Existe uma fantasia de que todos têm a sua percepção de mundo e não há uma mais eficaz do que outras. Isso é falso.É representativa de uma época que a academia está mais preocupada em publicar do que ajudar a sociedade a viver melhor.
Teorias, como disse aqui, são hipóteses a serem testadas.
Teorias que não são testadas não são teorias, mas alegorias.
Assim, quando alguém vem dizer que cada um tem a sua percepção de mundo, é fato. Porém, percepções de mundo acabam virando ações no mundo. E as ações no mundo têm consequências.
As consequências de nossas ações no mundo são teorias que estão sendo testadas, de forma consciente ou inconsciente.
O problema é que depois de uma forte concentração de mídia, passamos a ter percepções pouco trabalhadas.
Teorias são incorporadas sem crítica e muito mais repetimos do que criamos.
Só conseguiremos ter um mundo melhor, quando assumirmos que estamos testando teoria o tempo todo, assumindo de onde elas vêm, para onde vão. E se são eficazes no que elas prometem.
E ainda:
Assim, quanto mais teorias forem explicitadas, quanto mais forem testadas, quanto mais forem descartadas, quanto mais forem revistas de forma transparente e aberta, mais qualidade de vida terá o Sapiens.
Uma das piores formas de opressão que pode existir é quando as teorias se tornam invisíveis, pois foram incorporadas pelas pessoas na sua própria identidade, tornando difícil que pensem e ajam de forma diferente.