Marketing é verbo: fazer mercado, marquetear, colocar produtos, serviços e pessoas no mundo das trocas.
Podemos dizer, assim, que marketing é sinônimo de troca.
Marketing é atividade tÃpica do aumento da complexidade, em que produtos, serviços, pessoas e ideias disputam espaço num mercado cada vez mais competitivo.
Quanto maior for a complexidade do mundo do Sapiens, mais haverá marketing.
Do ponto de vista filosófico, portanto, não existe sociedade e nem pessoa que não faça marketing, pois tudo na vida dos humanos é troca.
A morte é justamente o fim da capacidade de uma pessoa de trocar, de fazer marketing.
Se alguém fizer marketing no seu enterro, portanto, com certeza, não será o defunto.
O que podemos dizer, assim, que existem dois tipos de marketing:
- consciente, mais estudado, trabalhado;
- e marketing inconsciente, feito de forma mais intuitiva.
Trocas, entretanto, fazem parte de jogo de livre arbÃtrio entre pessoas. E são baseadas na confiança.
O marketing, assim, em alguma medida, deve ser o reforço de confiança entre as partes que trocam de forma voluntária.
Assim, há determinada ética no marketing, que é a de que o que é oferecido ao mercado deve estar próximo aos fatos.
Não se pode prometer um carro de quatro portas e entregar um de duas, afirmando que a mala e o porta-luvas também são uma espécie de porta.
Podemos dizer, assim, Â nestes casos que temos Falso Marketing.
Falso significa contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento.
O Falso Marketing, portanto, é aquele que esconde algo deliberadamente com o intuito de enganar o cliente.
O Marketing Falso promete algo que já sabe que não pode entregar.
Há taxas, entretanto, da falsidade do marketing, que vão da fraude total ao mascaramento de algum tipo de problema que não foi evidenciado na pré-venda.
Podemos dizer que tivemos no século passado aumento radical do Falso Marketing alta centralização das mÃdias.
A centralização de mÃdias fez com que tivéssemos pouca capacidade de nos informar por fontes alternativas, o que fez prosperar o Falso Marketing.
Hoje, a Internet permitiu que houvesse redução do Falso Marketing, obrigando trocas de um Marketing menos falso e  mais verdadeiro.
O Marketing Falso quando é praticado no curto prazo, com a atual transparência é logo descoberto e acabou sendo economicamente problemático.
Temos tendência a aumento do Marketing mais Verdadeiro pela abertura da transparência na sociedade.
É isso, que dizes?