Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal151021

Novas Hashtags

#Midiação – as consequências da chegada de uma nova mídia.

Resumo do artigo em tabela:

A quem se destina o artigo abaixo:

Saiba mais sobre a divisão acima, neste artigo.

Vamos ao artigo:

“O problema está na estrutura de nossas mentes: não aprendemos leis, apenas fatos.” – Taleb.

Vivemos hoje um processo de Midiação, que não é novo para o Sapiens.

Midiar é o processo gradual do uso das novas Tecnopossibilidades Midiáticas pela sociedade.

Temos uma Midiação de dois tipos:

  • a Midiação Objetiva – que é o uso consciente da nova mídia para criar novos processos;
  • a  Midiação Subjetiva – que são as mudanças inconscientes que o uso continuado da nova mídia provoca no Sapiens.

Hoje utilizamos o verbo “digitalizar”.

Podemos dizer que há uma Digitalização Objetiva e outro Subjetiva.

Criar um Uber é uma Digitalização Objetiva.

Jovens terem ido para as ruas, como em 2013, segurando seu próprio cartaz e rejeitarem carros de som, bandeiras de partidos e sindicatos é um sintoma claro de uma Digitalização Subjetiva.

Mas por que usar o verbo Midiar e não apenas Digitalizar?

É preciso chamar a atenção que a Digitalização é a Midiação de Plantão, pois a sociedade já Gestuou, já Oralizou e já Escritou.

Quando o Sapiens surgiu ele não falava, não escrevia e nem tinha um celular no bolso.

As mídias são as tecnologias que empoderam nosso cérebro e, por causa disso, são Tecnologias Centrais, as mais importantes para o Sapiens.

Tecnologias criam uma espécie de Tecnoaquário, dentro do qual o Sapiens vive.

Novas tecnologias expandem as paredes do Tecnoaquário, permitindo à espécie passar a fazer o que antes era impossível.

Podemos dizer que a sociedade humana vive sempre limitada pelas Tecnopossibilidades de Plantão.

Toda tecnologia tem essa característica de ser quebradora de limites do Sapiens.

E este é o principal problema que estamos tendo diante do Digital.

Tecnologias tendem a ser ignoradas, tanto nos aspectos objetivos quanto subjetivos. Assim, o Sapiens vai mudando e as pessoas não entendem o motivo.

Porém, quando surgem novas mídias, nós expandimos nossa capacidade cognitiva e passamos a poder fazer coisas que não podíamos antes.

Midiar significa que os inovadores começam a analisar e a praticar novas formas de resolver antigos e novos problemas, através das Tecnopossibilidades Midiáticas disponíveis.

Midiar significa também passar a promover mudanças na forma como conhecemos, nos informamos, trocamos, comercializamos, interagimos, intermediamos processos, entre outras diversas atividades.

Mais Midiar significa ainda se expor as mudanças subjetivas que o uso das mídias provoca, como nos alertou há tempos Marshall McLuhan (1911 -80), numa famosa frase:

“Independente do canal de televisão que você assiste, o simples fato de assistir televisão está mudando você.”

Não está claro que estamos, subjetivamente falando, criando um novo Sapiens, quando temos novas mídias.

Há mudanças subjetivas, que estão ocorrendo, de forma invisível, em cada Sapiens, que está diante das telas digitais.

O Sapiens 2.0 vai ter demandas que vão virar ofertas e, gradualmente, teremos o surgimento de uma nova Civilização.

A Civilização 2.0 já está embutida dentro de cada Sapiens e irá tomando forma, a partir de Zonas de Atração, nas quais os inovadores transformarão as mudanças subjetivas em objetividades.

A chegada da Era Digital é hoje o Fator Detonante das principais mudanças mais disruptivas pelas quais o Sapiens está passando.

Assim, é fundamental entender o processo de Midiação para poder Futurar. 

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply