Eu traduzo marketing como mercadando: se relacionando com o mercado.
A Digitalização da sociedade está obrigando a cada mais gente ter que se relacionar com o mercado diretamente.
Estamos vivendo um aumento exponencial do empreendedorismo individual, reduzindo o antigo modelo da carteira assinada.
O empreendedor individual precisa aprender a mercadar, pois não tem mais o “papai” patrão para fazer isso por ele.
Houve o boom do Marketing Individual Digital.
Note que o ato de mercadar, do ponto de vista ético, é o de oferecer algo bacana para melhorar a vida de alguém.
Para oferecer algo bacana você tem que ter vocação para o produto/serviço que está a mercadar.
E, a partir desse processo contínuo de descoberta, o marketing entra como uma ferramenta de relação e, principalmente, de aprendizagem.
O que as pessoas dentro do mercado estão dando de feedback para que você possa se aperfeiçoar?
O marketing não deve definir aquilo que você é ou oferece, mas ajuda a aperfeiçoar e divulgar essas escolhas.
O marketing bem feito não é aquele que você tem muitos seguidores que jamais virarão clientes.
O marketing bem feito é aquele que você tem uma comunidade de consumo apta a comprar algo que você oferece.
Há febre por seguidores, através de vários “golpismos tecnológicos“, que nunca vão ajudar ninguém a sobreviver do seu próprio negócio.
Quando falamos em mercadar a métrica não é seguidor, mas a criação de uma rede fiel de clientes, o que é bem diferente.
O processo de marketing bem feito começa com a descoberta do potencial da pessoa + o que o mercado quer + uma estratégia de mercadação.
O marketing de raiz é um processo psicológico-existencial de você descobrir a melhor forma de servir aos outros.
Porém, como todo mundo quer um lugar ao sol, cada vez mais rápido aparecem sempre têm os oportunistas/golpistas de plantão.
Faça do marketing processo de auto-conhecimento, forma de se relacionar com teus clientes. É mais demorado, mas mais permanente.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Me mande um zap: 21996086422
“Nepô, quero ser bimodal!”