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“As pessoas não resistem às mudanças. Elas resistem a ser mudadas.”Anônimo.

O pessoal adora criar siglas para explicar o atual mundo: VUCA, BANI. Tais siglas muito mais atrapalham do que ajudam, pois não são baseadas em conceitos adequados, mas apenas em emoções.

O problema é que VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) não se refere ao mundo que estamos vivendo, mas apenas e tão somente a como nós estamos sentindo este mundo e não como ele é!!!!

Não é a Civilização 2.0 que é VUCA, mas como nós nos sentimos diante dela. Emoções são APENAS o primeiro passo no processo de perceber, conceituar e, finalmente, narrar fenômenos.

O problema é o mesmo na sigla BANI (Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível) não está do lado de fora, mas como nós nos sentimos diante Civilização 2.0.

Precisamos separar dois campos totalmente distintos para analisar um determinado cenário. Determinar os padrões do fenômeno (fator exógeno) e as dificuldades de nos adaptar a ele (fator endógeno).

Uma Revolução Midiática é um Fenômeno Social Raro e Recorrente, que tem originado a chegada de uma completamente nova e inusitada civilização humana.

Uma Revolução Midiática  é um Movimento Espontâneo e Estrutural da Espécie, que visa promover um ajuste sistêmico entre os Macro Modelos de Comunicação e de Administração diante do novo Patamar da Complexidade Demográfica.

A Revolução Midiática Civilizacional Digital apesar de recorrente tem aspectos únicos, como a chegada dos Macro Modelos de Comunicação e Administração por Rastros.

Os novos Macro Modelos de Comunicação e Administração por Rastros permitem, pela primeira vez, que o Sapiens possa passar a experimentar o Macro Modelo de Comando e Controle similar ao das formigas.

Note que a Civilização 2.0 não tem nada de Frágil, Ansiosa, Não-linear e Incompreensível. Ou mesmo de Volátil, Incerta, Complexa e Ambígua. Isso são características das dificuldades de conceituar o fenômeno.

Vivemos hoje uma Macro-Anomalia nas Ciências Sociais – a maior desde que foram criadas, pois vivemos uma Revolução Midiática, o fenômeno civilizacional mais disruptivo da jornada do Sapiens e, ao mesmo tempo, praticamente desconhecido.

É a sensação diante da Macro-Anomalia nas Ciências Sociais e não o fenômeno em si, que tem despertado a sensação (VUCA) de fragilidade, ansiedade, não linearidade, incompreensão. Ou a (BANI) volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

As pessoas estão olhando para o “dedo” a Macro-Anomalia nas Ciências Sociais e não para a “lua” para a Revolução Midiática Civilizacional. Por isso, estão tão perdidas!

Vivemos a chegada de uma Revolução Midiática Civilizacional, que desperta duas sensações nas pessoas. As sensações diante da Macro-Anomalia e as que aparecem diante do fenômeno em si.

Vuca e Bani são siglas oriundas das sensações de que os nossos paradigmas não são mais suficientes para compreender o novo cenário. É o reconhecimento ainda emocional de que vivemos uma Macro-Anomalia diante de um Fenômeno Social Desconhecido. 

Porém, há Sensações Anomalíacas e outras Sensações Fenomenológicas e, para isso, precisamos de uma nova Sigla, que descreva as Sensações Fenomenológicas.

É preciso separar as Sensações Anomalíacas das Fenomenológicas se quisermos ajudar as pessoas a se adaptar ao novo cenário.

Resolvemos criar aqui na Bimodais também uma sigla a RUDES (Inglês) ou DRED (português), mas agora para descrever as Sensações Fenomenológicas e não as Anomalíacas.

RUDS define (Rapid, Unknow, Disruptive e Structural). O Rude é compreendido tanto em português como em inglês – algo de difícil adaptação.

DRED define (Desconhecida, Rápida, Estrutural e Disruptiva). O Dred cria um neologismo estranho, que poderia ser também um bom nome para um tipo de adaptação difícil.

Fica a critério.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é Desconhecida, pois é um Fenômeno Social Recorrente Raro e, por causa disso, não estudado devidamente pelas Ciências Sociais.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é Rápida, pois atende uma série de demandas latentes das pessoas e elas a abraçam com entusiasmos, estimulando todos os empreendedores que apostam na mudança.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é Estrutural, pois altera a forma como a espécie se comunica e a comunicação é o DNA dos modelos de organização.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é Disruptiva, pois permite que possamos a fazer uma série de atividades, que antes eram impossíveis, questionando antigos valores e paradigmas.

Assim, podemos dizer que quanto mais RUDS ou DRED é a mudança, a partir de um determinado fenômeno, maior será a taxa de resistência à ela e vice-versa.

Hoje, não vivemos apenas um grande desafio lógico (de compreensão do novo cenário e superação das Sensações Fenomenológicas), mas principalmente psicológico (de superação dos nossos apegos aos valores e paradigmas do passado das Sensações Anomalíacas).

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

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