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Qual é a abordagem do artigo?
Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.
Mapas mentais deste artigo
As melhores frases (formato vídeo): https://youtu.be/7cxpR2SRyaQ
As melhores frases (formato ppt): https://bit.ly/35jKESd
Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato vídeo): (coloco no final do trabalho)
Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato PPT): https://bit.ly/3G2WDjK
Vamos ao artigo:
“Ninguém quer ficar perto de um cara que acha que tem todas as respostas.” – Gustavo Caetano.
Podemos dizer que temos três análises sobre as explícitas e disruptivas mudanças do Mundo Contemporâneo:
- A Tradicional – que é utilizada pelas organizações estabelecidas;
- A Inovadora Operacional – que é a utilizada pela maior parte dos novos Empreendedores Digitais;
- E a Inovadora Filosófica – que é ignorada pelos tradicionais, ainda pouco utilizada pela maior parte dos Empreendedores Digitais e está sendo criada pelas novas Empresas Focadas na Mudança de Visão.
A BIMODAIS é uma Empresa Focada na Mudança de Visão.
Nosso objetivo é, antes de tudo, que as pessoas mudem a forma de pensar, para só então, alterar a forma de agir.
Não se chega a uma nova forma de pensar a sociedade humana apenas pela observação de curto prazo, mas pela comparação de padrões históricos no longo prazo.
Na verdade, temos hoje no mercado pré-teorias e teorias sobre as atuais mudanças.
Uma Pré-Teoria é um conjunto de percepções dos sentidos, que deve dar início a um processo de:
- escolha da Faísca Detonante;
- na procura de Padrões Históricos de um determinado fenômeno;
- para procurar, a partir disso, as forças envolvidas e quais são as tendências futuras.
Lendo os livros sobre Empreendedorismo Digital se percebe que se trabalha não com Teorias, mas com Pré-Teorias.
Uma Pré-Teoria é uma explicação fraca do que está ocorrendo e só consegue projetar cenários, no máximo de médio prazo.
Quanto mais longe um Empreendedor Digital consegue enxergar, mais poderá disruptar com o seu projeto.
Assim, temos um problema no Mercado Empreendedor Digital brasileiro, de maneira geral, que está escolhendo Teorias Fracas e isso está atrapalhando.
Não ao ponto de não se conseguir empreender ou se ganhar dinheiro.
Mas na qualidade do empreendedorismo e no próprio posicionamento das empresas digitais brasileiras no cenário mundial.
Seria possível ir muito mais além na Inovação Disruptiva se os Empreendedores Digitais Brasileiros compreendessem a importância de Teorias Fortes.
E conseguissem identificar rapidamente o que é uma Teoria Fraca de uma Forte.
Em geral, um Empreendedor Digital Operacional que faz sucesso – como é o caso do Gustavo Caetano – tem uma mente poderosa para determinadas atividades.
Porém, entender o cenário geral e desenvolver teorias explicativas do que está ocorrendo demanda um outro tipo de mente, um outro tipo de perfil.
Estamos falando da demanda da formação de Empreendedores Filosóficos – Teóricos, que têm determinadas capacidades e perfil que os Empreendedores Operacionais não têm e vice-versa.
Podemos dizer que se tivéssemos a preocupação de formar “duplas de vôlei” entre os Empreendedores Operacionais e os Filosóficos-Teóricos iríamos muito mais além do que estamos conseguindo.
Dentre deste cenário, o livro “Pensar Simples” de Gustavo Caetano se encaixa bem dentro de uma literatura Empreendedora Digital Operacional, com vários méritos na metodologia empreendedora e diversas falhas teóricas.
Temos, de maneira geral, uma espécie de Teoriafobia no mercado.
As pessoas acreditam naquela frase famosa, mas totalmente falsa de que “na prática, a teoria é outra“.
O que precisamos aprender é que não existe o fazer sem o pensar antes.
Uma Metodologia é filha de uma Teoria, que é neta de uma Filosofia. Nenhuma delas existiria sem as outras.
Assim, o adequado seria dizer que é de uma teoria consistente, criando o cenário geral de longo prazo, que teremos operações consistentes e vice-versa.
Quando leio o livro de Gustavo Caetano vejo um retrato nítido do Modus Pensante do Empreendedor Digital Operacional Brasileiro.
Temos hoje no mundo dos Empreendedores Digitais Operacionais Brasileiro uma capacidade gigante de tirar leite de pedra, mas uma base teórica ruim.
O Empreendedor Digital Operacional Brasileiro, de maneira geral, utiliza Teorias Fracas, que estão por aí sendo oferecidas, querendo aplausos, dinheiro e fama rápida.
Porém, não é de aplausos ou prêmios que vivem as teorias, mas da sua capacidade persistente e com método de se aproximar dos fatos.
Os estudiosos das mudanças teóricas, em particular Thomas Kuhn (1922 – 96) sempre dizem que nos momentos de anomalia de uma determinada ciência, temos muito mais fumaça (teorias fracas, que ficaram ou já nasceram obsoletas) e pouco fogo (teorias fortes, que explicam melhor os fatos).
O interessante é que as pessoas apostam na inovação em todos os campos, mas se esquecem que é preciso inovar TAMBÉM na filosofia e teoria para explicar o digital.
Há no mercado, de forma generalizada, um questionamento das autoridades, mas se aceita Teorias Fracas justamente por que foram ditas por autoridades de plantão.
Hoje, as teorias que estão sendo consumidas no mercado dos Empreendedores Digitais Brasileiros não venceram pela sua capacidade lógica, mas pelas técnicas da propaganda.
As organizações digitais inovadoras, como é descrito no livro de Gustavo Caetano, abraçam Teorias Gerais da Mudança, que se distanciam da Visão Tradicional, mas isso não quer dizer que são as mais fortes.
A Visão Operacional Inovadora supera a Visão Tradicional, mas isso poderia ser ainda melhor se houvesse a preocupação de agregar uma Visão Filosófico Inovadora.
Há um gap no mercado de boas teorias e boa parte deste problema é de uma academia totalmente distante dos problemas que a sociedade vive hoje em dia.
O pesquisador brasileiro – que opera nos centros de pesquisa tradicionais – está muito mais preocupado em se encaixar na burocracia do que em desenvolver teorias fortes.
De maneira geral, a Visão Operacional Inovadora consegue enxergar um aumento de volume de determinados aspectos da sociedade:
Mais conhecimento, mais redes, mais informação, mais inovação, mais disrupção.
Porém, não conseguem ir além disso.
Note que conhecimento, rede, informação, inovação, disrupção são meios para um determinado fim.
Ninguém conhece, faz rede, se informa, inova ou promove disrupções sem ter uma demanda por trás.
As pessoas querem viver melhor.
E é preciso decifrar o que é “viver melhor?”
Enxergar os macro objetivos da espécie, a partir do Digital, é justamente o pulo do gato que uma Teoria Forte pode oferecer ao mercado.
Os Empreendedores Digitais Brasileiros precisam parar de ficar olhando o dedo que aponta para a lua e passar a olhar para a própria lua!
Se a pessoa consegue promover a disrupção com uma visão de curto prazo, o que ela não seria capaz se tivesse uma visão consistente de longo?
Como é possível enxergar mais longe e além?
É o fator da Recorrência Histórica.
Quando diagnosticamos que vivemos hoje uma Revolução Midiática, tivemos condição de começar a procurar padrões humanos, que nos apontam tendências humanas no macro cenário.
Se alguém acha que estamos vivendo APENAS uma Revolução Industrial será impossível entender para onde REALMENTE estamos indo.
O estudo das Recorrência Histórica das Revoluções de Mídia nos apontam o seguinte, pela ordem:
- aumentamos a população;
- promovemos mudanças na comunicação;
- para que possamos criar Ambientes de Sobrevivência mais descentralizados, participativos e individualizados.
Isso faz parte da rotina de uma Tecnoespécie. (Somos, por enquanto, a única Tecnoespécie conhecida.)
Assim, quando leio o livro de Gustavo Caetano, que é um Empreendedor Renascentista Operacional, tenho acesso a uma série de práticas para que se possa lidar nesse ambiente mais dinâmico.
Fato é que as Teorias Gerais da Mudança Fracas que ele utiliza NÃO o impediram que chegasse onde queria, isso não significa que não possamos apontar que se poderia ter uma visão muito mais adequada e ir muito mais longe.
E é justamente este é um dos “Calcanhares de Aquiles” dos empreendedores brasileiros, sem falar em todo o ambiente burocratizado de negócios do Brasil.
Não temos hoje no mercado boas Empresas Focadas na Mudança de Visão, que consigam ir além da mesmice, da venda rápida e de teorias que são fortes em propaganda e fracas na sua lógica.
De maneira geral, Empresas Focadas na Mudança de Visão produzem as Teorias Gerais da Mudança, que atendem ou ao Tradicional ou ao Operacional Inovador, apenas com visões de curto ou, no máximo, médio prazo.
Um empreendedor dotado de uma Teoria Mais Forte das Mudanças, poderia ir muito mais além, disruptar muito mais e fazer aquilo que só ele sabe fazer: criar novos mercados, modificando a forma com as pessoas fazem as coisas e faturar.
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[…] os dois primeiros artigos (aqui o 1 e aqui o 2) eu falei mais do cenário geral sobre empreendedorismo, do que do livro em […]