Feed on
Posts
Comments

Certa vez, um professor amigo me disse que a pós-modernidade admitia diversos pontos de vista sobre um mesmo problema.

Sim, é possível, enquanto temos apenas hipóteses, e é justamente para isso que temos as experimentações.

“Cada um tem a sua verdade” até que os fatos nos ajudem a ver melhor. Determinadas “verdades” serão descartadas por outras mais eficazes.

É disso que a ciência se alimenta: hipóteses e fatos, num jogo eterno de pingue-pongue entre nossa lógica e a da vida.

O papel da ciência, diferente das artes, é o de sempre procurar apontar caminho mais eficaz para determinado problema, a partir de fatos.

O que vivemos, recentemente, com a chamada pós-modernidade científica, é a importação de conceitos artísticos para a ciência.

Na arte, sim, todos têm “a sua verdade“, pois o objetivo não é apontar caminhos, mas questionar a forma como os vemos os caminhos, rompendo linguagens.

A arte é movimento indireto da sobrevivência do Sapiens, assim, como a religião. São mais de vivência do que sobrevivência.

A Arte e a Religião admitem verdades absolutas, sem fatos, sem comprovação, dogmas, fé, pois não são campos que ajudam a tomada de decisão.

As dificuldades humanas e respectivas possibilidades e superação são ignoradas em nome da alma onipotente que pode recria um mundo sem fatos.

E, a partir dai, qualquer pilar pode ser quebrado, mesmo que sustente o prédio onde todos sobrevivem.

São campos que devem ter algum tipo de “neutralidade” quando se fala em sobrevivência humana.

Por isso, tais campos da sociedade (arte e religião) foram contidos, ao longo da história, por determinadas “paredes” para que não criassem falsos pensamentos, sem fatos, que acabam em metodologias ineficazes.

A arte é algo da vivência individual para que haja  alargamento da visão de mundo. Já a ciência é a tentativa de procurar “melhores verdades” para a sobrevivência de todos.

Quando os campos artístico ou religioso invadem a ciência e sugerem, em algum lugar, percepções sem fatos, a sociedade passa a produzir metodologias baseadas em falsas premissas.

 

Leave a Reply