Não falo só no Brasil, mas no geral, em todos os países.
Organizações têm que ter medo do cidadão/consumidor, por isso passam a respeitá-lo. Quando perdem o medo, as organizações vão virar de costas para ele.
Isso é da natureza humana.
Cada um precisa pensar no seu próprio umbigo para chegar no final do mês. E, antes de qualquer coisa, está o individualismo da sobrevivência, o que não é necessariamente egoísmo.
(Veja mais sobre a diferença de egoísmo e individualismo aqui.)
Assim, todas as organizações têm dois lados:
- aquele que serve à sociedade;
- aquele que serva à própria organização e a seus membros.
Esse equilíbrio entre servir para dentro ou para fora vai depender de alguns fatores:
- capacidade que a sociedade tem de fiscalizar as organizações;
- taxa de livre mercado.
Quanto mais houver baixa taxa de fiscalização e controle do mercado, mais a tendência é a organização se voltar para dentro e vice-versa.
O final de Eras Cognitivas se caracteriza pelo esgotamento de um determinado ambiente cultural na sociedade. Há um aumento de complexidade demográfica e a obsolescência dos modelos civilizacionais disponíveis.
Assim, nesses períodos da Macro-História, no final de Eras Cognitivas, há aumento radical da taxa de Corporativismo Tóxico de TODAS AS ORGANIZAÇÕES da sociedade.
É resultado de:
- mídias centralizadas;
- controle de mercados;
- legislações protecionistas;
- incapacidade de controle de fora para dentro.
As organizações precisaram, de certa forma, se tornar monopolistas, pois precisaram atender as demandas rapidamente, o que as fez centralizar a produção. O corporativismo tóxico é o lado negativo desse processo necessário.
A Revolução Cognitiva é o primeiro passo da uma grande Revolução Cultural Civilizacional, vindo de baixo para cima, na qual se combaterá o Corporativismo Tóxico, através de novos modelos organizacionais e formas de fiscalização.
É isso, que dizes?
Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:
Veja os slides aqui:
http://tinyurl.com/slidesantocog
Livro recomendado:
Playlist sobre o tema no Youtube:
http://tinyurl.com/playantrocog