Existem dois tipos de conceitos: essenciais e conjunturais.
Os conceitos essenciais definem aquilo que nunca varia no tempo.
Os conceitos conjunturais definem aquilo que varia no tempo.
Conhecimento é um conceito essencial do Sapiens, estrutural, não varia no tempo.
Não faz sentido chamar sociedade do conhecimento, como não poderia se chamar Sociedade do sono, da comida ou da reprodução.
O que varia no conhecimento é de como ele é produzido: conhecimento oral, escrito, digital. E a quantidade mais ou menos, conforme o fator demográfico.
O que temos é uma sociedade de MAIS conhecimento e agora produzido casa vez MAIS da forma digital.
O conceito Mundo VUCA tem problemas. Temos hoje MAIS volatilidade, se compararmos ao passado, mas a volatilidade não define a atual sociedade.
O mesmo podemos dizer sobre a incerteza, complexidade e ambiguidade.Tudo isso é causa e não consequência dos fatores realmente detonantes das mudanças.
Para definir a nova sociedade é preciso definir o que tem provocado incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade. Isso sim é o trabalho da ciência e não da propaganda!
O que nos faz ter mais “Vucacidade” são regras filosóficas e teóricas sobre a jornada e a sociedade humana, até então desconhecidas.
Vejamos conceito a conceito:
Vivemos hoje uma profunda crise filosófica: o ser humano está mostrando facetas que não estão nos livros sobre a sociedade. É isso que aumenta a incerteza e a ambiguidade.
A volatilidade é típica do aumento radical da taxa de inovação, que ocorre sempre depois de Revoluções Midiáticas.
A complexidade é resultado do aumento exponencial demográfico, que gera uma macrocrise invisível para o setor produtivo, que precisa se reinventar.
A nova regra da jornada humana que gera ambiguidade e incerteza são: aumentos demográficos geram crises produtivas, que demandam novas mídias e novos modelos administrativos.
Vivemos hoje, assim, o início de uma nova civilização que tem a possibilidade de criar novos ambientes macro administrativos por causa das novas mídias.
O conceito VUCA é muita propaganda e muito pouca ciência.
Não quer pagar mico? Não use o conceito VUCA!
É isso, que dizes?
O tema Futurismo Extraordinário faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse André Torres sobre a nossa formação:
Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura