A diferença de uma invenção para uma descoberta é a seguinte:
- invenções – são feitas sobre as leis humanas ou da natureza, já conhecidas;
- descobertas – descortinam forças que sempre existiram, mas estavam ocultas e se se tornaram evidentes com o tempo pela chegada de novos pensadores com cérebros disruptivos, que trabalham também com maior acúmulo de estudos, bem como, fenômenos novos ou tecnologias que nos permitiram ver melhor.
- Gutemberg inventou a prensa e Darwin descobriu a evolução;
- Santos Dumont inventou o avião e Einstein descobriu a relatividade.
McLuhan, o guru dos Bimodais, descobriu parte das 4 leis e nós arrendondamos a quarta, mixando Malthus com Thompson.
Temos, assim, a descoberta de as 4 novas leis sobre a sociedade humana, que são, a nosso ver, fundamentais para dar ordem ao caos que tomou conta na Era Digital.
Ou se incorpora estas novas leis como fazendo parte da espécie e da sociedade, ou não conseguiremos entender o novo século.
São elas:
1- somos uma tecnoespécie – tecnologias sempre estiveram presentes nas nossas vidas, quando as criamos novas elas nos recriam, pois temos uma Tecnocultura, na qual não se pode separar sapiens das tecnos;
2- somos uma espécie midiática – mídias são a placa-mãe da sociedade, quando são modificadas, influenciam alterações das nossas vidas, pois são responsáveis por todas as trocas humanas e a base do DNA dos modelos de administração;
3 – somos uma espécie demograficamente progressiva – por sermos tecnos e capazes de mudar a forma de comunicação e administração, no tempo, podemos crescer demograficamente, porém entramos em crises civilizacionais, quando não conseguimos nos reinventar;
4 – por fim, mudanças de mídias inauguram novas Eras Civilizacionais – que têm objetivo de promover macro ajuste entre os antigos modelos de comunicação-administração para um novo mais sofisticado e compatível com o Patamar Demográfico de plantão.
Você pode fazer o que quiser para entender o Digital, mas sem estas quatro leis acima – é a nossa aposta – dificilmente conseguirá prognósticos razoáveis do que ocorre e o que deve ser feito para obter maior competitividade.
As 4 leis não foram inventadas, mas descobertas, porém ainda não foram difundidas como deveriam – por isso tanta confusão para entender o novo século.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?
Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…
Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.
“Nepô, quero ser bimodal!”
Veja o depoimento dos nossos formandos: