Quando falamos em projetos de inovação nas organizações, pensamos muito mais no incremental e no radical, mas nunca no disruptivo uberizador.
Hoje, temos novo modelo de organizações 3.0 na sociedade e nenhum setor pode apostar todas as “fichas” de que não será uberizado ao pensar em inovação.
Projetos de inovação são estratégicos e devem ter um norte definido, alinhado com o que se vê no mercado.
Assim, projetos de inovação 3.0 começam com a criação de laboratório uberizador para evitar surpresas.
Nele, vai se criar núcleo separado, no qual passará a compreender, monitorar e agir em direção à uberização da organização daquele setor, gerando novos modelos de negócio, o que não exclui startups.
Este núcleo trabalha já na Mentalidade 3.0.
A inovação incremental e radical, assim, terão seu ritmo e recursos definidos pelo tempo em que se avaliar o impacto da uberização em cada setor.
Quanto mais tempo demorar a uberização, mais se pode e deve continuar a investir na inovação incremental e radical e vice versa.
As vantagens da Inovação 3.0 são:
- – redução de risco e aumento de oportunidades diante da uberização;
- – formação de quadros internos mais alinhados com o futuro;
- – alinhamento do esforço da inovação incremental e radical com mudanças disruptivas uberizadoras do mercado.
A organização se torna, assim, muito mais competitiva daquelas que ainda praticam a inovação tradicional.