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“Viver em nosso planeta, hoje, requer muito mais imaginação do que somos feitos para ter.” – Taleb.
Por incrível que pareça, o Mercado de Conceitos – uma das atividades de serviços mais importante da sociedade – é praticamente invisível em todas as áreas.
As pessoas costumam chamar, de forma equivocada, o Mercado de Conceitos de Mercado Editorial na venda de livros e, muitas vezes, palestras.
Porém, o Mercado de Conceitos é o espaço em que vários Conceituadores Profissionais disputam a venda de Narrativas.
Existem várias formas de resolver diferentes desconfortos e cada Conceituador tem a sua “receita” própria.
Quanto mais o cliente percebe a diferença entre as diferentes Narrativas, mais está capacitado para escolher os melhores conceitos e, por sua vez, decidir melhor.
Narrativas Conceituais são ferramentas humanas para se viver melhor.
As Narrativas criadas pelos Conceituadores Profissionais são utilizadas por dois tipos de clientes:
- por profissionais que se utilizam daqueles conceitos para atender ao cliente final;
- e pelos próprios clientes finais.
É da qualidade da construção de bons conceitos, que se criam Narrativas mais afinadas com a realidade.
É da qualidade das Narrativas mais afinadas com a realidade, que se tomam melhores decisões.
Existem, assim, vários Mercados de Conceitos na sociedade.
A Bimodais atua no Mercado de Conceito do Futurismo Competitivo.
O objetivo da Bimodais é a formação de Futuristas Competitivos, que se dedicam a criar e disseminar a melhor Narrativa possível para que profissionais e organizações tomem decisões melhores.
Há diferentes Narrativas Conceituais que procuram entender e prognosticar o que ocorrerá na sociedade, a partir da chegada do Digital. A Bimodais está neste mercado.
Existem hoje diversos Futuristas Competitivos Profissionais disputando este mercado com o objetivo de tentar ajudar respectivos clientes a decidir melhor diante de diferentes cenários.
O Mercado de Conceito dos Futuristas, entretanto, vive uma certa crise:
- em primeiro lugar, o trabalho da Futuração era muito mais simples do que agora, pois vivíamos, basicamente, com alterações apenas conjunturais e não estruturais do Pós-Digital;
- vivemos hoje um ambiente, no qual temos mudanças estruturais, que precisam de um ajuste no Ferramental Conceitual dos Futuristas;
- tanto os Futuristas Profissionais quanto respectivos clientes se acostumaram a lidar com Mudanças de Cenários Conjunturais e não Estruturais, como a chegada de novas mídias;
- Mudanças de Cenários Estruturais pedem um tipo específico de Ferramental Conceitual dos Futuristas.
Vivemos hoje, se formos na linha Talebiana de pensar o futuro, a chegada de um Cisne Negro Estrutural.
Um Cisne Negro Estrutural pode ser definido pela chegada de um Fenômeno Desconhecido pelo Senso Comum, que provoca Mudanças Estruturais na sociedade.
A Revolução Midiática Civilizacional Digital é um Cisne Negro Estrutural.
Na maneira Talebiana de pensar, adaptada pelos Bimodais, um Cisne Negro, na definição de Taleb é, para nós, um Cisne Negro Conjuntural, tal com a guerra do Líbano ou o atentado das torres gêmeas.
Um Cisne Negro Conjuntural pode ser definido pela chegada de um Fenômeno Inesperado pelo Senso Comum, que provoca Mudanças Conjunturais, que pode ter repercussões locais ou globais.
O problema que vivemos hoje no Mercado de Conceito dos Futuristas é de que a maior parte deles tem trabalhado diante de um Cisne Negro Estrutural como se fosse Conjuntural.
Um Cisne Negro Estrutural necessita de uma revisão dos padrões de como a sociedade avança ao longo da história.
Há uma relação de fatos com padrões que é a seguinte:
- Fatos ocorrem;
- Conceituadores analisam os fatos e os articulam para chegar aos padrões;
- Padrões prognosticam fatos;
- Fatos inusitados, fora dos padrões, nos obrigam a revê-los;
- Fatos ocorrem.
Por isso, temos defendido que o Mercado dos Futuristas precisa operar não mais no Futurismo Normal ou Extraordinário, que seria o caso de enfrentar Cisnes Negros Conjunturais, mas no Futurismo Super Extraordinário mais apropriado para lidar com Cisnes Negros Estruturais.
O outro grande problema que temos no Mercado de Conceito dos Futuristas é o hábito dos clientes em consumir Narrativas de fontes convencionais.
Como nos ensina Thomas Kuhn (1922 – 1996), em momentos de grande anomalia a revisão dos paradigmas virá não dos Conceituadores Convencionais, mas daqueles menos comprometidos com os conceitos vigentes.
De maneira geral, os Futuristas Convencionais estão usando “velhos mapas para visitar novas terras” (Gil Giardelli).
Os Futuristas Convencionais têm utilizado, na sua grande maioria, o Ferramental Conceitual do Futurismo Normal ou, no máximo no Extraordinário.
Futuristas de Plantão têm feito algumas revisões, no máximo, teóricas, mas, quase nunca filosóficas, que são exigidas diante do tamanho da revisão dos padrões.
Cisnes Negros Estruturais, estamos aprendendo isso, rimam com Futurismo Super Extraordinário.
Quem quer fazer a diferença neste mercado deve se conhecer, classificar e se aprofundar nos diferentes tipos de Futurismo para não, como já dissemos, usar roupa de ciclista para andar a cavalo.
Colaborou a Bimodal: Fernanda Pompeu.
É isso, que dizes?
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.
Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.
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