Feed on
Posts
Comments

Já tivemos o VUCA VUCA e agora temos o BANI BANI (Em inglês): Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível).

Repara bem uma coisa.

Uma coisa é a sensação que estamos tendo em relação às novidades do novo mundo. Outra bem diferente é o que será o novo mundo, certo?

Se estivéssemos falando do MOMENTO Vuca, MOMENTO Bani, aquilo que estamos sentindo, não entendendo nada, estaria tudo certo, mas a proposta não é essa.

Apliquemos Bani as sensações: as pessoas realmente estão se sentindo frágeis, ansiosas, não compreendendo as coisas e com fatos não lineares ocorrendo. Mas isso é o novo mundo?

Vejamos o conceito Vuca: as pessoas realmente estão sentindo uma certa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Mas isso é o novo mundo?

Note que precisamos hoje de análises mais científicas sobre a nova civilização. É preciso criar um mapa do que realmente está mudando e como podemos competir nesse novo cenário e não apontar as sensações diante dele.

Hoje há uma grande indústria de serviços de “transformação digital”, que está muito mais preocupada em criar conceitos, que vendam do que expliquem algo.

Uma estratégia conhecida da propaganda é conceitos vazios que aparentemente dizem muita coisa mas aos analisar um pouco mais com detalhes não querem dizer nada.

Podemos dizer que a Civilização 2.0 será aquela que vai lidar com uma taxa de complexidade maior, pois hoje temos muito mais informações disponíveis.

Podemos dizer que a Civilização 2.0 será aquela que vai, pela primeira vez, lidar com uma linguagem similar a das formigas, que nos obrigará a lidar com uma filosofia administrativa muito mais distribuída do que antes.

Podemos dizer que o Sapiens vive e viverá diante das mudanças da Civilização 2.0 uma crise de adaptação psicológica bastante intensa.

Conceitos como Vuca e Bani muito mais do que ajudar, atrapalham, pois as pessoas se identificam com as sensações, mas não recebem nenhuma explicação que as acalme.

Vamos ao diagnóstico sobre o momento atual: os atuais consultores de Transformação Digital não têm a mínima noção do que realmente está ocorrendo.

Vamos ao diagnóstico sobre o momento atual: boa parte dos atuais consultores de Transformação Digital estão se aproveitando do caos para ganhar dinheiro fácil.

Vamos ao diagnóstico sobre o momento atual: boa parte dos atuais consultores de Transformação Digital jogam conceitos que vendem fácil, mas não explicam nada, para continuar vendendo serviços.

Se você quer reduzir a sua ansiedade, receio, medo, ambiguidade sobre o mundo atual procure uma narrativa consistente sobre ele e não os conceitos MIMIMI, que vendem muito, mas duram apenas poucos meses.

Não use os conceitos Vuca e Bani, pois você vai pagar mico.

É isso, que dizes?

Traga um amigo para a quinta imersão da Bimodais e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno. Se inscreva como afiliado por aqui:

https://my.eduzz.com/user?prd=377798

 

Leave a Reply