Feed on
Posts
Comments

Recebi no Grupo Bimodal 6 a seguinte pergunta do Leandro Toledo: “Nepô,
você acredita nesta sequência de provisões: “Peter Diamandis revela 49 previsões para os próximos 20 anos”

Vou chamar de Futurismo Meia Boa, que me desculpe o Diamond, que colabora muito para o campo da inovação.

Podemos dizer que temos duas formas de ver o futuro, para poder chamar o que Diamond pratica de meia boca:

  • Futuro centrado nas mudanças tecnológicas – que apenas projeta as tecnologias de hoje para o amanhã;
  • Futuro centrado nas mudanças tecnoculturais – que projeta outro tipo de alterações no campo social, político e econômico.

Diamond representa bem a Escola de Pensamento Americano sobre o Digital, fortemente baseado no Método Indutivo de Análise sobre o Futuro e não no Método Dedutivo de Análise sobre o Futuro.

Estamos diante de uma mudança Civilizacional, que terá muitas disrupções nos campos sociais (onde se inclui a educação), políticos e econômicos.

Temos a Curadoria, um novo modelo administrativo, com nova forma de promover o comando e controle, que vemos no Uber, que vai ter forte impacto daqui por diante.

A Curadoria 1.0 que já vemos no Uber, Mercado Livre e Youtube e mais adiante a 2.0, com a chegada do Blockchain.

Quem lê as previsões do Diamond acredita que tem que se preparar apenas para mudanças nas tecnologias, mas não na forma como administramos a sociedade.

Teremos mudanças disruptivas em todas as áreas e as organizações precisam se preparar para elas, com mudanças profundas na forma de resolver problemas.

Podem me perguntar se aquelas mudanças ditas por Diamond vão ocorrer, sim, provavelmente, mas muitas mudanças profundas, tais como uma radical descentralização de poder.

Alterações profundas na forma da administração, dos negócios serão muito mais relevantes e não estão ali previstas, pois há uma inadequação do Método de Análise sobre o Futuro.

Esta visão mais de floresta e menos de árvore é o que tenho tentado promover no Curso Básico Bimodal, que te convido a fazer neste novo ano.

Basta me mandar um zap (21-99608-6422) e me dizer: “Quero fazer o curso básico bimodal!“.

Quem fez, tem elogiado bastante:

Leave a Reply