Existem vários tipos de inteligência, mas vou seguir o raciocÃnio digital e ficar com apenas três:
- O HDÂ – onde armazenamos o que sabemos;
- O processador – que utilizamos para tomar decisões;
- E a memória RAM – espaço que utilizamos para revisar todo o processo.
A Inteligência Criativa é feita no espaço da memória RAM.
Está justamente na capacidade que temos de criar espaço próprio para rever processos.
Perceber como percebemos.
Ou melhor.
A Inteligência Criativa é a capacidade que temos, o espaço interno criado, para refletir sobre os nossos próprios pensamentos e ações.
A Inteligência Criativa é a capacidade humana de se reinventar.
Mas para isso precisa ter um espaço interno para que possa observar tudo que chega, como agimos, como pensamos e o que armazenar na memória e as decisões que serão tomadas.
Quanto maior a “memória RAM”de cada um, maior será a possibilidade da Inteligência Criativa e, por consequência da inovação.
De maneira geral, nossas vidas são feitas de forma mais automatizada , através de processos de tomada de decisão e memórias recorrentes, sobre as quais não temos muito espaço interno para reflexão
Somos mais autômatos, com baixa capacidade de criação e inovação.
É no desenvolvimento da inteligência criativa, de rever como pensamos e agimos, que está o segredo da inovação e criatividade.
Isso é mais desenvolvido quando temos exercÃcios diários, espaços de anotação/reflexão, experimentação de novas formas de ação e revisão sobre tudo isso.
Assim, se expande, gradualmente, a capacidade criativa, através de alargamento da Memória RAM e, por consequência, da criatividade e da inovação.
É isso, que dizes?