Estou aqui olhando a Macro-História.
E percebo dois ciclos liberais:
- o da resistência – quando temos aumento demográficos e não temos mídias decentralizadoras;
- o da inovação – quando tivemos forte aumento demográfico e já temos mídias decentralizadoras.
Podemos dizer que no século passado vivemos um Ciclo de Resistência. Os valores foram defendidos, teses desenvolvidas, mas os verdadeiros liberais foram colocados à margem.Pensamentos e práticas centralizadores tiveram o seu momento.
O liberalismo viveu momentos de aquecer a brasa para não deixar a fogueira apagar, muita gente acreditou que não havia mais esperança.
Porém, foi apenas um macro-ciclo liberal que se esgotou e se inicia outro agora, com a chegada de mídias decentralizadoras.
Podemos dizer que a descentralização é um fenômeno estrutural do Sapiens, a única espécie mamífera e social do planeta que vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.
Pode haver de forma localizada movimentos de expansão liberal aqui e ali, porém não será movimentos macro-liberais como agora.
A chegada de Revoluções Cognitivas permite que se viva macro ciclos liberais inovadores:
- haja mudanças da plástica cerebral, com o uso de mídias descentralizadoras, que questiona a ordem mais vertical anterior;
- há surto de inovação, pois se amplia fortemente a horizontalização das ideias, com o surgimento de novos modelos de organização;
- rejeição pelo modelo centralizador passado e demanda por novos ambientes mais horizontais, descentralizados e com um novo modelo de controle da sociedade sobre as organizações.
Assim, podemos estabelecer a seguinte regra.
Aumentos demográficos levam a macro-ciclos liberais para a resistência. E chegada de novas mídias descentralizadoras abre o espaço para Macro-Ciclos Liberais inovadores.
No novo milênio os liberais têm que sair apenas da defesa de valores (ciclo da resistência) para recriar a sociedade, com as novas possibilidades Tecnoculturais disponíveis (ciclo da inovação).
É isso, que dizes?
Livro recomendado:
Playlist sobre o tema no Youtube:
http://tinyurl.com/lib30playlist
Slides com as frases do livro escolhidas pelo autor: http://tinyurl.com/lib30slides