Fenômeno – fato ou evento que pode ser descrito e explicado cientificamente.
Há uma certa ilusão de que a ciência cuida de problemas. Problemas são sintomas de uma a relação equivocada que estabelecemos com determinados fenômenos.
Problemas são o início de uma pesquisa, que, quando vai mais fundo, acaba por ter que detalhar os fenômenos.
A ciência analisa fenômenos, que podem causar problemas variados, tanto para o sapiens, como para outros animais ou para a natureza.
A ciência, no fundo, é convocada para lidar com problemas “cabeludos” e complexos, que as pessoas têm dificuldade de lidar por conta própria.
Os problemas são uma espécie de índice coletivo, que vão guiar que tipo de fenômenos deveriam merecer mais ou menos atenção dos cientistas.
Quanto mais a ciência for uberizada, mais a tendência é a pesquisa ser direcionada para os problemas mais prioritários.
O estudo dos fenômenos, entretanto, tem como missão minimizar os problemas que ele causa. Por isso, a Ciência (com caixa alta) entrega sugestões de metodologias para lidar com o referido fenômeno para reduzir problemas.
A Pandemia atual é um fenômeno que causou um conjunto enorme de problemas. Quanto mais se conhece os detalhes do fenômeno “pandemia”, melhor se pode lidar com as respectivas consequências.
O estudo de mais qualidade dos fenômenos, entretanto, é feito em camadas.
A primeira camada do estudo de um fenômeno é filosófica, quando se define a sua essência/estrutura: É recorrente? Qual a periodicidade? O que é estrutural (ocorre sempre) e o que é conjuntural (ocorre de forma diferente a cada aparição).
A segunda camada do estudo de um fenômeno é teórica, quando se define as variantes/conjunturas: Quais são as forças envolvidas? Quais são os fatores causantes, detonantes e o consequentes?
A terceira camada do estudo de um fenômeno é metodológica, quando se define os prognósticos e a sugestão de ação: O que provavelmente vai ocorrer sem nenhum ação? Que ações são recomendadas? Quais não são?
A quarta camada do estudo de um fenômeno é operacional, quando se validam os prognósticos e as sugestões de ação: As ações seguiram a metodologia sugerida? Os prognósticos se concretizaram? Os resultados esperados foram obtidos?
A quinta camada do estudo de um fenômeno é da revisão das camadas anteriores, quando se valida toda a análise feita anteriormente. Se os resultados não foram os esperados, o que precisa ser revisto? A filosofia, a teoria, a metodologia, o operacional? E se reinicia todo o processo.
O nome mais adequado para esse método de abordagem sobre os problemas é a Fenomenologia aplicada aos problemas.
Utilizamos, por exemplo, esse método para analisar o digital. E chegamos a conclusão de que vivemos um Fenômeno Macro Histórico Recorrente, que ocorre em séculos ou milênios.
O atual fenômeno é causado pelo aumento populacional, detonado pela chegada de nova mídia e tem como consequência a chegada de nova forma de organizar a civilização humana para aqueles que perceberem as novas tecnopossibilidades.
As metodologias sugeridas são:
- o Futurismo Competitivo, ferramenta de análise que pode ser utilizada para prognósticos variados, no geral ou em setores específicos;
- e a Inovação Bimodal Administrativa, método de migração com a criação de área separada para experimentar uma cultura organizacional filosoficamente disruptiva, se comparada com a atual.
O processo de análise do atual fenômeno pela escola é sempre revisto com ajustes nas camadas, a partir de falhas.
Ainda não tivemos larga escala de projetos operacionais, apenas algumas e por isso, estamos na fase de validação filosófica, teórica e metodológica.
Porém, nenhum outra metodologia, tanto de análise quanto de migração tiveram sucesso, o que reforça a ideia de que é preciso algo diferente do que o mercado vem tentando.
É isso, que dizes?
O tema da Fenomenologia faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse um dos nossos alunos sobre a formação Bimodal:
Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura