Ufa, acabo de enviar para a editora meu terceiro livro “Administração 3.0”.
Quero aproveitar o calor da hora para deixar registrada algumas percepções.
Primeiro, acredito que qualquer livro didático, que não tenha o caráter de enciclopédia, dicionário, listagem, de qualquer deve ter a seguinte estrutura:
Note que, a meu ver, todo o livro didático deve ter uma proposta de mudança.
Se não houver proposta de mudança e não for um livro de listagem para que será feito?
O autor quer vir ao mundo para dizer que algo pode ser melhorado.
A estrutura deve seguir, assim, estas premissas do onde estamos (ataque argumentos) para onde vamos (defenda argumentos).
Podemos nessa direção ter dois tipos de livros:
- Teórico – que vai questionar a forma de pensar;
- Metodológico – a forma de agir.
Em geral, os dois estão juntos, pois ninguém age sem pensar e ninguém pensa sem agir.
É bom separar as mudanças que precisam ser feitas:
- Nos paradigmas, parte teórica;
- E nos métodos, parte prática.
Apresentado os argumentos, com respectivos dados, explicações, se chega ao final com as conclusões, bem como, os riscos de se continuar a pensar e agir daquela maneira.
E os benefícios e oportunidades de se mudar.