Feed on
Posts
Comments

Vivemos neste novo século momento que será marcado como a pior crise já vivida da administração dos negócios.

Vivemos, como diz Taleb, Momento Bestial: mudança no macro cenário, de forma muito acelerada.

Nós sabemos lidar razoavelmente com mudanças no micro ou até no meso cenário, mas não no macro.

Vivemos espécie de ajuste de “Placa Tectônica” da sociedade.

Temos no novo mercado, muito rapidamente:

  • alta taxa de transparência;
  • velocidade acelerada da inovação;
  • novas organizações uberizadas com novo modelo de comando e controle.

É natural que organizações tradicionais vivam uma profunda crise, pois não entendem o que ocorre e nem sabem o que devem fazer.

E aí caminhamos para o que vamos chamar de Inovação Rivotril.

Segundo Salibe e Magaldi no novo livro “O novo Código da Cultura”, organizações tendem a adotar práticas que estão na moda.

Mudanças voltadas para os stakehoders e não para os clientes.

Dizem ainda: mudanças marqueteiras e não para se adaptar a nova lógica do mercado.

O difícil é saber qual é a nova lógica.

É preciso ter claro que:

As mudanças no mundo digital são uma aberração para as teorias clássicas da administração!

Para qualquer um administrador de plantão:

  • mídias não alteram modelos de comando e controle;
  • aumentos populacionais não nos obrigam a promover revoluções civilizacionais.

O que há, na verdade, antes da crise do mercado, uma crise das teorias administrativas.

E isso se agrava pelo modelo americano de pensar, que prioriza o fazer do que o refletir.

E por causa disso tudo se cria a Inovação Rivotril.

Na Inovação Rivotril todo mundo finge que quer mudança na sala, mas não faz nada na cozinha.

O lema da Inovação Rivotril é: “inovar pode, desde que não se mude nada”.

E quando se muda alguma coisa, não se sabe exatamente para onde e nem por que.

A crise nos negócios neste novo século é profunda e, antes de tudo, de paradigmas.

Enquanto não tivermos uma narrativa que junte, de forma menos emocional, fatos com conceitos, vai continuar.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/

Leave a Reply