As pessoas não têm se dado conta, mas o que tem acontecido hoje no mundo digital, quando se fala em transformação digital, é o uso muito maior da propaganda do que da ciência.
- Ciência é o estudo dos fenômenos, a partir de critérios conceituais. Pouco importa o que o cliente deseja, o foco são os fatos;
- Propaganda é o prática da comercialização de produtos e serviços, na qual conceitos e fatos dão lugar ao desejo do cliente.
As empresas de Consultoria Administrativa não partem dos fatos para a compreensão, mas do desejo do cliente de comprar independente dos fatos.
A análise do mundo digital que está sendo feita hoje é baseada no que as organizações tradicionais querem ouvir e não no que de fato está ocorrendo.
No mercado de Transformação Digital, partir da demanda de quem quer comprar, se desenvolve narrativa pseudo-científica com alta taxa de propaganda.
Entretanto, fenômeno do mundo digital é novo e fugiu a todas as projeções feitas das últimas décadas. Precisa ser interpretado por conceitos e paradigmas novos.
Há necessidade de nova significação, com uso intenso de análise científica.
O mercado tem se utilizado da propaganda para entender o digital. E a academia, principalmente que estuda fenômenos humanos, que detesta o mercado, está preocupado com questões de outro planeta.
Na filosofia, há de distinção entre lógica e retórica.
A lógica procura criar conceitos para se aproximar dos fatos e a retórica é uma forma de você divulgar aquilo que você descobriu.
E nesse caso nós estamos falando de uma retórica com base conceitual.
O que está acontecendo no mercado hoje é uma retórica sem base lógica.
A retórica com pouca lógica é exatamente o que podemos chamar de propaganda.
As pessoas, os profissionais e as empresas precisam urgentemente de um mapa conceitual para o que possam ter tranquilidade para competir no mercado futuro.
Ao invés de receber esse mapa conceitual, estão recebendo propaganda.
O Digital abriu uma profunda crise nas teorias administrativas.
A maior parte das empresas de consultoria administrativa, que vende Transformação Digital, está mais atrapalhando do que ajudando.
As pessoas estão fazendo propaganda quando deveriam estar fazendo ciência.
Não é à toa que nenhuma empresa tradicional lidera nenhum mercado digital.
Há um pacto reativo que une gerentes com medo de serem uberizados, que compram ideias de baixa qualidade dos vendedores de Transformação Digital MIMIMI.
Se uma pessoa tem um problema e vai ao médico, este tem que apresentar um diagnóstico a partir do que está acontecendo e não daquilo que o cliente quer.
O excesso de propaganda no mercado digital é o principal motivo da crise de competitividade que nós estamos assistindo.
Eu acho que vale a pena criar uma camiseta para o próximo carnaval:
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL:
mais lógica menos, retórica!
Você vestiria?
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Me mande um zap: 21996086422
“Nepô, quero ser bimodal!”