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Tenho defendido que o liberalismo é uma topologia de poder.
Um liberal é aquele preocupado com que a sociedade tenha cada vez mais liberdade nas pontas.
E para isso é preciso autonomia de decisão, melhores condições de vida e poder de mídia, como detalhei aqui.
Nesse aspecto, a ideia de uma educação liberal conteudista, não faz muito sentido, pois o que deve nos preocupar é que as pessoas possam exercer o direito de escolha.
Um liberal defende uma educação aberta voltada para a autonomia. Assim, a educação liberal não é entupir os alunos de autores liberais para que eles se tornem liberalistas.
- Uma educação liberal é fortemente voltada para análise dos problemas baseados em lógicas e números. Na experiência prática da vida, no estudo das tendências históricas humanas diante dos impasse que já tivemos.
- Uma educação liberal visa aumentar o pensamento lógico para que as pessoas possam, de forma cada vez mais autônoma, tomar decisões melhores para ela e para os demais.
O interesse em autores liberais é consequência desse estudo mais racional e lógico dos problemas, via números, lógica e experiência histórica.
A educação liberal é anti-mistificadora, anti-utópica, combate qualquer doutrinação, pois é ela que reduz a capacidade de autonomia das pessoas.
A educação liberal está muito mais preocupada com a topologia de como o repasse de conhecimento está sendo feito, do que como o que está sendo dito.
Uma educação liberal é toda voltada para o aprendizado em torno de problemas, no qual os alunos têm que ter liberdade de chegar às suas próprias conclusões sobre as soluções mais eficazes e lógicas.
Quanto mais lógico e racional forem as decisões tomadas pelas pessoas, mais uma determinada sociedade caminhará para o liberalismo.
Uma educação liberal acaba, por tendência, favorecendo o empreendedorismo, pois quanto mais as pessoas tiverem contato com problemas, mais se sentirão estimuladas a empreender para resolvê-los.
É isso, que dizes?
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