“Tuas ideias não correspondem aos fatos” – Cazuza.
O marketing trabalha sobre a percepção do cliente para vender produtos e serviços. A Ciência trabalha com os fatos, independente da percepção do cliente.
Obviamente, que se temos situações limites, como a chegada da Era Digital, é preciso se concentrar nos fatos para poder mudar a percepção dos clientes.
Não é isso que estamos fazendo.
Os marqueteiros – muitos com a marca de gurus digitais – partem da percepção do cliente para criar respectivas teorias.
Não se quer entender para vender, mas vender aquilo que o cliente é capaz de entender, independente se as percepções estão rimando com os fatos.
É o cachorro balançando o rabo.
Cria-se conceitos a torta e a direito, baseado naquilo que é palatável ao mercado e não aquilo que é coerente com o futuro!
Isso já funcionou bastante num ambiente de continuidade e regularidade, mas não em um de ruptura e irregularidade.
Basear as estratégias organizacionais baseado nas regras do marketing é um dos erros que as Organizações Analógicas estão cometendo.
Uma visão de futuro mais científica é o que promete o Programa de Formação Bimodal, organizado pela nossa Escola.
Veja o depoimento de uma das nossas formandas – veja aqui o depoimento integral de quem já participou dos nossos módulos Introdutório e Intermediário.