Muitos falam de colaboração e consideram que foi inventada agora no Digital.
Não foi.
Co-laborar é trabalhar junto.
Todas as espécies sociais sobrevivem, pois criam redes colaborativas.
O Sapiens, diferente das demais, entretanto, passa por diferentes fases de colaboração, a partir das mÃdias disponÃveis.
Somos  Tecno-espécie e, de quando em vez, promovemos upgrade na forma como nos comunicamos e, assim, alteramos a colaboração.
MÃdias (aquilo que fica entre as pessoas) são reguladoras de trocas. E definem o tipo de colaboração possÃvel em cada época da nossa história.
Podemos dizer, assim, que tivemos a colaboração oral, a escrita e agora a digital.
Quando constatamos o aumento da colaboração, é preciso entender que temos possibilidade tecnológica especÃfica para poder praticá-la.
Novas mÃdias descentralizadoras permitem comunicação e decisões mais horizontais e descentralizadas. Tal fato, cria  espÃrito colaborativo em determinada época da história.
A vontade de colaborar, sim, sempre existe, o que falta muitas vezes são tecnologias de mÃdia mais horizontais.
Não temos ser humano novo e renovado por Era Espirituais, mas recurso tecnológico objetivo, que permite aumento de colaboração para lidar melhor com novo patamar de Complexidade Demográfica na casa dos 7 bilhões de Sapiens.
É importante, saber, assim, que temos uma Tecno-colaboração digital, que depende fortemente das novas tecnologias para ser exercida.
Quanto mais nos dedicarmos aos desafios filosóficos, teóricos, metodológicos e, principalmente, tecnológicos, mais tal colaboração digital poderá ser praticada na sua plenitude.
É isso, que dizes?
Em áudio:
https://youtu.be/wca2A1nIh4g