Estudos das mudanças de mídia na Macro-História estão sendo feitos pelos pesquisadores da Antropologia Cognitiva – novo campo de conhecimento.
Tais estudos nos levam a novo paradoxo das Ciências Sociais: centralização provoca à descentralização e vice-versa.
Vejamos a lógica.
- O Sapiens é a única espécie social do planeta que cresce demograficamente;
- Quando crescemos a população, abre-se novo ciclo de demanda e oferta, que exige movimento macro-inovador;
- Novos movimentos macro-inovadores só são possíveis com a chegada e massificação de novas mídias descentralizadoras;
- Quando NÃO temos novas mídias descentralizadoras e continuamos a crescer demograficamente, tendemos à centralização;
- Quando temos novas mídias descentralizadoras, tendemos à descentralização.
Assim, por incrível que pareça, movimentos macro-inovadores descentralizadores permitem a expansão da complexidade demográfica, que gera ciclos centralizadores mais adiante.
Vivemos, assim, na macro-história, espécie de Pêndulo Civilizacional, ora com viés centralizador, ora descentralizador, influenciando a forma de pensar e agir das sociedades.
Iniciamos agora, com a chegada do digital, no final do século passado, novo macro-ciclo inovador/descentralizador, que já está se refletindo em diversas mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas, que devem se expandir cada vez mais ao longo do novo século.
Se a lógica estiver correta, tal ciclo macro-inovador, com a continuidade do crescimento populacional, que vai nos trazer, mais adiante, centralização. E esta, ainda mais adiante, descentralização.
É isso, que dizes?
Podcast deste texto:
https://youtu.be/jIvx6DKwyhk
[…] « O pêndulo civilizacional na macro-história […]
[…] Dissemos aqui que a sociedade humana vive Pêndulos Civilizacionais Centralizadores e Descentralizadores. […]
[…] Apresentei aqui o conceito do Pêndulo Civilizacional, a partir das variações demográficas e de mídia. Temos, a partir dessa análise, macro-movimentos centralizadores ou descentralizadores. […]
[…] Tenho dito no Canal, que os ciclos civilizacionais admitem dois macro-movimentos: centralizadores e descentralizadores, conforme mídia e demografia. […]
[…] Tenho dito no Canal, que os ciclos civilizacionais admitem dois macro-movimentos: centralizadores e descentralizadores, conforme mídia e demografia. […]