Com a chegada do Digital, temos um novo ambiente social, que demanda diversas mudanças nas mentalidades para poder se enquadrar no novo cenário.
Podemos dizer, assim, que o Digital nos trouxe uma outra relação tempo/lugar, mais possibilidade de inovar e também a passagem da escassez para o excesso de informação.
Temos hoje o que podemos chamar da necessidade da passagem da mentalidade 1.0 para a 2.0.
Muitos pensadores digitais têm procurado entender quais são as demandas do que podemos chamar de Mentalidade 2.0: entre elas, o poder de síntese.
Sintetizar é resumir. Resumir é conseguir condensar muitas palavras em poucas. Assim, sintetizar é conseguir olhar para o essencial e não para o supérfluo.
Mas como fazer isso?
No fundo, em outras palavras, a mente sintetizadora precisa necessariamente ser uma mente “essencializadora” ou essencialista.
Ninguém conseguirá sintetizar algo sem priorizar uma coisa pela outra e para isso precisa ter uma bússola, um fim: a sintetização é filha da priorização.
“Essencializar” é definir o que é mais mais importante para você e, a partir disso, você poderá sintetizar, a partir destes valores.
Sintetizar é filtrar a vida com determinados critérios pré-estabelecidos.
O problema da sintetização é é justamente não conseguir separar o supérfluo do essencial.
Sem um projeto de vida, de longo prazo, seja pessoa ou organização, fica impossível sintetizar ainda mais num mundo com cada vez mais opções.
Assim, uma mente mais sintetizadora é aquela que conseguiu definir um propósito de vida e consegue, por causa disso, separar o joio (o que atrapalha) e o trigo (o que ajuda).
Não faz sentido falar, portanto, em sintetização se antes não foi feito um trabalho de “essencialização”. Essencializar é pré-condição de sintetizar.
Primeiro, eu preciso traçar um rumo para minha vida e depois, na caminhada, ir separando o que ajuda e atrapalha – isso é o trabalho da sintetização.
Como diz aquela frase: “o vento nunca vai ajudar aquela vela que não sabe para onde vai.”
Sim, existem técnicas sintetizadoras, mas elas só podem vir depois dos valores essencializadores.
É isso, que dizes?
O tema da Mentalidade 2.0 faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse Vinicius sobre a nossa formação:
Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura