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“Se algumas mudanças parecem ilógicas, isso se deve ao fato de que é observada à luz dos paradigmas anteriores.” Luc de Brabandere.

A pergunta mais corriqueira entre meus alunos, desde que comecei a ministrar aulas há mais de vinte anos é a seguinte: como mudar a cabeça do meu chefe, gerente, líder da minha organização para a inovação, em especial, a  disruptiva?

Podemos dizer que as inovações incrementais e mesmo radicais alteram camadas operacionais e metodológicas dentro do MESMO SISTEMA, mas não os valores e paradigmas mais profundos, criando um NOVO SISTEMA.

O problema da inovação disruptiva é de que ela exige modificação não apenas dos hábitos, mas fundamentalmente de valores e paradigmas, que a maior parte das pessoas herdou, quase que por osmose, e nunca refletiu sobre eles.

Valores e paradigmas, quase sempre, são transmitidos e  incorporados de forma inconsciente. É bastante complicado alterar algo dentro de você, quando nem sabe que existe.

Há determinadas coisas dentro de nós que consideramos “verdades absolutas”, mas, os fatos demonstram, que são apenas “verdades provisórias”, que precisam ser alterada, conforme novos contextos.

A inovação disruptiva, ao impor a criação de um novo sistema, exige não uma mudança operacional ou metodológica, mas filosófica.

Na inovação disruptiva, os valores filosóficos mais arraigados precisam ser tornados conscientes, reconhecidos, compreendida a necessidade de mudança e, só então, alterados.

Valores e paradigmas mais arraigados, quase nunca, estão dentro da camada consciente da mente – estão alocadas em um nível mais inconsciente, que as pessoas não costuma e nem gostam de visitar.

Mais ainda.

É dentro de determinado sistema filosófico (a forma de pensar e agir, consciente ou não), que as pessoas sobrevivem.

Quando se fala que vai se alterar valores e paradigmas do sistema filosófico utilizado para a sobrevivência da pessoa, é natural que ela reaja contra com muita energia.

É dentro de determinado sistema filosófico (a forma de pensar e agir, consciente ou não), que pessoas criaram todo o seu status e respectiva aura de autoridade.

Quando se fala em inovação disruptiva, você está dizendo para alguém que ele precisa mudar algo que ele nem sabe que é passível de mudança e que todo o status que ele conquistou até ali precisa ser reconquistado.

Nosso ego vive, assim, dentro de um determinado ambiente sistêmico e sair dele exige uma Alta Taxa de Desapego.

Quando se torna praticamente obrigatória uma mudança de sistema (é como definimos inovação disruptiva), estamos tratando de abrir mão, no primeiro momento, de status, de autoridade, de benefícios.

Thomas Kuhn (1922-96) diagnosticou que pessoas que vivem dentro de um determinado sistema de crenças, valores e paradigmas, quando se deparam com determinadas necessidade de mudança,  morrem sem conseguir mudar.

Quando temos uma Alta Taxa de Apego a um determinado Sistema, não adiante tentar convencer a pessoa que ela tem que mudar. Quanto mais ela se sentir obrigada a promover a mudança, mas ela tenderá a rejeitá-la!

Existe um trabalho interno da pessoa com ela mesma. A pessoas precisa se autoconvencer, a partir do contato direto com a realidade, de que os antigos paradigmas estão atrapalhando e se tornaram tóxicos.

O promotor da mudança – profissionais especializados em ajudar em mudanças disruptivas – têm que divulgar a necessidade, mostrar a via alternativa e aguardar para que, aos poucos, os menos apegados apareçam.

Enquanto este primeiro passo do “quero ajuda!” não for feito, de dentro para fora, o convencimento soará para o resistente como algo que não faz sentido. Ela fará do agente de mudança um inimigo e nunca, um parceiro.

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM PRETO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM VERMELHO: NOVOS CONCEITOS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE)

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