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O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal011221

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#Futurismo_Bimodal – o que nos diferencia de outros futuristas e de outras escolas de futurismo?

Resumo do artigo em tabela:

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Mapa Mental do Artigo:

Vamos ao artigo:

Vivemos um daqueles momentos em que o risco maior talvez seja não apostar em nada.”   John Elkington.

Devido a extensão do artigo, dividi em duas partes:

Futurismo é o ramo da história que analisa padrões para construir cenários.

No DNA do Futurismo se analisa a essência humana. O que não muda NUNCA no ser humano para que possamos começar a analisar aquilo que se altera?

Estudar cenários futuros é um jogo de separação entre o que é estrutural e o que é conjuntural na espécie humana.

Vimos na primeira parte o DNA do Futurismo, o detalhamento do que é a essência humana.

Neste artigo, vamos detalhar o restante.

Tratemos, porém, de um complemento necessário ao primeiro artigo.

Podemos dizer que temos dois tipos de Futurismos no antes e no Pós-Digital:

O Futurismo 1.0 era praticado em um cenário ESTÁVEL, no qual as projeções futuras de curto, médio e longo prazo eram razoavelmente previsíveis.

Por quê?

As teorias das Ciências Sociais ainda eram válidas.

Um Futurista opera com padrões históricos e precisa das bases teóricas das Ciências Sociais para guiá-lo.

Nas organizações tradicionais, o Futurismo 1.0 era responsabilidade do setor de Inteligência Competitiva.

O Futurismo 2.0 passa a ser demandado, pois, depois da chegada da nova mídia, passamos a viver em um cenário INSTÁVEL, no qual as projeções de curto, médio e longo prazo passaram a ser imprevisíveis.

Por quê?

As teorias das Ciências Sociais deixaram de ser válidas e precisam de um reajuste. Não é de surpreender que os Futuristas acabem por rever as bases das Ciências Sociais, pois elas são a sua ferramenta de trabalho.

Neste desafio para entender o cenário futuro se tornou URGENTE compreender o papel das mídias na Macro História humana, que foi relegado ou ignorado pelas teorias sociais de plantão. 

Vivemos no Pós-Digital, o que o epistemólogo americano Thomas Kuhn (1922 – 96) definiu como Anomalia Conceitual: momento de crise no conhecimento, quando se torna OBRIGATÓRIA a revisão das bases de determinada ciência, no caso agora, das Ciências Sociais.

Na Parte I, abordamos basicamente quais são as Essências Humanas, o ponto inicial do Futurismo 2.0 (ver aqui), 

Passemos aos outros pontos que são as escolhas da BIMODAIS nas diferentes questões do Futurismo 2.0:

2 – FOCO

Podemos ter o Futurismo Generalista, que procura prever macrotendências em toda a sociedade, bem como o Futurismo Competitivo que foca ESPECIFICAMENTE no que vai gerar valor para profissionais e organizações, que pode se desdobrar para setores específicos Futurismo Competitivo na Educação, no Direito, etc.

Detalhe: Futurar em um determinado setor implica OBRIGATORIAMENTE operar com o Futurismo Competitivo aplicado em um determinado setor;

Existem várias possibilidades de Futurismo, conforme o cliente que se está atendendo no processo de Futuração.

A BIMODAIS optou pelo Futurismo Competitivo Generalista, que se arrisca a criar uma base, que nos permite analisar as tendências de vários setores da sociedade.

Quando falamos, portanto, de Futurismo Competitivo,  a intenção é definir o tipo de cliente da BIMODAIS.

3 – ARGUMENTAÇÃO

É preciso buscar padrões estruturais do Sapiens, a partir de estudos históricos, procurando construir, através de Argumentos Fortes um Conhecimento Futurista Forte, evitando achismos e percepcionismos.

Diante da magnitude das mudanças atuais, é muito pouco eficaz o estudo dos fatos atuais, pois não se consegue separar o que é conjuntural do que é estrutural. Só uma revisitação na história permite a um Futurista enxergar mais longe.

Vivemos hoje o fim de uma Era Civilizacional e é preciso entender como se iniciam e terminam tais Eras para projetarmos o futuro de curto, médio e longo prazo.

Tal metodologia visa questionar as análises de futuro baseado em percepções, achismos e pesquisas factuais, sem entender o contexto geral da mudança.

Vivemos hoje um cenário disruptivo, no qual as bases teóricas das Ciências Sociais precisam ser revistas, a partir da análise de padrões históricos.

Quando falamos, portanto, de Argumentos Fortes,  a intenção é definir o tipo de análise feita para se chegar às macrotendências futuras.

4 – ATUALIZAÇÕES

Porém, não basta o estudo histórico, se o Futurista 2.0 não estiver empenhado em reinventar a metodologia da pesquisa, através da revisão constante e permanente da Narrativa Futurista.

É recomendável o uso dos próprios recurso do Digital, através da produção de conteúdo online, diária e interativa com os clientes interessados em todo o arcabouço conceitual que envolve a Futuração;

A formação BIMODAL prevê a intensa participação dos clientes interessados em entender o futuro com menos incertezas.

5 – FORMAÇÃO

Outro ponto importante é a inovação na própria formação, através de imersões semestrais e não cursos isolados, garantindo uma continuidade da visão e um envolvimento maior dos Futuristas BIMODAIS.

É preciso não só criar uma formação passageira, mas reter as pessoas em ambientes que permitam um envolvimento permanente com os novos conceitos.

Quando temos mudanças disruptivas na forma de pensar e agir é necessário a criação de espaços permanentes de interação não só para fixar a visão, mas não deixar que se volte para a antiga.

6 – INFLUÊNCIAS

Assumir as influências é algo fundamental, pois nos permite entender que não estamos partindo do zero, mas aprimorando o trabalho de outros que nos precederam.

A BIMODAIS tem três grandes influências, uma principal e duas secundárias:

A principal:

  • Escola de Comunicação de Toronto (McLuhan/Lévy) – que estuda os padrões históricos das Revoluções de Mídia. Aqui, fortalecemos a nossa visão do Fenômeno das Revoluções de Mídia.

As secundárias:

  • Objetivismo (Ayn Rand) e a visão de Revoluções Científicas (Thomas Kuhn) – a primeira nos permite enxergar o ser humano como uma espécie que usa o conhecimento para sobreviver e Kuhn nos lega a visão de que o conhecimento é algo sempre em processo, com momentos de Anomalias Conceituais.  Aqui, fortalecemos a nossa visão Epistemológica, que nos permite criar o novo campo do Futurismo e rever as bases teóricas das Ciências Sociais.
  • Escola Austríaca de Economia (Mises e Hayek) – que nos ajuda a perceber as duas essências humanas relevantes, principalmente as da Sensatez Progressiva e da Descentralização Progressiva.

É isso, que dizes?

Colaboraram os Bimodais: (que participaram da Live Bimodal de Novembro) Rodrigo Palhano, Fernanda Pompeu, Renato Azevedo e Jorge Galhardo.

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

 

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