Todos os problemas coletivos humanos são progressivos.
Nossa espécie, por ser tecnocultural, consegue crescer demograficamente.
E a demanda que era de “x” ontem, passa a ser de “x+x” hoje e “x+x+x” amanhã.
Se eu aumento a demanda, tenho que modificar a oferta para manter os mesmo critérios de qualidade, a saber: rapidez, personalização, adequação.
Assim, em qualquer tipo de problema a causa será sempre a mesma: aumentou a demanda e temos dificuldade de ajusta a oferta.
O que funcionava antes, foi ficando obsoleto e precisa de ajustes, o que implica em mudanças no antigo sistema, o que fere paradigmas, interesses, dificuldades psicológica com o novo.
Quanto mais a população cresceu em determinada região, maior terá que ser o ajuste, como é o caso do Brasil, que saltou de 30 para 210 milhões em 100 anos.
A crise da dificuldade de ajuste da oferta se verifica no direito, na saúde, na educação, no agro, no marketing, nas cidades, entre outros setores.
A reintermediação OBRIGATÓRIA pode ser feita da seguinte maneira:
- aumentando o poder dos subordinados – a chamada delegação de poderes;
- alterando tecnologias, eliminando antigos intermediadores por máquinas, como a de cartões de transporte que eliminou os trocadores nos ônibus;
- e alterando tecnologias, criando novas formas de comando e controle mais exponenciais, como a passagem da cooperativa de táxi para o Uber ou dos hotéis para o Airbnb, ou da TV Globo para o Youtube.
Vejamos.
- Quando estamos dentro da mesma Era Midiática, como foi o século passado, a Reintermediação Progressiva tende a ser mais incremental, mantendo o mesmo modelo de comando e controle, pois só uma nova mídia permite uma alteração disruptiva neste campo;
- Quando estamos em nova Era Midiática, agora neste século, a Reintermediação Progressiva tende a ser mais radical/disruptiva, pois permite o surgimento de novo modelo de comando e controle.
A Reintermediação Progressiva está ocorrendo em toda sociedade, em todos os setores, inicialmente procurando melhorar e manter (a qualquer custo) o antigo modelo de comando e controle.
Porém, com a população (empoderada de mídia) cada vez mais madura e exigente, e cada vez mais aculturada no novo contexto – a demanda por mudanças cada vez mais disruptivas vai se tornando algo emergente.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro
Um dos formandos da escola me disse seguinte: