Podemos dizer que no mercado de mentalidades existem dois tipos de atuação.
- Profissionais que atuam em mudanças de mentalidade incremental;
- Profissionais que atuam em mudanças de mentalidade disruptivas.
Mercados incrementais de mentalidade têm mais facilidade de vender pacote completo (sensibilização, capacitação e consultoria).
O cliente tem um problema menos complexo e consegue enxergar a mudança incremental com mais facilidade.
O esforço de sensibilização é menor, pois a mudança é mais visível e corriqueira. Vende-se menos palestra, menos capacitação e mais consultoria.
O cliente já tem uma opinião formada sobre o tema.
Mercados disruptivos de mentalidade têm mais dificuldade de vender pacote completo (sensibilização, capacitação e consultoria).
O cliente tem um problema complexo, que nem consegue enxergar, que pode afetar a sua competitividade.
Não consegue demandar o problema e precisa ser sensibilizado.
O esforço de sensibilização é muito maior, pois a mudança é MENOS visível e corriqueira. Vende-se muito mais palestra, no primeiro momento.
E menos capacitação e quase nenhuma consultoria, que só vai se chegar com o tempo.
O cliente não tem opinião formada sobre o tema, o que reduz bastante o leque de atuação.
É preciso desbravar o mercado.
É isso, que dizes?