Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal310122

Novas Hashtags:

#papo_de_startup revendo e aprimorando este conceito.

Qual é o tópico do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste artigo.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

As frases criadas para divulgação do artigo:

Vamos ao artigo:

“…o seu negócio não é maior que o mundo – nem inimigo da realidade.”  –  Gustavo Caetano.

Temos comentando aqui que existem dois tipos de empresas inovadoras no mercado digital:

  • as que visam mudar os hábitos das pessoas;
  • as que visam mudar a forma de pensar das pessoas.

A BIMODAIS se especializou no apoio à mudança de pensar, revendo o Modus Pensante da sociedade no geral e dos empreendedores, em particular.

Rever o Modus Pensante significa uma revisão constante dos conceitos, pois são eles que forma as teorias e são as teorias, que criam os hábitos, nossa forma de agir.

Ao rever os conceitos, avaliando-os se são para uso geral ou específico e se, em caso de uso para tomada de decisão, se são Fortes ou Fracos.

  • Conceitos Fortes são aqueles que conseguem ser mais precisos, reduzindo a interpretação que cada um resolve ter.

E fraco o contrário.

  • Conceitos Fracos são aqueles que cada um tem uma definição na cabeça e isso causa uma confusão danada. 

Uma empresa focada na mudança de visão, precisa colocar no Laboratório de Conceitos, determinados termos, que são relevantes para a tomada de decisão, mas são mal formulados.

Neste artigo, vamos nos dedicar ao conceito “Startup”.

Mas afinal o que é uma Startup?

Se perguntar na rua, todo mundo vai dizer que é uma empresa inovadora, que mexe com algo diferente.

Ok, maravilha.

Agora, pergunta para três pessoas que operam no mundo do empreendedorismo e verá que as respostas serão bem diferentes.

Temos na vida conceitos que são genéricos para o senso comum, mas que precisam de um detalhamento maior, quando temos decisões mais sérias envolvidas.

Cada empreendedor, vai definir startup de forma diferente. E isso atrapalha, pois o que é startup para fulano pode ser algo bem diferente para sicrano.

Assim, podemos dizer que Startup é um conceito razoável de sala, mas não funciona bem na cozinha.

Vivemos isso aqui na última live da escola, quando cada um definiu de uma maneira e isso gerou a demanda deste artigo.

Quando vamos procurar um significado de Startup na Internet, acabamos por descobrir, que “Startup” admite diversas interpretações.

Vejamos o que achei sobre “Startup” aqui e ali.

Vamos ao Wikipédia em português:

“Uma startup, termo da língua inglesa sem tradução oficial para a língua portuguesa. É uma “empresa emergente” que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável, disruptivo e repetível.

Comentário:

O que chama a atenção é o “preferencialmente“.

Quando se usa a expressão “preferencialmente” e “geralmente” não temos precisão.

Uma pizzaria da esquina tradicional é uma startup?

Digamos que ela é emergente, pois está começando, está desenvolvendo um modelo de negócio e não optou nem pela disrupção, nem pela escalabilidade e pode até vir a ser repetível.

Preferencialmente, não tem as características definidas ali.

É uma startup?

Agora no Wikipédia em inglês:

“Uma startup é uma empresa ou projeto realizado por um empreendedor para buscar, desenvolver e validar um modelo de negócios escalável. Enquanto o empreendedorismo refere-se a todos os novos negócios, incluindo “auto emprego” e negócios que nunca pretendem ser registrados, as startups referem-se a novos negócios que pretendem crescer além do fundador solo. 

Comentário:

Note que aqui se tem a ideia de que é um momento para “validar um modelo de negócios escalável“.

É, portanto, dentro deste ponto de vista, é uma fase de uma empresa, que visa o crescimento.

Note bem que está se falando mais de um verbo, “iniciando” ou “startupizando” algo que vai crescer depois e passar para outra etapa “escalada“.

Aqui se prioriza o crescimento.

Se quer crescer, é uma startup, se não, quer não é.

Tem que ser escalável, segundo eles.

Startup, portanto, por esta interpretação, não é uma empresa, mas uma fase de uma empresa no seu início.

Na definição do Wikipédia em inglês, uma startup não é apenas uma empresa que está iniciando, mas uma empresa que quer ser grande.

Se for uma empresa que está começando e não quer escalar não se encaixa na definição, eles chamam de empreendedorismo, de forma estranha.

Um pipoqueiro que tem uma nova forma de fazer pipoca, mas quer ficar pequeno não é uma startup pela definição do Wikipédia em inglês.

O interessante na definição inicial do Wikipédia em inglês não se fala de disrupção, de digital e nem de repetível.

Agora no Michaelis, dicionário em português:

“Empresa de pequeno porte, com investimento de baixo custo, que privilegia projetos promissores, geralmente na área de alta tecnologia.”

Aqui o que chama a atenção é a troca de startup para “empresa de pequeno porte“, mas não se coloca a questão da fase. Por essa versão, não haveria diferença entre micro empresa e startup.

Porém, ele aponta que é um projeto promissor.

Promissor para quem?

Se o pipoqueiro quer ficar pequeno e está feliz é promissor?

Repare que em três lugares temos três definições BEM distintas, o que pode gerar uma tremenda confusão se vamos tomar decisões em cima deste conceito.

Volto a repetir, se for para o senso comum, não há grandes problemas, mas para um público especializado, é preciso detalhar muito mais.

Isso é certo: mais dia ou menos dia especialistas do empreendedorismo, vão ter que fazer um manual para definir o que afinal é uma Startup para eles.

A confusão se dá nos seguintes aspectos:

  • Startup é uma fase de uma empresa?
  • Startup precisa ser de alta tecnologia?
  • Startup precisa ser de alta tecnologia digital?
  • Startup precisa ser disruptiva?
  • Startup precisa ter um projeto grande e escalável?
  • Startup precisa de aporte?

Vejamos como melhorar o conceito.

Toda empresa, seja ela qual for, tem fases.

  • A Fase Inicial  que vai do momento inicial, da ideia a obtenção dos primeiros clientes;
  • A Fase de Consolidação – que vai da obtenção dos primeiros clientes para a consolidação do modelo;
  • A Fase da Melhoria Continuada – que vai da consolidação do modelo para a melhoria contínua.

Porém, temos dois tipos de Fase Inicial de uma determinada empresa:

  • A Fase Inicial de uma Empresa que vai imitar um modelo de negócio existente;
  • A Fase Inicial de uma Empresa que vai criar um modelo de negócio inexistente.

Deste ponto de vista, não faz sentido chamar uma empresa de startup.

Faz sentido, sim, chamar uma fase de determinada empresa, que tem um modelo de negócio inovador e inexistente, de “momento startup“.

Ao invés de usar:

“Fulano criou uma startup.”

Acredito ser mais preciso:

“Fulano criou uma empresa inovadora, que está na sua fase startup.”

Parece chique, dizer que está se criando uma startup, mas, na verdade, está se criando uma empresa inovadora, que está na sua fase inicial (startup).

É importante definir isso, pois quando se tem uma empresa inovadora, se lida com determinada incertezas, de teste de conceito, que uma empresa imitadora, não precisará fazer.

Há desafios diferentes para quem vai imitar e para quem vai criar algo do zero.

Assim, podemos ter uma outra divisão de empresas nascentes:

  • Criadora – que vai passar por uma fase de testes de conceito e não tem muito a quem imitar;
  • Imitadora – que vai imitar alguém.

Uma Empresa Criadora, que cria algo do zero, vai passar por determinadas incertezas, que vai precisar do conselho dos Startupizadores, independente se vai escalar, se é tão disruptiva assim, ou se é digital, ou não, ou se vai ter aporte.

Assim, podemos dizer que:

“Fulano criou uma empresa inovadora, diferente do tradicional, que está na sua fase startup, de validação dos conceitos.”

Dessa maneira, se rejeita a ideia que uma startup obrigatoriamente, ou preferencialmente, tem que ser global, ser de tecnologia, ser digital, tem que ter aporte, ter investimento.

A fase startup é aquela em que se tem uma ideia nova e ainda não é muito conhecida e precisa ser testada no mercado.

Organizações Imitadoras não viveriam esse problema, mas outros.

Startupizar é uma atividade particular de uma Empresa Criadora, que está na sua fase inicial.

A BIMODAIS, por exemplo, é uma Empresa Criadora, Individual (sem perspectiva de criar grandes equipes), Disruptiva, que atua na área de Melhoria da Visão sobre o Digital, com atuação nacional, com uso intenso de novas tecnologias, que passou, depois de três anos, da sua Fase Inicial (Startup) para a de Consolidação.

É isso, que dizes?

Colaboraram os Bimodais: Fernanda Pompeu, Rodrigo Palhano, Átila Pessoa e Renato Azevedo.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply