“Um homem aponta o céu. O tolo olha o dedo, O sábio vê a lua.” – provérbio chinês.
A epistemologia é o espaço da filosofia que é utilizado para entender a realidade: separar o que é menos para o mais próximo dela.
Um dos preceitos básicos da epistemologia é a capacidade de separar o que é estrutural do que é conjuntural de qualquer fenômeno da realidade.
Outro preceito relevante da epistemologia é a capacidade de separar o que é causa do que é consequência.
Se formos conceituar o ano de 2020, por exemplo, não podemos chamar de “o ano da doença”, pois, na verdade, tivemos um aumento CONJUNTURAL da taxa de doenças.
Ficar doente, de quando em vez, é algo ESTRUTURAL em qualquer ser vivo, o que varia é a taxa de quantidade que isso ocorre.
Podemos dizer ainda que não podemos chamar a pneumonia, por exemplo, de doença da febre, pois a febre é um sintoma da doença e não o contrário.
A pneumonia é uma doença que ataca o pulmão que é a CAUSA do doente passar a ter febre (SINTOMA).
Vejamos o conceito equivocado da Sociedade da Informação, geralmente comparado com o que vem depois da Sociedade Industrial.
Informação é algo estruturante em uma Tecnoespécie. Toda a sociedade SEMPRE será da Informação, o que varia é a taxa para mais ou para menos.
Informação é algo estruturante em uma Tecnoespécie. Toda a sociedade SEMPRE será da Informação, o que também varia são as tecnologias de produção e consumo da mesma.
Tivemos, assim, a sociedade da informação gestual, oral, escrita e agora digital, que aumenta exponencialmente a taxa de quantidade de dados circulante na sociedade.
A indústria, como a área de serviços, bem como os consumidores, passam a viver nesse novo ambiente tecno-informacional.
Vivemos, se quiserem, na sociedade digital, mas não da informação, pois o que é conjuntural é a chegada de novas tecnologias informacionais e não termos mais informação!
Evite usar conceitos inadequados, pois, a partir deles decisões equivocadas serão tomadas, com prejuízo para pessoas, organizações e para a própria sociedade.
É isso, que dizes?
Saia de Matrix. Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil.