicos e líderes religiosos bem-sucedidos provavelmente são todos indivíduos com alto grau de inteligência interpessoal.” //
  28. A inteligência intrapessoal (…) é uma aptidão correlata, voltada para dentro. É uma capacidade de formar um modelo preciso, verídico, de si mesmo e poder usá-lo para agir eficazmente na vida.”
  29. inteligência interpessoal inclui “a capacidade de discernir e responder adequadamente ao humor, temperamento, motivação e desejo de outras pessoas”.
  30. “…Reconhece que os testes que nos tiranizaram quando passamos pela escola.”
  31. “…noção limitada de inteligência, uma noção sem ligação com a verdadeira gama de talentos e aptidões que são importantes para a vida, acima e além do QI.”
  32. “…repete a forma de pensar segundo a qual uma única aptidão é determinante para o nosso futuro. Esse modo de pensar está impregnado na sociedade.”
  33. “…um amplo espectro de inteligências, com sete variedades principais.”
  34. “E avaliamos todos, ao longo do percurso, conforme satisfaçam ou não esse estreito padrão de sucesso.”
  35. “As pessoas com prática emocional bem desenvolvida têm mais probabilidade de se sentirem satisfeitas e de serem eficientes em suas vidas, dominando os hábitos mentais que fomentam sua produtividade; as que não conseguem exercer nenhum controle sobre sua vida emocional travam batalhas internas que sabotam a capacidade de concentração no trabalho e de lucidez de pensamento.”
  36. “seja brilhante em qualquer área onde as “aptidões pessoais” sejam úteis, atividades essas que vão do comércio e administração até a diplomacia.”
  37. “O Projeto Spectrum parte do princípio de que o repertório humano de aptidões vai muito além da estreita faixa de aptidões com palavras e números enfocados por escolas tradicionais.”
  38. “…a aptidão emocional é uma metacapacidade que determina até onde podemos usar bem quaisquer outras aptidões que tenhamos, incluindo o intelecto bruto.”
  39. “O fato de o cérebro pensante ter se desenvolvido a partir das emoções revela muito acerca da relação entre razão e sentimento; existiu um cérebro emocional muito antes do surgimento do cérebro racional.”
  40. “Quando estamos sob o domínio de anseios ou fúria, perdidamente apaixonados ou transidos de pavor, é o sistema límbico que nos tem em seu poder.” //nos problemas cruciais que dizem respeito ao coração e, mais especialmente, nas emergências emocionais, pode-se dizer que eles se submetem ao sistema límbico. “
  41. “A sensação de felicidade causa uma das principais alterações biológicas. A atividade do centro cerebral é incrementada, o que inibe sentimentos negativos e favorece o aumento da energia existente, silenciando aqueles que geram pensamentos de preocupação.” //“Essa configuração dá ao corpo um total relaxamento, assim como disposição e entusiasmo para a execução de qualquer tarefa que surja e para seguir em direção a uma grande variedade de metas.”
  42. Tristeza: é possível que essa perda de energia tenha tido como objetivo manter os seres humanos vulneráveis em estado de tristeza para que permanecessem perto de casa, onde estariam em maior segurança.”
  43. “…uma onda de impulso mesquinho que corre desenfreada.”
  44. “Ninguém está a salvo dessa errática maré de descontrole e de posterior arrependimento.”
  45. “Da mesma forma, as qualidades de QE como a autoconsciência, o gerenciamento de emoções destrutivas e a empatia serão lugares-comuns nos locais de trabalho, “qualidades obrigatórias” para ser contratado e conseguir promoções, e especialmente necessárias para a liderança.”
  46. “…e as funções executivas do córtex pré-frontal, que controlam a memória funcional — o que guardamos na cabeça durante o aprendizado — e inibem impulsos emocionais destrutivos…”
  47. “…Isto sugere veementemente que a neuroplasticidade — a modelagem do cérebro através de experiências repetidas — exerce um papel crucial nos benefícios do SEL…
  48. “…neurociência afetiva, que explora como as emoções são reguladas pelo cérebro…”
  49. “…programas ensinando habilidades de inteligência emocional a crianças…”
  50. “…as atividades de empatia devem tornar a criança capaz de identificar as pistas não-verbais.”
  51. “Enquanto a inteligência emocional determina nosso potencial para aprender os fundamentos do autodomínio e afins, nossa competência emocional mostra o quanto desse potencial dominamos de maneira que ele se traduza em capacidades profissionais.”
  52. “A esperança é a capacidade de “acreditar que se tem a vontade e os meios de atingir as próprias metas, quaisquer que sejam”.
  53. “A chave para um alto QI de grupo é a harmonia existente entre os membros que o compõem.”
  54. “Contudo, se essas aptidões interpessoais não são equilibradas por um agudo senso das próprias necessidades e sentimentos, e de como satisfazê-los, podem levar a um vazio sucesso social — uma popularidade ganha à custa da própria satisfação real.”
  55. “…o camaleão social se mostrará como pareçam querer aqueles com quem ele esteja. //Mas os camaleões sociais não dão a mínima para dizer uma coisa e fazer outra, se isso lhes valer aprovação social. Simplesmente convivem com a discrepância entre sua imagem pública e sua realidade privada. A psicanalista Helena Deutsch chamou essas pessoas de “personalidades condicionais”, mudando de persona com notável plasticidade à medida que captam sinais dos que as cercam.”
  56. “Um padrão mais saudável, claro, é equilibrar a fidelidade a si mesmo com aptidões sociais, usando-as com integridade.”
  57. “Não têm ouvido emocional. As notas e os acordes emocionais que são entoados nas palavras e ações das pessoas — um tom revelador ou mudança de postura, o silêncio eloqüente ou o tremor que trai — passam despercebidos.”
  58. “Esse pequeno gesto revela um talento para o relacionamento, uma aptidão emocional essencial para a preservação de relacionamentos estreitos, seja no casamento, com amigos ou numa parceria comercial.”
  59. “…empátheia, “entrar no sentimento.”
  60. “Os psicopatas são notórios por serem ao mesmo tempo encantadores e completamente desprovidos de remorso, mesmo em relação aos atos mais cruéis e impiedosos.”// “Os psicopatas são também deslavados mentirosos, prontos a dizer qualquer coisa para conseguir o que querem, e manipulam as emoções das vítimas com o mesmo cinismo.”
  61. “…todo relacionamento, que é a raiz do envolvimento, vem de uma sintonia emocional, da capacidade de empatia.”
  62. “…auto-eficácia, a crença de que somos capazes de exercer controle sobre os fatos de nossa vida e de que podemos enfrentar os desafios que surgirem.”
  63. “A capacidade de entrar em fluxo é inteligência emocional no ponto mais alto; o fluxo representa, talvez, a última palavra na canalização das emoções a serviço do desempenho e aprendizado.”//“…O fluxo é um estado de auto-abandono….”//O fluxo ocorre naquela zona delicada entre o tédio e a ansiedade.”//“Ver alguém em fluxo dá a impressão de que o difícil é fácil.”
  64. “Pode-se dizer que o domínio num ofício ou aptidão é estimulado pela experiência do fluxo — que a motivação para se aperfeiçoar cada vez mais em alguma coisa, seja tocar violino, dançar ou separar genes, é pelo menos em parte estar em fluxo quando a realizando.”
  65. “…o otimismo demasiado ingênuo pode ser desastroso.”
  66. “Uma das origens da perspectiva positiva ou negativa talvez seja o temperamento inato.”

Objetivo do livro, segundo o próprio autor

  1. “Quando escrevi Inteligência Emocional, vi o meu papel como o de um jornalista científico cobrindo uma nova e significativa tendência na psicologia, particularmente a junção da neurociência com o estudo das emoções.” 
  2. “A questão é: como podemos levar inteligência às nossas emoções, civilidade às nossas ruas e envolvimento à nossa vida comunitária?”
  3. “…eu atuo como um guia numa viagem através de percepções científicas acerca das emoções…”
  4. “…entender o que significa — e como — levar inteligência à emoção.”
  5. “Este livro é um guia que se destina a procurar sentido no que não tem sentido.”
  6. “…(oferecer) novos remédios para nossa crise emocional coletiva.”
  7. “…como podemos levar inteligência às nossas emoções.”

Quem é o autor?

Daniel Goleman (nascido a 7 de março de 1946) é um jornalista científico dos Estados Unidos. Por doze anos, escreveu para o The New York Times, principalmente sobre avanços nos estudos do cérebro e das ciências comportamentais.

Links

O influente livro de Gardner “Frames of Mind” (Estados de Espírito), de 1983.

Padrões

“…quanto mais consciente estivermos acerca de nossas próprias emoções, mais facilmente poderemos entender o sentimento alheio.”

Problemas e Soluções para se viver melhor

  1. “…(aqueles que) entendem que o QI é um dado genético impossível de ser alterado pela experiência de vida, e que nosso destino é, em grande parte, determinado pela aptidão intelectual recebida geneticamente.”
  2. “…as preocupações sufocam a razão.”
  3. “Em vez de produzir soluções para o perigo que imaginam, os preocupados normalmente ficam ruminando sobre o perigo em si, imergindo de uma maneira discreta no pânico a ele associado, sem conseguir parar de pensar.”
  4. “…os alunos devem aprender a reconhecer e classificar com precisão seus sentimentos e como eles os levam a agir.”
  5. “O riso, como a euforia, parece ajudar as pessoas a pensar com mais largueza e a fazer associações de forma mais livre, percebendo relações que de outro modo poderiam ter-lhes escapado — uma aptidão mental importante não apenas na criatividade, mas para reconhecer relacionamentos complexos e prever as consequências de uma determinada decisão.”
  6. “Estudos sobre atletas olímpicos, músicos de fama mundial e grandes mestres de xadrez constatam que o que eles têm em comum é a capacidade de motivarem-se para seguirem implacáveis rotinas de treino.”
  7. “A iniciação precoce oferece uma vantagem para a vida inteira.”
  8. “E essa obstinação depende de características emocionais — entusiasmo e persistência diante dos reveses — acima de tudo mais.”
  9. “Outro eficaz supressor da depressão é prestar ajuda a quem necessita. Como a depressão se nutre de ruminações e preocupações com o ego, ajudar aos outros nos tira dessas preocupações, na medida em que entramos em empatia com outras pessoas e seus próprios sofrimentos.”
  10. “Um método mais construtivo para levantar o ânimo, informa Diane, é armar um pequeno triunfo ou sucesso fácil: enfrentar uma tarefa doméstica há muito adiada, ou cumprir outro dever de que é preciso se desincumbir.”
  11. “…aprender a contestar os pensamentos centrais da ruminação — questionar sua validade e pensar em alternativas mais positivas. A outra é programar intencionalmente acontecimentos agradáveis, que distraiam.”
  12. “Com a prática, as pessoas aprendem a identificar as preocupações num ponto cada vez mais perto do início da espiral de ansiedade.”
  13. “Uma de suas recomendações é usar a autoconsciência para captar pensamentos cínicos ou hostis, assim que surjam, e anotá-los.”
  14. “Pode haver uma condição específica na qual soltar a raiva funcione: quando ela é expressa diretamente à pessoa visada, quando devolve o senso de controle ou corrige uma injustiça, ou quando inflige o “dano certo” à outra pessoa e faz com que ela modifique alguma atividade ofensiva sem fazer retaliação.”
  15. “Agora é possível afirmar cientificamente: ajudar as crianças a aperfeiçoar sua autoconsciência e confiança, controlar suas emoções e impulsos perturbadores e aumentar sua empatia resulta não só em um melhor comportamento, mas também em uma melhoria considerável no desempenho acadêmico.”
  16. “Que fatores entram em jogo, por exemplo, quando pessoas de alto QI malogram e aquelas com um QI modesto se saem surpreendentemente bem? Eu diria que o que faz a diferença são aptidões aqui chamadas de inteligência emocional, as quais incluem autocontrole, zelo e persistência, e a capacidade de automotivação.”
  17. “..devem ser capazes de analisar o que gera estresse nelas ou o que as motiva a ter desempenhos melhores.”
  18. “Howard Gardner, psicólogo de Harvard que criou a teoria de inteligências múltiplas, vê o fluxo e os estados positivos que o caracterizam como parte da maneira mais saudável de ensinar às crianças, mobilizando-as em vez de utilizar ameaças ou promessas de recompensa.”
  19. “Do ponto de vista da inteligência emocional, o otimismo é uma atitude que protege as pessoas da apatia, desesperança ou depressão diante das dificuldades.”

Curiosidades

A diferença entre uma Inteligência mais ou menos construída:

  1. “A inteligência emocional prevalece sobre o QI apenas naquelas áreas “tenras” nas quais o intelecto é relativamente menos relevante para o sucesso — nas quais, por exemplo, autocontrole emocional e empatia podem ser habilidades mais valiosas do que aptidões meramente cognitivas.”
  2. “Porém o QI cai por terra quando a questão é prognosticar quem, em meio a um grupo talentoso de candidatos dentro de uma profissão intelectualmente exigente, será o melhor líder.”
  3. “…principais líderes, descobriremos que os indicadores de QI e aptidões técnicas caem para o final da lista quanto mais alto for o cargo. (O QI e as aptidões técnicas são fortes indicadores de excelência em empregos menos qualificados.)…”

 

Mapas Mentais a serem construídos, a partir das demandas

Inteligência emocional:

  • a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços;
  • controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos;
  • de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante;
  • capacidade, adquirida na infância, de lidar com frustrações, controlar emoções e de relacionar-se com outras pessoas.

Vocações:

  • fluência verbal;
  • raciocínio lógico-matemático;
  • aptidão espacial;
  • aptidão esportiva;
  • interpessoais;
  • aptidão intrapsíquica.

A inteligência interpessoal:

  • liderança;
  • capacidade de manter relações e conservar amigos;
  • resolver conflitos;
  • análise social.

Inteligência emocional

  • conhecer as próprias emoções, autoconsciência;
  • lidar com emoções para que sejam apropriados;
  • motivar-se – pôr as emoções a serviço de uma meta;
  • reconhecer emoções nos outros;
  • lidar com relacionamentos.

O homem de alto QI é tipificado assim:

  • ampla gama de interesses e capacidades;
  • ambicioso, produtivo, previsível e obstinado;
  • desprovido de preocupação sobre si mesmo.
  • crítico, condescendente, inoportuno;
  • inibido, pouco à vontade do ponto de vista sexual e sensual;
  • inexpressivo e desligado;
  • emocionalmente frio.

Por outro lado, as pessoas com um alto grau de inteligência emocional são assim:

  • socialmente equilibrados;
  • comunicativos e animados;
  • não inclinados a receios ou a ruminar preocupações;
  • capacidade de engajamento com pessoas ou causas;
  • assumir responsabilidades;
  • ter uma visão ética;
  • solidários e atenciosos em seus relacionamentos;
  • vida emocional rica, mas correta;
  • sentem-se à vontade consigo mesmos, com os outros e no universo social em que vivem.

Componentes de inteligência interpessoal:

  • Organizar grupos;
  • Negociar soluções;
  • Ligação pessoal – reagir adequadamente aos sentimentos e preocupações das pessoas;
  • Análise social -poder detectar e intuir sentimentos, motivos e preocupações das pessoas.

Como criticar?

  • ofereça uma solução;
  • faça a crítica pessoalmente;
  • seja sensível.

É isso, que dizes?

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PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

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One Response to “#3 – Os Dez Mandamentos de Goleman”

  1. […] Neste artigo, vou agora sair da Contextualização da Leitura (que fiz aqui) e partir para a Sintetização, que começo aqui (e continuo aqui). […]

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