O áudio do artigo
Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal040222
Hashtag:
#Daniel_Goleman – mergulhando neste autor (clique no link para ler toda a série de artigos).
As melhores frases (formato vídeo): https://youtu.be/wfnb3wRb-dI
As melhores frases (formato ppt): https://bit.ly/3oi1Mi3
Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato vídeo): (ainda em produção)
Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato PPT): https://bit.ly/3GwQT22
Mapas mentais deste artigo
Frases que criei para a divulgação do artigo
- Inspirado em Goleman: a provocação pode até ser do outro , mas a reação será sempre tua.
- Conceituadores da Felicidade refletem como transformar nossos potenciais em uma missão de vida e nos permitir uma existência mais saudável.
- Um empreendedor com problemas pessoais sérios dificilmente conseguirá sucesso numa empreitada.
- A inovação disruptiva, com alta taxa de incerteza, exige do empreendedor um forte equilíbrio emocional.
- Goleman defende uma visão sobre a inteligência humana mais flexível e multidiversificada.
- Gosto de livros mais finos, nos quais os autores são mais focados em menos tópicos.
Vamos ao artigo
“…o problema não está na emocionalidade, mas na adequação da emoção e sua manifestação.” – Goleman.
Vou apresentar neste primeiro artigo a Contextualização da Leitura e partir, na sequência, no segundo, a Sintetização da Leitura (que fiz aqui).
Na Contextualização, temos duas fases:
- a Contextualização Geral – a a comparação do autor com outros autores que abordam temas similares para criar um Modus Pensante atrelado ao foco dos BIMODAIS, que é o de oferecer uma visão mais adequada das atuais mudanças;
- a Contextualização Específica – do autor com a Narrativa Bimodal, diante da Revolução da Sobrevivência 4.0 (detalharei mais sobre isso aqui), que estamos assistindo.
Comecemos.
Contextualização Geral
Goleman se aproxima de Mark Manson (fiz análise de Manson aqui.)
São Conceituadores da Felicidade, autores preocupados com a forma de agir e pensar das pessoas na direção de aumento da taxa da felicidade de cada um.
Os Conceituados da Felicidade são autores importantes para os Empreendedores Inovadores, pois é bom que se saiba que primeiro vem a pessoa e, só então, o empreendedor e não contrário (vou detalhar mais essa visão aqui).
Conceituadores da Felicidade refletem como transformar nossos potenciais em uma missão de vida e nos permitir uma existência mais saudável.
Um empreendedor com problemas pessoais sérios dificilmente conseguirá sucesso numa empreitada, ainda mais se for num ambiente de inovação e incerteza, que exige muito equilíbrio emocional.
Bom destacar também que:
Empreendedor – para os BIMODAIS – é todo aquele que quer levar a sua vida de forma mais personalizada, autônoma, conseguindo se sustentar por conta própria e potencializando, ao máximo, as suas vocações, montando ou não a sua empresa, sendo ela individual ou gigante.
Goleman é um Conceituador da Felicidade muito mais embasado do que Manson.
- Diria que Manson viveu e refletiu sobre a sua experiência, ele vem da vida para as ideias.
- E Goleman, ao contrário, vem das ideias para a vida.
Diria que na formação do Sapiens 2.0 (um sinônimo para empreendedores) os dois autores são relevantes para uma estruturação emocional, base fundamental para viver num mundo mais aberto e competitivo.
Manson é de uma leitura mais fácil e deveria vir, num processo de formação, na frente de Goleman.
Goleman tem o mesmo problema de Taleb (que analisei aqui) e de Goldratt (que analisei aqui).
Ele é muito profícuo.
Quer abordar temas demais em um livro só. E isso dificulta um pouco a leitura.
Geralmente, gosto de livros mais finos, nos quais os autores são mais focados em um determinado problema e esgotam as variantes dele.
Talvez, vários livros menores fosse melhor para Goleman.
Num resumo dos resumos do que motivou Goleman a escrever o livro eu diria que ele defende o autoconhecimento das emoções para que possamos lidar melhor com elas.
Mostra que no passado a preocupação dos psicólogos e estudiosos da mente era mais voltada para um tipo de inteligência baseada no QI (Quoeficiente de Inteligência), que massificava as pessoas e reduzia a quantidade de vocações disponíveis.
“inteligência emocional” vem substituir o conceito inquestionável de QI como critério de excelência na vida era – “eis que surge, de repente, uma nova forma de pensar sobre os ingredientes do sucesso na vida.” // “Essa visão multifacetada da inteligência oferece um quadro mais rico da capacidade e do potencial de uma criança para o sucesso do que o QI padrão.”
Goleman defende que as pessoas, em especial a educação infantil, não estão sendo preparadas para lidar com a complexidade das situações que a vida nos coloca.
E acredita que é necessário uma mudança de percepção dos profissionais do ramo, da sociedade em geral, dos educadores para que as pessoas aprendam a lidar melhor tanto com as suas emoções quanto a dos outros.
Ele defende a passagem de uma visão da inteligência mais monolítica e massificada para uma mais flexível e multidiversificada.
Contextualização Específica
Goleman se enquadra dentro da Narrativa Bimodal, como um Autor Renascentista, que aborda o tema da Felicidade Saudável.
A Felicidade Saudável é algo fundamental para a vida do empreendedorismo, pois vários autores destacam que muitas vezes um projeto é abortado, pois as pessoas percebem que pegaram a “estrada da felicidade errada“.
Os Autores Renascentistas são aqueles que captam o Zeitgeist (espírito do tempo), da nova Era, sem necessariamente ter consciência dos Macro Movimentos da atual Revolução da Sobrevivência 4.0 na direção de cada vez mais individualização.
A Revolução da Sobrevivência 4.0 é um fenômeno que visa o empoderamento dos indivíduos, na direção do aumento da diversidade e personalização das pessoas.
Goleman fala o seguinte nessa direção da Inteligência Massificada para uma mais Personalizada:
“…não há um tipo específico, monolítico, de inteligência decisiva para o sucesso na vida.”// “Há centenas e centenas de maneiras de ser bem-sucedido e muitas, muitas aptidões diferentes.”
Se compararmos as duas frases acima, com a visão de Napoleon Hill, por exemplo, (que analisei aqui) temos um fosso de um Sucesso Massificado de Hill com um Personalizado de Goleman (onde se inclui Manson também.)
Estes movimentos pró-personalização vão ocorrendo de forma espontânea em todos os setores, inclusive dos conceituadores nas Ondas Secundárias da maior que é a Revolução da Sobrevivência 4.0.
O Sapiens está, portanto, por causa do Aumento da Complexidade Demográfica sendo OBRIGADO a participar cada vez mais dos processos e decisões da sociedade.
Uma Tecnoespécie como a nossa só consegue sustentabilidade da sobrevivência, se de tempos em tempos aumentar o empoderamento das pessoas.
E para que se possa empoderar as pessoas passamos a ter que modificar a nossa forma de nos enxergar.
Mais ainda.
Quando temos uma concentração produtiva, não adianta uma aposta em uma Felicidade Saudável, pois simplesmente não haverá espaço na sociedade para que ela ocorra por falta de possibilidades.
Fato é que quando o Sapiens aumenta a população NATURALMENTE, com o tempo, há um processo de Massificação na Sociedade.
Quando surgem novas mídias, conseguimos superar os limites de sobrevivência e fazemos a passagem da massificação para a personalização.
Uma Revolução da Sobrevivência tem como Faísca Detonante uma nova mídia e tem como foco o aumento da participação das pessoas nos processos e decisões.
O livro de Goleman se encaixa bem na nova formação mais personalizada do Sapiens 2.0, que precisa ser muito mais maduro, pois passa a viver num mundo com maiores taxas de:
- inovação;
- personalização;
- competição;
- excelência.
Temos, em larga escala, uma passagem de uma Inteligência Exógena (massificada e definida e formatada de fora para dentro) para uma Endógena (personalizada e definida e formatada de dentro para fora).
Muitas dicas de Goleman são úteis nesta preparação – é o que veremos na sequência no processo de Sintetização do livro.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565
Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro
Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.
Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.
O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:
(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)
[…] Leitura Empreendedora: da passiva para a ativa #1 – “Inteligência Emocional – Teoria” de Daniel Goleman – o que apre… […]