arece que as empresas redescobriram os clientes. E seria bom perguntar qual é o motivo.
O século passado foi o das empresas, na qual era comum dar “facada” nos clientes. Neste, passaram a ser “focadas” nos clientes.
O que mudou?
O digital quebrou o antigo monopólio, tanto de informação como comercial das organizações tradicionais. O cliente passou a ter muito mais poder!
No mundo digital, o cliente sabe mais, conversa mais, pesquisa mais, escolhe mais, reclama mais, tem mais opções.
O empoderamento do cliente é um movimento sistêmico e espontâneo para lidar melhor com a nova complexidade demográfica de oito bilhões de sapiens.
Quanto mais habitantes tivermos no planeta, mais e mais haverá a demanda de empoderamento do consumidor.
No passado o consumidor queria ser ouvido. No futuro, cada vez mais presente, o consumidor quer decidir.
No Uber, por exemplo, não é um gerente que decide qual é o motorista que vai ser demitido, mas o consumidor, via estrelinhas.
No futuro que se avizinha, organizações não serão mais controladoras, mas curadoras de relações de consumo.
Não haverá foco no cliente, mas foco nos algoritmos e nos ecossistemas blockchenizados, que permite que o cliente tenha cada vez mais poder.
Organizações precisam, URGENTEMENTE, sair do Futuro de Curto para o de Longo Prazo, quando se consegue enxergar o que virá de forma mais cristalina.
Quem não adotar um Futurismo mais adequado será cada vez menos locomotiva e será cada vez mais vagão.
É isso, que dizes?
Promoção da semana: ouça os comentários que fiz sobre o livro: “Quem está no comando?” de Ori Brafman e Rod A. Beckstrom, basta preencher o formulário abaixo:
http://bit.ly/FORMDEGUSTA
O tema das mudanças do consumo faz parte da QUARTA IMERSÃO em Futurismo Competitivo Bimodal. Veja o que diz o Rafael Soares, que já está na segunda temporada na Escola:
Vem tomar a pílula vermelha!
https://www.bimodais.com.br/assinatura
Preenchi o formulário no link acima “Quem está no comando?” mas não foi redirecionado para página do conteúdo!!