Fomos educados, no geral, para termos baixa taxa de Autonomia Individual.
A educação é muito mais para seguir a manada do que ter um caminho inovador.
Podemos analisar, assim, que vivemos muito mais:
- Legados Exógenos – aqueles que vêm de fora para dentro, no popular “Zecapagodismo“;
- Legados Endógenos – aqueles que vêm de dentro para fora, que é construÃdo pela própria pessoa em busca de sua própria diversidade.
O aumento da taxa de Autonomia Individual depende da vontade da pessoa de se diferenciar dos demais e começar a praticar o que gosto de chamar de “jogo de ping-pong” com a vida.
Temos na “mesa de ping-pong” o seguinte cenário:
- Os fatos – aquilo que a vida nos mostra que é o mais próximo possÃvel da realidade;
- A percepção – como analisamos os fatos;
- O Eu – aquilo que é em nós particular, tanto nas objetividades (tamanho, pessoa, habilidades fÃsicas) como subjetividades (gostos, desejos, potenciais).
A percepção é a bolinha que vai e volta na mesa (do Eu para os fatos e vice-versa) para analisarmos o que é o fato, o que é percepção e o que somos nós.
E se começa a muscular o que podemos mudar para lidar com o que percebemos para que possamos ser felizes – vivendo o máximo possÃvel nossas objetividades e subjetividades.
De maneira geral, o aumento da Taxa de Autonomia Individual necessita do que podemos chamar de Zona Continuada de Desintoxicação.
A Zona Continuada de Desintoxicação é uma atividade promovida por psicanalistas, grupos de mútuo ajuda (AA e similares), coachings, consultores de pessoas e carreiras, espaço de escrita.
É qualquer lugar que permita que você possa aprender cada vez mais a “jogar ping-pong” com a vida entre os três espaços: Eu-Percepção-Fatos.
Se tudo isso já era complicado antes – é muito mais agora.
Estamos vivendo uma Macrocrise de Autonomia Individual – tÃpica de finais de Eras Civilizacionais Centralizadoras.
O Ambiente Midiático-Administrativo mudou de forma disruptiva, há uma demanda por uma individualização muito acelerada e isso está causando medo e angústia nas pessoas.
É preciso, assim, que as Zonas Continuadas de Desintoxicação Tradicionais não só aumentem, como já faziam, a Taxa de Autonomia Individual, mas que preparem o pessoal para viver em um mundo que demanda muito mais autonomia do que no passado.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?
Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…
Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.
“Nepô, quero ser bimodal!”
Veja o depoimento dos nossos formandos: