O método indutivo de pensar problemas é o mais utilizado no cotidiano das empresas.
Indução é forma de abordar problemas conhecidos, na qual as forças estão dominadas.
Trabalha-se nos mesmos paradigmas filosóficos, teóricos e metodológicos.
A Indução se utiliza mais dos sentidos e de determinada área do cérebro – é mais adequada para projetos incrementais.
O método dedutivo, por outro lado, é o mais adequado para problemas complexos e não é tão comum no cotidiano das empresas.
Dedução é forma de abordar problemas DESconhecidos, na qual as forças NÃO estão dominadas.
Procura-se novos paradigmas filosóficos, teóricos e metodológicos.
A Dedução se utiliza mais da reflexão e de determinada área do cérebro – e é a mais adequada para projetos disruptivos.
Hoje, há novas empresas que são MUITO diferentes das atuais, que têm, cada vez mais, liderado antigos e novos mercados.
Isso cria problema complexo para as atuais:
- Devo aderir?
- Quando?
- De que forma?
Respostas a mercado desconhecido pedem, com urgência, métodos dedutivos para se tomar decisões competitivas mais eficazes.
Quer disrupção para valer?
Parta para dedução!