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O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal270122

Hashtag:

#Gustavo_Caetano – mergulhando neste autor (clique no link para ler toda a série de artigos).

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Mapas mentais do artigo

As melhores frases (formato vídeo): https://youtu.be/7cxpR2SRyaQ

As melhores frases (formato ppt): https://bit.ly/35jKESd

Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato PPT): https://bit.ly/3G2WDjK

Vamos ao artigo:

#Gustavo_Caetano – mergulhando neste autor (clique no link para ler toda a série de artigos).

Vivemos hoje a passagem do Ciclo de Decadência para o da Renascença Civilizacional de uma Revolução Midiática.

Nos períodos de Renascença Civilizacional, iniciados com a chegada de uma nova Mídia Descentralizadora, temos um aumento exponencial da Taxa de Inovação.

Passamos a viver um período, a partir da chegada do novo século, no qual o Sapiens dá um upgrade na sua capacidade empreendedora.

Não só isso.

Temos a passagem de uma Era Civilizacional para outra e, além disso, a chegada de uma Nova Normalidade.

Na Nova Normalidade trazida pelo Digital temos o aumenta das taxas de:

  • inovação;
  • de informação e conhecimento;
  • de empoderamento das pessoas;
  • de personalização.

Temos não só um aumento do Empreendedorismo Incremental (melhorando o que já existe no ambiente tradicional ao estilo um a um), mas também do Empreendedorismo Disruptivo (surgindo diversos novos projetos no estilo zero a um).

(Zero a um e um a um são conceitos criados por Peter Thiel, autor que analisamos aqui.)

Nestes momentos da história, temos o surgimento de vários tipos de Empreendedores Renascentistas, a saber:

  • Os Empreendedores Renascentistas das Ações – aqueles que criam projetos para mudar a forma como fazemos as coisas, os operacionais;
  • Os Empreendedores Renascentistas das Visões – aqueles que criam narrativas para mudar a forma como vemos as coisas, os teóricos e filosóficos.

O livro de Gustavo Caetano, “Pensar Simples” é um bom e típico livro de um Empreendedor Renascentista das Ações, no qual ele procura organizar o seu aprendizado, um conjunto de leituras, para ajudar outros empreendedores.

O livro é bem escrito e organizado da seguinte maneira:

  • nas histórias do próprio autor com as suas startups (acertos e erros);
  • as histórias de sucesso de outros empreendedores;
  • e, por fim, a apresentação da sua forma de pensar e agir sobre empreendedorismo e de diversos autores do mercado.

Gustavo optou, diferente da BIMODAIS que é adepta da Teoria Midiática, pela Teoria Industrialista (influenciado pelo Klaus Schwab), o que limita um pouco a sua capacidade de analisar o cenário geral.

Os Industrialistas não conseguem perceber o cenário mais amplo, pois Schwab confundiu aquilo que é consequência com a causa.

Primeiro vêm as novas mídias, depois vêm as revoluções industriais e não o contrário.

A Revolução Industrial é uma Sub-Revolução dentro da reação em cadeia da chegada da nova mídia.

O livro “Pensar Simples” é muito mais operacional do que teórico e, nesse enfoque, é bastante útil para quem quer entender os desafios do empreendedorismo.

Digo mais.

Com a leitura continuada dos Empreendedores Renascentistas, vou percebendo que não está se falando apenas para alguém que quer abrir uma startup.

Hoje, temos um Gap Civilizacional, no qual as pessoas precisam viver vidas mais personalizadas.

Há claramente um processo de Startupização dos indivíduos.

Quando falamos que é preciso empreender nos negócios isso reverbera que é preciso personalizar mais e mais todos os aspectos das nossas vidas.

Revoluções de Mídia vêm para permitir que mais pessoas possam participar mais das decisões e processos e colaborar com um novo patamar de complexidade social.

Vivemos, assim, a passagem de uma baixa taxa de personalização para uma maior.

E quando lemos os livros de Empreendedores Renascentistas eles não estão apenas dando recados para quem quer montar novos negócios, mas também para quem quer viver de forma mais personalizada!

Empreender, no fundo, é sobreviver. Todos nós somos empreendedores, pois todos precisamos criar um processo que nos permita viver.

Podemos dizer que existem sobrevivências mais ou menos autônomas.

Quanto mais a pessoa se relaciona diretamente com o mercado, mais autônoma ela é.

Estamos passando, neste novo século, de uma taxa de sobrevivência de menos para mais autonomia.

Hoje, há uma demanda muito grande para que cada pessoa reduza a sua Taxa de Massificação e aumente a da Personalização.

O livro “Pensar Simples” aborda questões que vários outros livros de Empreendedores Renascentistas também fazem, mas tem como destaque – ou novidade – o destaque a importância que o autor atribui à rede de contatos para o sucesso do negócio.

Uma boa rede de contato ajuda a pessoa não só na startup, mas também no trabalho dentro de uma organização e na vida pessoal.

Napoleon Hill também aborda essa questão e define um conceito para isso (pode ler minha análise sobre o livro dele aqui.

MasterMind –  formado por indivíduos que têm o mesmo interesse, uma profunda noção de missão e de compromisso com o mesmo objetivo. “

Passemos agora a algumas ressalvas ao livro, a partir da Visão Filosófica e Teórica Bimodal(que é onde podemos agregamos neste cenário digital).

Caetano diz:

“…os problemas mudam, as lógicas mudam, as pessoas mudam….”

COMENTÁRIO:

Sim, mas tem coisas que mudam mais e coisas que mudam menos.

Os Empreendedores das Visões, que é o caso dos BIMODAIS, procuram separar os problemas mais estruturais dos conjunturais para que possamos entender o que muda mais e o que muda menos dentro de uma Revolução Midiática.

Podemos dizer que as Demandas Estruturais do Sapiens mudam muito pouco, o que se altera mais são as Demandas Estruturais e as ofertas para ambas.

Temos hoje no mercado uma tendência a um Tudomudismo – no qual se acredita que tudo pode ser alterado, mas é preciso entender que muita coisa não se altera.

Uma Teoria Forte é aquela que é capaz de separar o que muda mais e o que muda menos para que se possa decidir com mais segurança.

É isso, que dizes?

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PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

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One Response to ““Pense Simples” de Gustavo Caetano – o que aprendi com este livro? #1”

  1. […] os dois primeiros artigos (aqui o 1 e aqui o 2) eu falei mais do cenário geral sobre empreendedorismo, do que do livro em […]

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