Feed on
Posts
Comments

O método indutivo de pensar problemas é o mais utilizado no cotidiano das empresas.

Indução é forma de abordar problemas conhecidos, na qual as forças estão dominadas.

Trabalha-se nos mesmos paradigmas filosóficos, teóricos e metodológicos.

A Indução se utiliza mais dos sentidos e de determinada área do cérebro – é mais adequada para projetos incrementais.

O método dedutivo, por outro lado, é o mais adequado para problemas complexos e não é tão comum no cotidiano das empresas.

Dedução é forma de abordar problemas DESconhecidos, na qual as forças NÃO estão dominadas.

Procura-se novos paradigmas filosóficos, teóricos e metodológicos.

A Dedução se utiliza mais da reflexão e de determinada área do cérebro – e é a mais adequada para projetos disruptivos.

Hoje, há novas empresas que são MUITO diferentes das atuais, que têm, cada vez mais, liderado antigos e novos mercados.

Isso cria problema complexo para as atuais:

  • Devo aderir?
  • Quando?
  • De que forma?

Respostas a mercado desconhecido pedem, com urgência, métodos dedutivos para se tomar decisões competitivas mais eficazes.

Quer disrupção para valer?

Parta para dedução!

Em áudio:
https://www.youtube.com/watch?v=fJ6klErQHEU

Leave a Reply