Versão 1.1 – 14/07/2021.
“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” – Sêneca.
Este texto faz parte dos Artigos Didáticos Bimodais, por isso são mais densos, com forte preocupação conceitual e servem de base para que se possa entender, dialogar e aprimorar a Narrativa dos Bimodais.
É Ferramental Conceitual para que os Futuristas Competitivos Bimodais e respectivos clientes, em particular, e a sociedade, de maneira geral, possam lidar melhor com este novo cenário disruptivo.
O objetivo do artigo é detalhar a Metodologia Bimodal de Absorção de Novos Conteúdos Profissionais.
(É pré-condição do texto a leitura deste: Metodologia Bimodal para Profissionais Digitais de Excelência.)
Antes de tudo, é bom ter a noção de que vivemos hoje o aumento exponencial da Taxa de Quantidade de Informação Disponível, o que nos leva a necessidade de desenvolver Metodologias de Absorção de Novos Conteúdos Profissionais cada vez mais eficazes.
Com a chegada da Internet e o aumento da Informação Disponível, há um disparada radical da Taxa de Competitividade, além da demanda cada vez maior por personalização por parte dos clientes, que repercute na vida dos profissionais e organizações.
A nova era clama por personalização.
E isso exige uma postura bem diferente da forma como cada profissional lida com os novos conteúdos.
Temos que sair de uma Absorção de Conteúdo menos para uma mais profissional.
É fundamental a criação de uma Metodologia de Absorção de Conteúdo mais consciente e estruturada.
É preciso criar um projeto progressivo de longo prazo para absorver melhor novos conteúdos, descartando o inútil e valorizando o útil.
Muitas vezes, praticamos um modelo não tão estruturado e não tão consciente, de absorção de novos Conteúdos Profissionais.
De maneira geral, perdemos muito tempo absorvendo conteúdo e, ao final do processo, aprendemos e aprimoramos pouco ou quase nada a nossa forma de pensar e agir.
Hoje em dia se consome muito conteúdo e se aproveita muito pouco.
Um Profissional de Excelência tem que fazer justamente o contrário: aproveitar muito e consumir pouco conteúdo.
Qual a causa da ineficácia para absorção de novos conteúdos?
Imagine um quebra-cabeças sem tampa.
A tampa do quebra-cabeças define um foco: o tempo que vai levar para montá-lo é muito maior daquele que NÃO tem a tampa!
O “pulo do gato” para qualquer Absorção de Conteúdo Profissional de Excelência é ter foco!
Repito.
O “pulo do gato” para qualquer Absorção de Conteúdo Profissional de Excelência é ter foco!
O foco profissional é o primeiro problema na hora de se absorver novos conteúdos.
O segundo é a embolação entre a absorção de conteúdo profissional e a do entretenimento.
No momento, se percebe que consumimos conteúdo profissional, como se estivéssemos assistindo a uma série do Netflix.
Você vê a série, passa dias envolvido com ela, e duas semanas depois não lembra quase nada sobre ela.
Diferente do entretenimento, a Absorção de Conteúdo Profissional EXIGE uma metodologia, que precisa ser desenvolvida ao longo do processo.
Ou seja, ao mesmo tempo que você consome conteúdo por um lado, deve estar aperfeiçoando as técnicas de como ler melhor por outro!
A Absorção de Conteúdo Profissional de Excelência se assemelha a ida ao supermercado. Se você não sabe o que vai cozinhar, como pode saber o que vai comprar?
Muito do que se perde no esforço de Absorção de Novos Conteúdos se deve ao Erro Conceitual de ESQUECER de que um profissional existe EXCLUSIVAMENTE para minimizar o Desconforto de Clientes e tudo que está envolvido nesse processo.
Sem o foco TOTAL no cliente, não existe leitura profissional.
Quando NÃO se lê PARA o cliente, mas para os interesses da pessoa, estamos falando de leitura de hobbie.
Assim, uma maior Taxa de Qualidade Profissional está diretamente ligada à consciência de qual é o Desconforto Foco que ele se dedica e como pode ter cada vez mais informação sobre como desempenhar sua atividade para minimizá-lo.
(Assim, antes de começar a dialogar sobre técnicas de Absorção de Conteúdo, se não leu, volte à Metodologia Bimodal para Profissionais Digitais de Excelência e retorne para cá.)
Assim, se um profissional não tem foco, consome conteúdo profissional com vê uma série no Netflix e não tem uma metodologia, a coisa não vai bem!
Diante disso, quando falamos em metodologia é preciso separar a forma (Estruturação) do conteúdo (Desenvolvimento).
Podemos dividir o ato de Absorver Novos Conteúdos Profissionais em diferentes etapas, sinérgicas entre si:
Definição do Desconforto Foco:
- Definição do Desconforto Foco – a escolha que você fará ao definir a “tampa do quebra cabeças”.
Estruturação:
- Estruturação do Mapa Mental Profissional – aquele que vai guiar você na sua vida profissional para minimizar o Desconforto Foco escolhido, dividido em diversas categorias, nas quais, como numa biblioteca, vai ir colocando, gradualmente, aquilo que você consome de conteúdo;
- Estruturação da Narrativa Profissional – que será desenvolvida em algum lugar (caderno, blog, áudio, vídeo), tendo como base as experiências na tentativa de solução do problema dos clientes e os novos conteúdos adquiridos, tendo como guia o Mapa Mental.
Desenvolvimento:
- Enquadramento do novo conteúdo adquirido no Mapa Mental Profissional – para saber de que tipo de conteúdo estamos abordando e onde ele “se encaixa” no seu Mapa Mental;
- Enquadramento dos novos conceitos e experiências ao lidar com o cliente válidas para a sua Narrativa Profissional – para analisar por que e quais conceitos podem ser agregados e o que devem ser descartados.
É importante na estruturação, portanto, separar o que é o Mapa Mental do que é a Narrativa.
- O Mapa Mental estrutura o seu pensamento, separa as diferentes “prateleiras”, nas quais você colocar os conceitos. É uma espécie de “Personal Biblioteca“. na qual você vai organizar aquilo que vai entrando;
- A Narrativa Profissional é formada pelos conceitos articulados, que serão espalhadas nas diferentes “prateleiras” do Mapa Mental.
E tudo isso faz parte da Metodologia de Absorção de Conteúdo:
No caso aqui da Bimodais, por exemplo, na minha atividade de Curador e Mentor, quando leio um livro o enquadro em algum lugar do Mapa Mental da escola.
O livro, por exemplo, do Luc de Branbandere, “O lado oculto das mudanças” entra em algumas prateleiras, tais como “Como Mudar com mais Facilidade?” e “Como Pensar Melhor?”, que estão no Mapa Mental da Escola.
(O meu mapa mental passou a ser o Mapa Mental da Escola, que desenvolvo conjuntamente com os Bimodais.)
Assim, antes de enquadrar o livro, eu já defini as “prateleiras” – “Como Mudar com Mais Facilidade” e “Como Pensar Melhor”.
Desta forma, eu sei onde está situado aquele novo conteúdo, posso compará-lo com outros já vistos e melhorar os conceitos daquela área do Mapa Mental.
O Mapa Mental me permite organizar melhor e ter mais consciência de tudo de novo que vem chegando e comparar concordâncias e discordâncias, bem como quais conceitos ajudam ou atrapalham o meu esforço para ajudar meus clientes.
O Mapa Mental é organizado onde cada um dos novos Conteúdos Absorvidos vão “se encaixar” e a Narrativa Profissional desenvolve a forma como vamos lidar com o Desconforto Foco.
Como metáfora, podemos dizer que o Mapa Mental é a biblioteca, divide os novos conteúdos em diferentes estantes, nas quais o Profissional vai definindo e organizando o pensamento.
Podemos dividir o Mapa Mental em dois:
- Conteúdos Mais Abstratos – voltados para a melhoria da qualidade da forma de pensar (No caso da Bimodais: Como Pensar? Como Conceituar? Como Dialogar? );
- Conteúdos Mais Operacionais – voltados para a melhoria da qualidade da forma de agir (No caso da Bimodais: Como Mudar? Como Migrar? Como Startupizar?).
Podemos dizer que:
Quanto mais você tem consciência da sua forma de pensar, mais terá capacidade de modificá-la e vice-versa.
E quanto mais você organiza o Conteúdo Profissional, mais terá consciência dele e o que pode ser alterado, a cada nova experiência e conteúdo adquirido.
O ideal é que a Narrativa Profissional não fique apenas na sua cabeça, pois o ato de escrever estabelece um diálogo interno, que lhe permite refletir sobre o que você está pensando.
É fundamental registrar o que você pensa.
O ato de registro de como pensamos estabelece um diálogo de você com você mesmo!
Digo mais.
Quanto mais você compartilha a sua forma de pensar com os outros, mais tem chance de enxergar algo que não consegue descobrir sozinho.
Quanto mais você compartilha a sua forma de pensar com os outros, mais tem chance de aprimorá-la.
Quanto mais a Narrativa Profissional se materializa, por exemplo, na produção de conteúdos publicados na Internet, será melhor, pois, além das trocas, tem o aspecto do marketing para divulgar a sua forma de trabalhar.
Um dos grandes problemas que temos no exercício profissional, é a falta de reflexão cotidiana sobre como pensamos e agimos, pois muito do que você pensa e faz é fruto de Conceitos muito Mais Invisíveis do que Visíveis.
Assim, quando passamos ao exercício de Obtenção de Novos Conteúdos Profissionais, não estamos começando do zero, pois temos não só um Mapa Mental mais amplo para nos guiar, mas uma Narrativa Profissional, mais específica, para ser atualizada.
Todo o novo Conteúdo Profissional, que você está absorvendo tem que ser uma espécie de peça de um quebra-cabeças, que você já está montando e continuará a fazer ao longo de sua carreira.
Uma Metodologia de Obtenção de Novos Conteúdos Profissionais torna consciente e estruturado o que muitas vezes é inconsciente e desestruturado.
O aumento da Taxa Maior de Qualidade Profissional está diretamente ligada à qualidade da Metodologia de Absorção de Novos Conteúdos, que você adota.
Porém, de maneira geral, os profissionais NÃO têm uma Metodologia de Absorção de Novos Conteúdos e isso, num mundo cada vez com mais informações e mais dinâmico é uma perda enorme da Taxa de Competitividade.
Se você não tem um “armário“, cheio de “gavetas” e critérios para organizar a sua vida profissional, fica difícil saber onde vai guardar o que vai adquirindo.
É isso, que dizes?
Colaborou com o artigo a seguinte Bimodal: Fernanda Pompeu.
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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.
Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.
Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.
O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no MAPA MENTAL BIMODAL:
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