Já fazem algumas décadas que vivemos processo de digitalização.
Digitalizar é migrar os dados para bits.
A partir da digitalização, várias mudanças foram possíveis na administração, pois se pôde processar cada vez mais dados com mais velocidade.
A partir dai, conjunto de problemas complexos, que não eram possíveis de serem resolvidos passaram a ser.
A isso nós chamamos de digitalização dentro da Gestão, o atual modelo de administração hegemônico do ser humano.
Digitalizar é, simplesmente, inovar de forma incremental ou disruptiva na Gestão.
A uberização é outra coisa.
Os Ubers inauguram novo modelo de administração, que gosto de chamar de Curadoria.
A Curadoria é sucessora da Gestão, não é continuidade.
A uberização é resultado de conjunto enorme de inovações, que passam por:
- Novas tecnologias de comunicação;
- Nova linguagem humana dos cliques;
- Nova forma de administrar pessoas e processos.
Que resulta em novo modelo administrativo, no qual sai o Gestor e entra o Curador.
- O Gestor é responsável por produtos e serviços, coordena pessoas e processos, atesta a qualidade do que é produzido, tem filosofia e visão do que vai oferecer à sociedade;
- O Curador é responsável pelo ambiente, no qual produtos e serviços são produzidos, coordena algoritmos para que pessoas e processos possam resolver seus problemas, pulveriza por cada parceiro a filosofia e visão do que vai oferecer à sociedade.
A uberização é a adoção de novo modelo administrativo, que exige mudança profunda de mentalidade administrativa.
Estamos hoje acostumados a coordenar processos diretamente.
Na Uberização, abre-se mão do controle da Gestão para:
- Reduzir custo;
- Ganhar agilidade;
- Dialogar com o novo cidadão/consumidor;
- Ganhar escala.
Muitos dizem que a uberização é apenas problema de tecnologia, mas é de ideologia.
O primeiro passo para um projeto desse tipo é “banho uberizador”, via capacitação, na qual se entende profundamente:
- Por que é irreversível?
- Quais são as bases da Curadoria para gerar valor?
- E como se começa o processo de dentro de organização tradicional com menor custo e melhores resultados?
Por causa disso, deixei de lado a ideia de vender “Digital Business Transformation”, pois não basta digitalizar, tem que uberizar.
E quanto mais rápido, melhor!
É isso, que dizes?